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E essas modificações vieram acompanhadas também de outras - boas - novidades. Pude testar tanto o sedã Onix Plus quanto o hatch Onix em um percurso de cerca de 300 quilômetros entre as cidades de São Paulo e Dourado, no interior paulista. Confira a seguir o que mudou no compacto da Chevrolet.
Primeiras impressões: Chevrolet Onix 2026
A voz do povo
Confesso que rolou uma certa decepção na primeira vez que vi de perto os novos Chevrolet Onix e Onix Plus 2026. Afinal, depois de tanto tempo só com pequenas mudanças de acabamento e novos conjuntos de rodas e calotas, finalmente a marca mexia na carroceria do compacto.Mesmo assim, as alterações foram bem pontuais: novos faróis de LED - até 61% mais eficientes que os antigos -, nova grade frontal e também um para-choque reestilizado para ser menos suscetível aos ralados nas passagens de valetas e subidas e descidas de rampas.
Novos conjuntos de rodas de 15 ou 16 polegadas, além de um para-choque traseiro com novo aplique - no Onix - e lanternas com máscara clara - exclusivas do Onix Plus -, completam o pacote de mudanças estéticas no exterior. E só.
Segundo a Chevrolet, as mudanças externas foram pontuais pois - tirando o para-choque dianteiro - tanto o sedã quanto o hatch ainda são carros considerados atraentes pelo público.
E, no capitalismo, o cliente sempre tem a razão. Embora não necessariamente sempre saiba o que quer...
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Novo interior
Da mesma forma que aprovava o visual externo, o cliente do Onix já acreditava que o interior pedia uma renovação. E foi o que a Chevrolet fez ao mudar toda a porção superior do painel.Além da multimídia com tela flutuante, que é de série em todas as versões, os carros da família Onix passaram a sair de fábrica - a partir da versão LT - com um quadro de instrumentos digital de oito polegadas. Uma tela vistosa, de alta resolução e com várias opções de personalização.
A Chevrolet mexeu ainda na espuma dos bancos - mais macia e com mais apoio lombar - e também alterou o desenho e as cores dos revestimentos internos. O sistema de ar-condicionado também ficou mais até 30% mais rápido na tarefa de resfriar a cabine, graças às mudanças em dutos e no desenho das saídas de ventilação.
Equipamentos
A freguesia pedia mais itens de série. Logo, todas as versões da família Onix ganharam novos equipamentos.Desde a versão de entrada 1.0 manual, o Onix agora sai de fábrica com itens como o OnStar com wi-fi nativo, chave presencial, além de banco do motorista e coluna de direção com regulagem de altura.
Mas as versões mais caras incorporaram ainda o painel digital, a câmera de ré de alta resolução e os faróis do tipo Full LED. Melhorou? Sim! É uma pena que a Chevrolet não aproveitou esse vento da mudança para enriquecer mais o pacote de assistentes tecnológicos do modelo.
Mesmo a configuração Premium tem o monitor de pontos cegos e o controlador automático de velocidade, além do assistente de estacionamento automático. Mas fica devendo itens como frenagem autônoma, assistente de manutenção em faixa e frenagem autônoma. Itens já oferecidos em outros modelos da mesma faixa de preço.
Versões
O Onix 2026 está disponível em seis versões. É a mesma oferta da linha 2025. A única mudança na gama é que a versão RS deixou de ser baseada na configuração LTZ para ser um Premier com visual esportivo. Por isso mesmo, assumiu o posto de topo de linha do modelo.Onix 2026
- Manual: R$ 99.990
- Manual Turbo: R$ 107.290
- Automático Turbo: R$ 112.990
- LT Turbo: R$ 118.290
- LTZ Turbo: R$ 123.490
- Premier Turbo: R$ 129.190
- RS Turbo: R$ 130.190
Onix Plus 2026
- Manual: R$ 106.790
- Manual Turbo: R$ 113.990
- Automático Turbo: R$ 118.990
- LT Turbo: R$ 123.790
- LTZ Turbo: R$ 129.990
- Premier Turbo: R$ 136.490
Mecânica
A gama de motores é a quase a mesma do Onix 2025, lançado no início deste ano. As versões Manual são as únicas equipadas com o motor 1.0 aspirado de 82 cv de potência e a transmissão mecânica de seis marchas.Já o restante das versões está equipado com o motor 1.0 turbo, que pode ser combinado ao câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. E aqui, rolou uma verdadeira dança dos cavalos.
