Ainda segundo a consultoria, o desempenho reflete um movimento de estabilidade do setor, sem sinais consistentes de aceleração, com oscilações entre varejo e venda direta. No acumulado do ano, o mercado já soma 1.223.013 unidades emplacadas, volume 4,3% acima do mesmo período de 2024, quando foram entregues 1.172.902.
Vendas diretas desaceleram com sazonalidade
O destaque do período foi o crescimento das vendas em showroom, que somaram 54.360 unidades - uma alta de 18,6% em relação à quinzena anterior. Essa recuperação indica uma reativação do varejo tradicional, que vinha em baixa desde o início do ano. Mesmo com essa reação no mês, essa modalidade acumula queda de 2,1% no ano (661.224 unidades em 2025 frente 675.560 unidades em 2024).Por outro lado, as vendas diretas tiveram retração significativa, com 39.508 unidades - recuo de 22,8% frente a junho e de 4,2% erm relação a julho de 2024. A redução é atribuída à sazonalidade típica de julho, marcada por férias escolares, menor atividade de grandes compradores e ajustes logísticos.
A participação das vendas diretas na quinzena caiu para 42,1%, enquanto a de vendas em showroom subiu para 57,9%. Ainda assim, a venda direta acumula alta de 13% no ano, com 561.789 unidades emplacadas, contra 497.342 no memso período de 2024.
Confira abaixo as vendas na quinzena por fabricante:
Destaques positivos:
- Toyota: +0,8 p.p. (de 7,7% para 8,5%)
- BYD: +0,4 p.p. (de 3,4% para 3,8%)
- Jeep: +0,3 p.p. (de 4,1% para 4,4%)
Destaques negativos:
- Volkswagen: –2,1 p.p. (de 19,9% para 17,8%)
- Hyundai: –2,0 p.p. (de 9,7% para 7,7%)
- Honda: –0,7 p.p. (de 4,3% para 3,6%)
São Paulo retoma a liderança regional
No recorte estadual, São Paulo voltou à liderança nos emplacamentos da quinzena, com 25,4% de participação. Assim, ultrapassou Minas Gerais (16,6%), que havia se destacado nos últimos meses por conta da forte presença de vendas diretas. Paraná (6,7%) e Santa Catarina (5,5%) completam o ranking.Eletrificados crescem 43% na quinzena e mantêm trajetória positiva
As vendas de veículos eletrificados, por sua vez, continuam crescendo. Foram emplacadas 9.768 unidades na quinzena, uma alta de 9,9% frente a junho e de 43,2% em relação à mesma quinzena de 2024 (6.268 unidades).A divisão por tipo de propulsão eletrificada na quinzena de julho ficou da seguinte maneira:
- BEV (100% elétrico): 3.197 unidades (32,7%)
- PHEV (híbrido plug-in): 2.747 (28,1%)
- MHEV (híbrido leve): 2.329 (23,8%)
- HEV (híbrido convencional): 1.495 (15,3%)
Modelos mais vendidos por categoria:
- BEV: BYD Dolphin Mini – 1.075 unidades (33,6%)
- PHEV: GWM Haval H6 – 765 (27,9%)
- MHEV: Fiat Fastback – 990 (42,5%)
- HEV: GWM Haval H6 – 423 (28,3%)
Marcas chinesas seguem em alta
As montadoras chinesas mantêm trajetória positiva. A participação conjunta subiu de 7,2% em junho para 8,4% em julho, e foi sustentada principalmente pelo desempenho robusto de BYD e GWM no segmento de eletrificados.Decreto 12.549: efeitos ainda estão em análise
O setor acompanha com atenção os desdobramentos do Decreto nº 12.549, que institui o programa "Carro Sustentável" e o novo modelo de IPI Verde. O programa já está tecnicamente em vigor, e poderá ser aplicado pelas montadoras assim que as fabricantes credenciarem modelos com os critérios exigidos.O IPI Verde, por sua vez, entrará em vigor em 3 de novembro, primeiro dia útil do quarto mês após a publicação do decreto. Os efeitos práticos das duas medidas estão em análise e deverão ser comunicados oficialmente ainda nesta semana pelas entidades do setor e órgãos competentes.
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