Trata-se de um carro-conceito que apresenta uma espécie de versão mais apimentada do SUV mais barato do Brasil e que, atualmente, é também o carro mais vendido da fabricante francesa no mercado nacional.
Rodas, recursos aerodinâmicos e pequenos detalhes técnicos fazem do modelo um excelente laboratório para a Citroën descobrir o que agrada e o que não agrada ao consumidor brasileiro. Quem sabe não pode aparecer em uma versão ou série limitada do SUV cupê em 2026?
Como é o Citroën Basalt Vision?
O Basalt Vision foi desenvolvido a partir da versão topo de linha Basalt Dark Edition e traz alterações visuais e estruturais específicas bem interessantes quando pensamos em uma proposta mais esportiva.A suspensão do Basalt Vision, por exemplo, é mais baixa em comparação à do Citroën comercializado no Brasil e em outros mercados da América Latina, com o objetivo de reforçar características dinâmicas.
O conceito conta com detalhes na cor André Red, tonalidade exclusiva da Citroën, aplicados no aerofólio e em pontos específicos da carroceria. O teto assume a cor preta, acompanhado de antena tipo shark.
Veja também
As rodas cromadas são de liga leve e têm 18 polegadas. As pinças de freio também recebem acabamento em André Red.
Na lateral, há aplicações adicionais na mesma cor e protetores de portas em preto brilhante. O capô exibe adesivo com detalhe em André Red, enquanto as portas possuem adesivos Vision com desenho inspirado no duplo chevron.
O Basalt Vision será vendido no Brasil?
Não. Como mencionamos anteriormente, a proposta é apenas apresentar elementos que, de repente, possam ser utilizados no futuro em uma versão ou série limitada do modelo.Como seria a mecânica do Basalt Vision?
Como o carro-conceito é baseado na versão topo de linha Dark Edition, o motor é 1.0 turbo de três cilindros, flex, capaz de entregar 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm e 20,4 kgfm de torque a 1.750 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT, com tração dianteira. A velocidade máxima declarada é de 199 km/h, e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,6 segundos.Em relação ao consumo, os números variam conforme o combustível: com etanol, faz 8,4 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada; com gasolina, registra 12,1 km/l em ciclo urbano e 13,7 km/l em rodoviário. O tanque tem capacidade para 47 litros. Nas dimensões, o SUV mede 4,34 metros de comprimento, 1,74 metro de largura, 1,58 metro de altura e distância entre os eixos de 2,64 metros. A altura livre do solo é de 208 milímetros, e o porta-malas oferece 490 litros de capacidade. O peso líquido é de 1.191 kg.
Ficha técnica resumida
- Motor: 1.0 turboflex
- Potência: 130 cv
- Torque: 20,4 kgfm
- Câmbio: Automático CVT
- Tração: Dianteira
- Velocidade máxima: 199 km/h
- 0 a 100 km/h: 9,6 s
- Consumo (etanol): 8,4 km/l (cidade) | 9,6 km/l (estrada)
- Consumo (gasolina): 12,1 km/l (cidade) | 13,7 km/l (estrada)
- Tanque: 47 litros
- Comprimento: 4,34 metros
- Largura: 1,74 metro
- Altura: 1,58 metro
- Entre-eixos: 2,64 metros
- Altura do solo: 208 milímetros
- Porta-malas: 490 litros
- Peso: 1.191 kg
Comentários