O canal de notícias da Webmotors

Rivais, Tera e Pulse têm estratégias diferentes

Modelos de Volkswagen e Fiat brigam há dois meses pelos clientes que buscam um SUV de entrada; veja os números

por Marcelo Monegato

Rivais diretos, Volkswagen Tera e Fiat Pulse serão protagonistas de um dos duelos mais interessantes deste segundo semestre no mercado brasileiro. No entanto, após apenas dois meses de embate direto, podemos cravar que alemães e italianos apostarão em estratégias completamente opostas para alavancar as vendas de seus SUVs de entrada.
Confira ofertas de Volkswagen Tera na Webmotors
Analisandos os dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), chegamos a uma conclusão inicial de que enquanto a Volkswagen irá fazer do Tera um protagonista de vendas no varejo, a Fiat irá trabalhar o Pulse de forma equilibrada tanto no varejo quanto no formato de vendas diretas - aquelas feitas para locadoras, empresas e frotistas.
Em julho, por exemplo, o Fiat Pulse registrou seu melhor mês no ano, com 4.836 emplacamentos no total. Já o Volkswagen Tera, que teve seu primeiro mês completo de vendas, emplacou 3.244 unidades - diferença mais que confortável de 1.592 veículos.

Ao destrinchar estes números, entendemos as diferentes estratégias. Do total de emplacamentos do Pulse no mês passado, 1.717 unidades (35,5%) foram por vendas diretas e 3.119 (64,5%) ocorreram no varejo. Já no caso do Tera, as participações foram bem diferentes. Do total, 261 unidades (8%) se enquadraram em vendas diretas e 2.983 (92%) foram no varejo.
Confira ofertas de Fiat Pulse na Webmotors
Claro que as estratégias mudam de acordo com a oscilação do mercado e da economia, mas este cenário não chega a ser uma completa novidade. Em abril, antes do início das vendas do Tera, no dia 5 de junho, quando registrou 12 mil pedidos em apenas 50 minutos, nós do WM1 projetamos que o novo SUV de entrada da Volkswagen trabalharia em sintonia com o Polo. Enquanto o Tera atacaria no varejo, o hatch seria a arma nas vendas diretas. E é exatamente isso que está se desenhando.
Em julho, por exemplo, o Polo foi o carro mais vendido pelo terceiro mês consecutivo, com 12.940 emplacamentos. Deste total, 8.046 (62,2%) foram por vendas diretas, o que fez do hatch o carro mais vendido do mês neste formato de negociação.
E especialmente este mês, por conta do chamado IPI Verde e promoções feitas pela Volkswagen, o Polo teve um desempenho acima da média no varejo, com 4.894 emplacamentos (37,8%).

Saiba mais: Vale mencionar também que a Volkswagen tem dois SUVs muito fortes com foco em vendas diretas, que são o Nivus e o T-Cross. Os dois são oferecidos na configuração Sense por R$ 119.990. Tanto que a chegada do Tera às concessionárias alavancou os emplacamentos do Nivus.
Do outro lado, apesar de o Pulse ter bons números em vendas diretas, outros dois modelos acabam sendo os protagonistas da Fiat. O Mobi, por exemplo, foi o segundo colocado no mês passada neste tipo de comercialização, com 7.896 emplacamentos, e o Argo foi o terceiro, com 7.144 unidades emplacadas.

Tera x Pulse: duelo de preços e versões

Quanto custa o Volkswagen Tera?

O Tera é oferecido atualmente em quatro versões:
Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:TERA

Quanto custa o Fiat Pulse?

O Pulse é vendido hoje em seis configurações:
Oferta Relacionada: Marca:FIAT Modelo:PULSE

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas