Veja todos os detalhes do novo Jeep Compass

Maior e com opção de motorização elétrica, modelo que estreia em breve na Europa. E como fica o Brasil?

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Veja todos os detalhes do novo Jeep Compass
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A espera acabou. Depois de muita expectativa - e alguns teasers -, a Jeep revelou por completo o novo Compass, que estreia completamente mudado em sua terceira geração.

Essa mudança completa de trajetória não chega a impressionar. Apesar de ter conquistado o público brasileiro, o Compass de segunda geração não chegou a brilhar em outros mercados internacionais. Por isso mesmo, esse novo SUV é maior.

O Compass cresceu no comprimento - 4,55 m, ou 15 cm a mais que o carro atual - e também nas outras medidas: 1,70 m de altura e 1,90 m de altura. O médio da Jeep agora é - de fato - um SUV médio.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O Jeep Compass de terceira geração ficou maior e mais caixotão
Crédito: Divulgação
toggle button

A identidade visual também está bem diferente. As linhas arredondadas deram lugar a um visual mais quadrado, que aproxima o novo Compass de modelos como o elétrico Wagoneer S e o compacto Avenger.

Mesma pegada vista no interior, que tem um painel bem mais horizontalizado que o atual, com um quadro de instrumentos de 10 polegadas e uma multimídia panorâmica de 16 polegadas.

Muda também a plataforma. Sai de cena a Small Wide - herdada do Renegade - e entra a STLA Medium, base mais atual e lançada em 2023, na terceira geração do Peugeot 3008.

As linhas mais quadradas mudaram bastante a cara do Compass
Crédito: Divulgação
toggle button

O objetivo foi deixar o modelo bem mais tecnológico que o carro atual, com uma lista de equipamentos que incluirá itens como o sistema de direção semiautônomo, câmera 360°, faróis do tipo LED matricial e head-up display.

Outra novidade desse Compass é a capacidade de atualização dos sistemas e módulos do veículo Over-the-Air. Ou seja: pela internet, sem a necessidade de levar o carro até a concessionária.

Híbrido leve, plug-in e elétrico

O novo Jeep Compass abraça de uma vez o caminho da eletrificação, com uma gama de motores 100% eletrificada.

No lançamento, o modelo será oferecido na Europa - na versão mais acessível - com um motor 1.2 PureTech turbo equipado com um sistema híbrido leve de 48 volts, que desenvolve 145 cv de potência.

O interior ficou mais horizontalizado e tem uma enorme multimídia de 16 polegadas
Crédito: Divulgação
toggle button

Mas a grande novidade é o Compass elétrico, equipado com um motor de 213 cv de potência e alimentado por uma bateria de 74 kWh, que permite ao SUV plugado rodar até 500 quilômetros (ciclo WLTP) sem precisar parar para recarregar.

Futuramente, a linha será expandida com uma variação híbrida plug-in, de 195 cv de potência, e também outras duas versões elétricas: de um motor, mas com 234 cv de potência, e a de dois motores e tração integral, que irá despejar 375 cv de potência.

E no Brasil?

O Jeep Compass de terceira geração começa a ser produzido inicialmente apenas na fábrica de Melfi (Itália), que já produz a geração atual do modelo.

A pré-venda na Europa começa no início do segundo semestre, com entrega das primeiras unidades aos compradores prevista para o último trimestre de 2025. Já no Brasil, o Compass deve seguir um caminho diferente.

Pelo menos é o que aponta uma reportagem do portal Auto+, que indica que o "nosso" SUV será um modelo exclusivo, ainda feito sobre a base do modelo atual e equipado com propulsores dotados da tecnologia Bio-Hybrid.

Em outras palavras: teremos um novo Compass. Mas, provavelmente, não é esse que você viu.

Veja também

    Tags:Jeep
    Comentários