- Brasília ultrapassa São Paulo e se torna a nova líder nacional em vendas de veículos eletrificados leves, puxada pelos modelos plug-in;
- Eletrificados alcançam 9,3% de participação no mercado nacional em novembro;
- Crescimento desigual entre tecnologias: PHEV avançam, BEV oscilam, híbridos convencionais sobem e micro-híbridos registram queda acentuada.
Pela primeira vez desde 2012, quando a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) iniciou sua série histórica, São Paulo deixou de ser a cidade líder em vendas de veículos eletrificados leves. Quem assumiu o topo foi Brasília, que em novembro emplacou 2.413 unidades, apenas 14 a mais que a capital paulista.
Esse resultado surpreende, mas confirma um movimento que a própria ABVE Data já vinha sinalizando: a eletromobilidade está se espalhando para além do eixo tradicional Sudeste–Sul, ganhando força especialmente no Centro-Oeste e no Nordeste.
O avanço da capital federal está diretamente ligado ao forte apelo local dos veículos plug-in. Dos 2.413 eletrificados vendidos ali no mês, 87,4% (ou 2.109 unidades) eram modelos com recarga externa — BEV ou PHEV.
Além disso, os eletrificados representaram 35% do total de veículos leves vendidos em Brasília em novembro, o maior índice do país.
Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, o desempenho da cidade é reflexo de uma política clara de incentivo ao carro elétrico, como a isenção de IPVA. De acordo com ele, o consumidor respondeu “de forma rápida e contundente”, transformando Brasília na nova referência nacional da eletromobilidade.
Com a capital federal assumindo a liderança nacional, o mercado brasileiro ganha novos contornos. A expectativa da ABVE é que 2026 seja marcado por ainda mais diversidade geográfica, com fabricantes, distribuidores e gestores públicos atentos a esse deslocamento de demanda.
Em novembro, o mercado brasileiro de eletrificados leves emplacou 21.209 unidades, uma leve queda de 0,75% na comparação com outubro, mas um expressivo crescimento de 23,7% frente ao mesmo mês do ano passado.
A participação dos eletrificados no total de vendas de veículos leves chegou a 9,3%, contra 7,1% registrados em novembro de 2024.
Dentro deste contexto, os modelos plug-in seguem dominando o segmento. Em novembro:
Os PHEV, inclusive, seguem firmes na liderança: cresceram 2,4% sobre outubro e 39,8% sobre novembro de 2024.
Os BEV tiveram queda de 9,1% ante outubro, mas avançaram 34,1% no comparativo anual.
Veja também:
Os híbridos tradicionais (HEV e HEV Flex) representaram 20,1% do total de eletrificados do mês, somando 4.266 unidades.
Os micro-híbridos (MHEV) registraram queda significativa. Foram 4.906 unidades, retração de 23,1% frente a outubro.



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