Na linha 2025, o propulsor havia ganhado cinco cavalos de potência, passando de 116 cv para 121 cv. Já na linha 2026, o motor voltou a perder potência e desenvolve, no máximo, 115 cv. Lembrando que, diferentemente do Tracker, que tem injeção direta, os Onix ainda tem injeção indireta multiponto.
E no consumo? O Onix ficou mais econômico tanto com o motor turbo quanto no aspirado e agora é possível obter médias de até 17,7 km/l. Já o sedã Onix Plus manteve praticamente os mesmos números anteriores, com uma ou outra variação positiva ou negativa. Mas se até a linha 2025 era possível rodar até 17,4 km/l, hoje o três volumes chega a, no máximo 17,1 km/l em sua variação mais eficiente.
A correia. Ah, a correia!
Mas eu sei que o que você quer saber mesmo é sobre a correia banhada a óleo. Será que a Chevrolet trocou por corrente? Não. O que o fabricante fez foi trocar o fornecedor e a especificação da correia, que agora é mais reforçada - com revestimento de teflon e reforço de fibra de vidro - justamente para resistir melhor ao uso de lubrificantes fora da especificação correta.E para reforçar a aposta na confiabilidade do produto, além de elevar a garantia do Onix para até 5 anos, o motor da linha 2026 tem garantia até 240 mil quilômetros rodados.
Aliás, essa garantia de 240 mil quilômetros é válida também para os carros mais antigos, que já "pularam" o plano de revisões obrigatórias do fabricante. Para ativar essa cobertura do motor, basta levar o carro até uma concessionária para fazer a troca de lubrificante do motor e uma verificação do estado da correia.
Ao volante do Chevrolet Onix 2026
Uma coisa que nunca me agradou em relação ao Onix com o motor turbo é o fato de que o carro entregava menos agilidade - principalmente abaixo de 2.000 rpm - na comparação com outros concorrentes turbo e com injeção direta. Mas a última vez que eu guiei um desses foi um exemplar da linha 2024, que tinha 116 cv de potência. E de lá para cá, muita coisa mudou.Mesmo com a (ínfima?) perda de potência em relação ao Onix 2025, fiquei com a sensação de que tanto o hatch quanto o sedã nunca foram tão espertos. Nada de outro mundo, mas o compacto da Chevrolet agora responde mais rápido ao comando no acelerador.
Arranjo que combinou muito bem com os conjuntos de direção e suspensão recalibrados. O Onix agora tem um acerto mais firme e esportivo, enquanto o Onix Plus está mais voltado para o conforto.
Outra coisa que me agradou - e irritou - na mesma proporção foi o novo painel. Com o quadro de instrumentos e a multimídia reposicionados, senti menos dificuldade para achar uma posição ideal de guiar. Sem contar que a tela tem visual agradável e boa disposição das informações.
Por outro lado, ter que acessar a multimídia para trocar as visualizações do quadro de instrumentos está longe de ser prático. E nem tão seguro de se fazer com o carro em movimento.
Pesando os prós e contras, diria que o Onix ficou mais bacana de guiar do que já foi.
Ajuste de trajetória
Além de mexer no visual externo, a Chevrolet também atualizou o interior e fez mudanças importantes no conjunto mecânico dos modelos da família Onix.Sempre vou achar que poderia ter mudado mais ou ganhado mais conteúdos. Mas o que a marca fez aqui foi um ajuste de trajetória: atualizações pontuais e correções em pontos mais criticados pelos clientes.
De qualquer forma, o tanto o Onix quanto o Onix Plus são modelos que vendiam muito bem antes da atualização e agora, com o fôlego renovado, tem potencial para continuar entregando bons números de mercado. Afinal, o cliente sempre tem razão.
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