Essa mudança completa de trajetória não chega a impressionar. Apesar de ter conquistado o público brasileiro, o Compass de segunda geração não chegou a brilhar em outros mercados internacionais. Por isso mesmo, esse novo SUV é maior.
O Compass cresceu no comprimento - 4,55 m, ou 15 cm a mais que o carro atual - e também nas outras medidas: 1,70 m de altura e 1,90 m de altura. O médio da Jeep agora é - de fato - um SUV médio.
Desconto de 20%: anuncie hoje seu carro usado na Webmotors
A identidade visual também está bem diferente. As linhas arredondadas deram lugar a um visual mais quadrado, que aproxima o novo Compass de modelos como o elétrico Wagoneer S e o compacto Avenger.
Mesma pegada vista no interior, que tem um painel bem mais horizontalizado que o atual, com um quadro de instrumentos de 10 polegadas e uma multimídia panorâmica de 16 polegadas.
Muda também a plataforma. Sai de cena a Small Wide - herdada do Renegade - e entra a STLA Medium, base mais atual e lançada em 2023, na terceira geração do Peugeot 3008.
Confira as ofertas do Jeep Compass na Webmotors!
O objetivo foi deixar o modelo bem mais tecnológico que o carro atual, com uma lista de equipamentos que incluirá itens como o sistema de direção semiautônomo, câmera 360°, faróis do tipo LED matricial e head-up display.
Outra novidade desse Compass é a capacidade de atualização dos sistemas e módulos do veículo Over-the-Air. Ou seja: pela internet, sem a necessidade de levar o carro até a concessionária.
Híbrido leve, plug-in e elétrico
O novo Jeep Compass abraça de uma vez o caminho da eletrificação, com uma gama de motores 100% eletrificada.No lançamento, o modelo será oferecido na Europa - na versão mais acessível - com um motor 1.2 PureTech turbo equipado com um sistema híbrido leve de 48 volts, que desenvolve 145 cv de potência.
Mas a grande novidade é o Compass elétrico, equipado com um motor de 213 cv de potência e alimentado por uma bateria de 74 kWh, que permite ao SUV plugado rodar até 500 quilômetros (ciclo WLTP) sem precisar parar para recarregar.
Futuramente, a linha será expandida com uma variação híbrida plug-in, de 195 cv de potência, e também outras duas versões elétricas: de um motor, mas com 234 cv de potência, e a de dois motores e tração integral, que irá despejar 375 cv de potência.
E no Brasil?
O Jeep Compass de terceira geração começa a ser produzido inicialmente apenas na fábrica de Melfi (Itália), que já produz a geração atual do modelo.A pré-venda na Europa começa no início do segundo semestre, com entrega das primeiras unidades aos compradores prevista para o último trimestre de 2025. Já no Brasil, o Compass deve seguir um caminho diferente.
Pelo menos é o que aponta uma reportagem do portal Auto+, que indica que o "nosso" SUV será um modelo exclusivo, ainda feito sobre a base do modelo atual e equipado com propulsores dotados da tecnologia Bio-Hybrid.
Em outras palavras: teremos um novo Compass. Mas, provavelmente, não é esse que você viu.
Veja também
- Os Jeep mais vendidos em 10 anos de produção local
- O Jeep Renegade vai morrer? Calma, não é bem assim
- Como é o Jeep Avenger, o possível “novo Renegade”
Comentários