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O bom resultado de vendas no país, apesar de ainda ficar atrás da Toyota Hilux, garante à Ford Ranger a liderança nas versões intermediárias e topo de linha, justamente as mais competitivas da categoria.Por conta disso, o crescimento na demanda no mercado brasileiro e em outros da América do Sul levou a Ford a ampliar a capacidade produtiva da planta de Pacheco, na Argentina, responsável pelo abastecimento regional.
A Ford investiu US$ 40 milhões (cerca de R$ 220 milhões) na unidade este ano e elevou a capacidade anual para 80 mil veículos - aumento de 30% em relação a 2024, o maior volume da história da planta.
Três décadas de evolução
A trajetória da Ranger no Brasil acompanha a própria evolução do segmento de picapes médias.Lançada originalmente nos Estados Unidos, em 1982, como alternativa mais compacta à F-150, a Ranger chegou ao mercado brasileiro em 1995, após ser apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo no ano anterior. Inicialmente importada, passou a ser produzida em Pacheco a partir de 1996.
A terceira geração, lançada em 1998, introduziu a cabine dupla. Em 2012, a quarta geração marcou a transformação da Ranger em um produto global, com novo design, mais tecnologia e incremento na segurança.
Já a quinta e atual geração, apresentada no Brasil em 2023 como linha 2024, consolidou a proposta mais tecnológica da picape e conquistou pela primeira vez cinco estrelas de segurança nos testes no Latin NCAP.
Novo patamar de tecnologia e desempenho
A Ranger atual foi desenvolvida sobre uma plataforma totalmente nova, com chassi maior e mais robusto. O interior também evoluiu, com destaque para a central multimídia vertical de 12 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além do câmbio eletrônico E‑Shifter.O motor V6 3.0 turbodiesel, disponível nas versões Limited, XLT e XLS, entrega mais de 60 kgfm de torque - o maior da categoria - e trabalha em conjunto com uma transmissão automática de 10 marchas e tração 4WD.
Além disso, a picape também recebeu aprimoramentos de suspensão, direção e freios, o que elevou o nível de conforto e dirigibilidade.
Entre os recursos de assistência ao motorista, a Ford Ranger tem piloto automático adaptativo (ACC) com a função Stop & Go, assistente de frenagem de ré, monitoramento de ponto cego com cobertura para reboque, câmeras 360° e atualizações remotas de software.
A linha atual, vale lembrar, ainda inclui algumas versões com o motor 2.0 turbodiesel Panther, voltadas para uso profissional e misto.
Em 2023, a chegada da Ranger Raptor inaugurou o segmento de picapes esportivas no Brasil. Com motor V6 3.0 biturbo de 397 cv, de potência, amortecedores do tipo Fox de competição e diferenciais blocantes, virou a picape mais rápida do mercado nacional.
Primeira Ford Ranger eletrificada chegará em 2027
A próxima etapa da linha já está definida: a Ford Ranger PHEV (híbrida plug-in), a primeira versão eletrificada da picape, será produzida em Pacheco e está confirmada para ser lançada no Brasil em 2027.A versão terá motor flex desenvolvido pela engenharia brasileira e combinará condução elétrica com autonomia estendida, com a promessa de manter a robustez tradicional da Ranger.
A nova versão também marcará o início da eletrificação da picape na região e reforçará o papel da Ranger como um dos produtos mais estratégicos da Ford na América do Sul.
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