Quais os tipos de conectores de carros elétricos?

Fizemos uma lista simples para entender quais são os cinco tipos de "pontas" de recarregamento disponíveis no Brasil

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André Deliberato
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O universo dos carros elétricos começou a se fixar de maneira mais consistente no Brasil nos últimos dois anos e não dá para negar que os EVs fazem parte do futuro da mobilidade - até porque várias marcas já definiram datas para deixar de produzir veículos com motor à combustão. E, surge a pergunta: você sabe quais são os tipos de conectores desses modelos?

Por isso, resolvemos listar os cinco tipos de "pontas" de recarregamento disponíveis no mercado de carros elétricos brasileiro. Existem mais lá fora - como os conectores próprios da Tesla, conhecidos como "Tesla Charging" -, mas por ora ficaremos somente com os que já podem ser encontrados por aqui.

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Os 5 tipos de conectores para carros elétricos

1. Tipo 1

Este é o conector conhecido como "tipo 1", que também é chamado de SAE J1772. Esse dispositivo em pinos de fase, neutro e terra, além de mais dois para se conectar com o veículo e fazer o travamento para que não aconteça uma desconexão. É o mais comum de se encontrar nos EUA e um dos que entregam menor potência — de máximos 19,2 kW/h. Usa rede monofásica, de 120V ou 240V, e corrente alternada (CA).

Carregador Tipo 1 para carros elétricos
Carregador Tipo 1 é o padrão nos Estados Unidos e o mais antigo dessa lista
Crédito: Reprodução
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2. Tipo 2

Este é o mais comum de se encontrar - conhecido como "tipo 2", ele é denominado IEC 62196. Se diferencia do tipo 1 por atender tanto sistemas monofásicos quanto trifásicos e também por ser (principalmente na Europa) o carregador de híbridos plug-in. Com corrente de 63A e 43 kW/h de potência máxima, é bem mais rápido que o primeiro.

Carregador Tipo 2
Carregador Tipo 2 é mais conhecido porque também é o usada por híbridos
Crédito: Reprodução
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3. Combined Charging System (CCS1 e CCS 2)

Existe um terceiro carregador conhecido como CCS 1 que é evolução do tipo 1 - é um tipo 1 comum, mas com dois espaços extras para corrente contínua na parte inferior da ponta (a potência aumenta para 125 kW). Por aqui, é a "ponta" oficial do Chevrolet Bolt.

E também existe o CCS Tipo 2 (CCS2), evolução do tipo 2 que também ganhou duas entradas para corrente contínua. Este aguenta tensões de até 850V e é padrão em híbridos plug-in e elétricos vindos da Europa.

Carregador Tipo Ccs para carros elétricos
Tipo CCS é uma "evolução" dos Tipo 1 e 2 pois tem espaço para corrente contínua na parte de baixo
Crédito: Reprodução
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4. GB/T

Muito parecido com o tipo 2 visualmente, mas diferentes tecnicamente, já que as pontas GB/T foram criadas para atender normas específicas de recarga de corrente alternada na China. Eles trabalham com potência até 22 kW (400V e 32A) a partir de uma rede trifásica e são compostos por cinco pinos. É óbvio, claro, que são os carregadores de modelos de marcas como JAC, BYD e Caoa Chery por aqui. Vale salientar, porém, que os EVs vendidos por essas empresas no Brasil vêm com adaptadores.

Carregador Tipo Gbt
Carregador Tipo GB/T é o que vem em carros chineses
Crédito: Reprodução
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5. CHAdeMO

As principais fabricantes japonesas (Toyota, Honda, Nissan, Mitsubishi e algumas outras) tiveram a ideia de criar um carregador universal para carros elétricos. Foi assim que nasceu a ponta "CHAdeMO", que vem, por exemplo, acompanhado do Nissan Leaf em vários países do mundo. A ideia não deu muito certo, mas o conector existe até hoje. Tem 60 kW e 500V.

Carregador Chademo para carros elétricos
CHAdeMO foi ideia de marcas japonesas de universalizar os carregadores... que não deu tão certo
Crédito: Reprodução
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