Se alguém ainda tinha dúvidas sobre quem manda no mercado de carros elétricos no Brasil, os dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), tratam de responder com números: a BYD é, de longe, a líder absoluta em 2025.
A marca chinesa vendeu 13.289 carros no acumulado deste ano, o que representa incríveis 75,1% de participação de mercado. Isso mesmo: de cada quatro elétricos vendidos, três têm o logo da BYD.
Desconto de 20%: anuncie hoje seu carro usado na Webmotors
A vantagem é tão grande que nem a soma das demais fabricantes chega perto. A vice-líder Volvo, por exemplo, aparece com 1.619 unidades (9,1%), seguida pela também chinesa GWM, com 1.005 (5,7%).
Renault, BMW, Porsche, Zeekr, JAC, Mini, Mercedes-Benz, GM e Neta fecham a lista, todas com menos de 2% de market share individual.
Qual carro elétrico mais vendido da BYD?
Além da hegemonia por fabricante, a BYD também domina entre os modelos mais vendidos, óbvio. O Dolphin Mini é o queridinho dos brasileiros e lidera com folga: foram 8.733 unidades emplacadas, representando 49,4% do segmento de elétricos.
Em segundo lugar, também da BYD, aparece o Dolphin "convencional", com 2.934 vendas (16,6%). Ou seja, só os dois modelos já somam 66% do mercado!
Fechando o top 5, temos o Volvo EX30 com 1.274 unidades (7,2%), o GWM Ora 03 (1.005 unidades e 5,7%) e o BYD Yuan com 879 (5%).
Destaque ainda para o Renault Kwid E-Tech, único modelo de uma marca generalista entre os dez primeiros, com 279 unidades.
Outros nomes que marcam presença no ranking são o Porsche Macan (168), o JAC E-JS1 (172), o Zeekr X e o Zeekr 001, e até o BMW iX1, com 106 emplacamentos.
Estratégia agressiva que não dá margem para rivais
O domínio da BYD mostra como a montadora conseguiu unir preço competitivo, variedade de modelos e ampla rede de atendimento. A estratégia agressiva da marca já vem dando frutos há meses - e, pelo visto, a concorrência vai ter muito trabalho para tirar a chinesa do topo.
Com o avanço da eletrificação e o crescimento do interesse do público por veículos mais sustentáveis, o cenário promete esquentar ainda mais nos próximos meses. Mas, por enquanto, o mercado de carros elétricos no Brasil tem dono — e o nome dele é BYD.
Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!
Como é o carro elétrico mais vendido do Brasil?
O BYD Dolphin Mini se tornou o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2025, liderando com folga o ranking de emplacamentos.Com design moderno, preço competitivo e boa autonomia, o hatch urbano da montadora chinesa caiu no gosto dos brasileiros.
Versões e preços do BYD Dolphin Mini
O Dolphin Mini está disponível em duas versões:- Versão de quatro lugares: R$ 118.800
- Versão de cinco lugares: R$ 122.800
Desempenho e autonomia
Equipado com um motor elétrico dianteiro de 75 cv e 13,7 kgfm de torque, o Dolphin Mini acelera de zero a 100 km/h em 14,9 segundos e atinge velocidade máxima de 135 km/h.A bateria Blade de 38,8 kWh proporciona uma autonomia de 280 quilômetros no ciclo do Inmetro .
A recarga rápida de 30% a 80% pode ser realizada em aproximadamente 30 minutos utilizando corrente contínua de 40 kW.
Dimensões e espaço interno do BYD Dolphin Mini
Com 3,78 m de comprimento, 1,71 m de largura, 1,58 m de altura e entre-eixos de 2,50 m, o Dolphin Mini oferece bom espaço interno para um hatch compacto. O porta-malas tem capacidade de 230 litros, adequado para uso urbano.Veja também: Corolla Cross dos EUA muda e fica "igual" ao BR
Equipamentos e tecnologia
O Dolphin Mini vem bem equipado, destacando-se:- Central multimídia de 10,1 polegadas com tela giratória, Android Auto e Apple CarPlay
- Ar-condicionado automático
- Seis airbags
- Controle de cruzeiro
- Chave presencial e partida por botão
- Rodas de liga leve aro 16 polegadas
- Faróis de LED com acendimento automático
- Carregador de celular por indução
- Atualizações remotas (OTA)
Comentários