E chamo de público mesmo. Diferentemente do resto do mundo, onde dias de imprensa geralmente são reservados para a... imprensa, aqui em Xangai o que eu vi foram jornalistas de todo o mundo misturados a um enxame de VIPs e - principalmente - influenciadores-vendedores chineses, que comercializam produtos por meio de lives em redes sociais.
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Mesmo com o fator novidade do primeiro produto da AUDI - uma station wagon elétrica com nome E5 Sportback, que chega ao mercado ainda este ano - impressiona como a novata cativou a atenção dos chineses, que não ligaram tanto para os carros tradicionais com as quatro argolas e nem para o mítico Audi Sport Quattro, posicionado próximo da "fronteira" entre os estandes das duas marcas.
E o segredo disso é o fato dessa AUDI E5 Sportback ser um produto de projeto local, que por dentro e por fora é muito mais parecido com os automóveis mais sofisticados das marcas chinesas.
Ou seja: um automóvel com exterior de linhas bem ousadas e um interior com grandes telas e visual meio genérico.
Apesar do choque, a estratégia adotada recentemente pelos alemães está longe de ser novidade na China. Outra marca que faz isso é a Honda, por meio da Honda Ye, que segue praticamente o mesmo script, com produtos exclusivos para o mercado local e que tem cara de carro chinês.
Além do logo Honda por extenso e um "H" reestilizado.
Afinal, aqui na China, vale tudo para reconquistar o cliente perdido para as marcas locais. Até mesmo mudar de personalidade.
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