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Pneu que roda furado? Nós explicamos

Pneus que ajudam no consumo de combustível, que rodam mesmo furados e mais. Você conhece todas essas tecnologias?

por Nicole Santana

Já pensou na possibilidade de continuar a viagem mesmo com o pneu furado? Ou de adquirir um pneu com óleo de soja ou derivados de beterraba, entre outros, como parte de sua composição?

Essas tecnologias já são realidade na produção nacional de pneus, segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

De acordo com a entidade, essas novas tecnologias trazem benefícios diretos para os consumidores, como melhoria do desempenho do produto, redução no consumo de combustível e no acompanhamento de indicadores, como o desgaste dos pneus.



Pneus que rodam furados, feitos de beterraba e outras inovações do setor

Separamos algumas dessas inovações, confira:


Pneu que roda furado

O pneu é composto por uma massa selante capaz de vedar perfurações de até 5 mm de diâmetro localizadas na banda de rodagem. Isto evita a perda de pressão de ar e permite que o veículo continue rodando.


Pneu que auxilia na redução do consumo de combustível

Diversas tecnologias aplicadas aos pneus, como novos compostos e construções, têm contribuído para a redução da resistência ao rolamento e, consequentemente, para a diminuição do consumo de combustível e emissão de gases dos veículos - o que pode ser visto, também, nas etiquetas do Inmetro, no momento da compra.


Acompanhamento do desgaste dos pneus

A tecnologia possibilita ao condutor acompanhar os níveis de profundidade do sulco de forma simples e interativa, por meio de uma escala de medição presente em quatro posições na raia externa do pneu - em quatro níveis até seu limite de 1,6 mm (TWI).

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Melhor visualização das informações

A técnica consiste na adição de pequenas saliências extremamente finas à superfície da parede lateral, ampliando a área de absorção da luz e inibindo reflexos, produzindo uma tonalidade mais intensa e auxiliando o motorista a encontrar informações importantes como o número de série e o DOT - que identifica a semana e ano de fabricação do produto.


Pneu feito de beterraba


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Rastreabilidade da indústria de pneus

Envolve a aplicação da RFID, tecnologia de comunicação sem fio que usa ondas de rádio para identificação individual em vez  de ferramentas convencionais, como códigos de barras ou QR codes. É usada para identificação e gerenciamento individual de rastreabilidade, ajudando no controle de qualidade e na eliminação de pneus falsificados.



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