Por isso, resolvemos listar os cinco tipos de "pontas" de recarregamento disponíveis no mercado de carros elétricos brasileiro. Existem mais lá fora - como os conectores próprios da Tesla, conhecidos como "Tesla Charging" -, mas por ora ficaremos somente com os que já podem ser encontrados por aqui.
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Carregadores para carros elétricos: quais os tipos de conectores
1. Tipo 1
Este é o conector conhecido como "tipo 1", que também é chamado de SAE J1772. Esse dispositivo em pinos de fase, neutro e terra, além de mais dois para se conectar com o veículo e fazer o travamento para que não aconteça uma desconexão. É o mais comum de se encontrar nos EUA e um dos que entregam menor potência — de máximos 19,2 kW/h. Usa rede monofásica, de 120V ou 240V, e corrente alternada (CA).
2. Tipo 2
Este é o mais comum de se encontrar - conhecido como "tipo 2", ele é denominado IEC 62196. Se diferencia do tipo 1 por atender tanto sistemas monofásicos quanto trifásicos e também por ser (principalmente na Europa) o carregador de híbridos plug-in. Com corrente de 63A e 43 kW/h de potência máxima, é bem mais rápido que o primeiro.
3. Combined Charging System (CCS1 e CCS 2)
Existe um terceiro carregador conhecido como CCS 1 que é evolução do tipo 1 - é um tipo 1 comum, mas com dois espaços extras para corrente contínua na parte inferior da ponta (a potência aumenta para 125 kW). Por aqui, é a "ponta" oficial do Chevrolet Bolt.
E também existe o CCS Tipo 2 (CCS2), evolução do tipo 2 que também ganhou duas entradas para corrente contínua. Este aguenta tensões de até 850V e é padrão em híbridos plug-in e elétricos vindos da Europa.
4. GB/T
Muito parecido com o tipo 2 visualmente, mas diferentes tecnicamente, já que as pontas GB/T foram criadas para atender normas específicas de recarga de corrente alternada na China. Eles trabalham com potência até 22 kW (400V e 32A) a partir de uma rede trifásica e são compostos por cinco pinos. É óbvio, claro, que são os carregadores de modelos de marcas como JAC, BYD e Caoa Chery por aqui. Vale salientar, porém, que os EVs vendidos por essas empresas no Brasil vêm com adaptadores.
5. CHAdeMO
As principais fabricantes japonesas (Toyota, Honda, Nissan, Mitsubishi e algumas outras) tiveram a ideia de criar um carregador universal para carros elétricos. Foi assim que nasceu a ponta "CHAdeMO", que vem, por exemplo, acompanhado do Nissan Leaf em vários países do mundo. A ideia não deu muito certo, mas o conector existe até hoje. Tem 60 kW e 500V.
Quanto custa instalar um carregador para cara elétrico em casa?
Com o aumento das vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil, muitos motoristas estão se deparando com a necessidade de instalar pontos de recarga em casa ou no condomínio. O investimento para essa adaptação pode variar bastante, indo de cerca de R$ 3 mil até mais de R$ 17 mil, dependendo da estrutura elétrica existente e da distância entre o quadro de energia e o local onde o carro será carregado.Como realizar o carregamento de forma segura
Para realizar a recarga de um carro elétrico com segurança, é essencial seguir algumas práticas. O primeiro passo é utilizar equipamentos certificados e compatíveis com o modelo do automóvel. Detalhe importante: a instalação deve ser feita por um profissional qualificado, que avalie a capacidade da rede elétrica e, se necessário, realize adaptações para suportar a demanda energética.É primordial que o ponto de recarga esteja protegido de ações do tempo, especialmente se forem em locais externos, como postos de combustíveis ou mesmo em garagens residenciais sem cobertura.
Evite o uso de extensões ou adaptadores improvisados, manter o ambiente seco e livre de objetos que possam causar acidentes, e acompanhar o processo de recarga para identificar qualquer anomalia.
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