O canal de notícias da Webmotors

Carro popular ganha kit GNV de fábrica

Modelo subcompacto da Renault agora pode ser adquirido em um país asiático com um kit de fábrica para rodar com GNV

por Evandro Enoshita

O Gás Natural Veicular (GNV) já foi uma febre no Brasil. Mas encareceu e quase ninguém mais lembra dele quando o assunto é rodar gastando pouco. Já na Índia, ainda é uma alternativa de combustível barato. Tanto que a Renault passou a oferecer um kit de fábrica para o Kwid.
Por 75 mil rúpias (cerca de R$ 5 mil em conversão direta), o comprador pode encomendar na concessionária a instalação do kit aprovado pelo fabricante.
Siga o canal "WM1 - O portal de notícias da WEBMOTORS!" no WhatsApp!

A marca não divulgou informações técnicas desse equipamento GNV para o Kwid, mas o cilindros é instalado dentro do porta-malas. Ou seja: deve sobrar pouquíssimo espaço para as bagagens depois da conversão.
A única limitação estabelecida pela Renault é que o kit GNV só poderá ser instalado nos Kwid com câmbio manual. É que, por lá, o subcompacto da marca francesa também pode ser equipado com o câmbio automatizado de embreagem simples Easy-R.
O motor, aliás, é o mesmo 1.0 de três cilindros que equipa o "nosso" Kwid. Porém calibrado apenas para gasolina - e agora o GNV -, e capaz de desenvolver 69 cv de potência. Será que um kit desses seria uma boa para o Kwid fabricado no Brasil?
Confira as ofertas do Renault Kwid na Webmotors!

Vale a pena rodar no GNV?

Segundo dados de um levantamento feito entre os dias 16 e 22 de fevereiro pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do metro cúbico do GNV nos postos da capital paulista era de R$ 4,47.
Valor 5,6% mais alto que o do litro do etanol e 28,5% menor que o do litro da gasolina comum nos postos paulistanos.
Considerando que o combustível gasoso entrega um consumo, em média, 40% mais baixo, parece um bom negócio. Ainda mais com a alíquota reduzida do IPVA - 1,5% - para os carros com GNV no estado de São Paulo.
Mas é preciso botar outros números e aspectos nessa conta. Como, por exemplo, o custo de instalação do kit, que varia de acordo com o veículo e com o equipamento, e fica em torno de R$ 5 mil,  e ainda a perda de desempenho do automóvel com o uso do GNV e a obrigatoriedade das vistorias periódicas do sistema.
Ou seja: ainda pode ser uma boa ideia. Mas só para quem vai rodar muito com o veículo.

Veja também

5 SUVs automáticos pelo preço do Renault Kwid zero
Carro elétrico por preço de Kwid? Tem na Webmotors
Kwid Outsider: 3 pontos positivos e 3 negativos
Oferta Relacionada: Marca:RENAULT Modelo:KWID

Comentários

Carregar mais