O Volkswagen Tera não decolou em vendas em junho. Em seu primeiro mês completo de comercialização nas concessionárias, o novo SUV de entrada da marca registrou 2.555 emplacamentos, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgados na quinta-feira (3).
No entanto, a chegada do Tera alavancou as vendas de outro modelo da Volks - e não estamos falando do Polo. O grande beneficiado foi o Nivus, que registrou 4.731 unidades emplacadas frente 4.590 em maio - um crescimento de 3,1%.
A alta do Volkswagen Nivus, entretanto, foi principalmente no varejo. Ainda segundo a Fenabrave, o SUV saltou de 3.223 para 3.507 exemplares comercializados, alta de 8,8%. Detalhe: em junho, o Nivus foi o quarto carro mais vendido no varejo, ficando atrás apenas de Hyundai Creta, Honda HR-V e Volkswagen T-Cross. Em maio, o Volks havia sido o sexto.
Saiba mais:
E o que leva a apontar o Tera como principal responsável é que, por conta de uma pequena fila de espera em algumas concessionárias para determinadas versões - especialmente as de entrada com câmbio manual - os clientes optaram pela versão Sense. O dilema foi: levar um Tera 1.0 TSI manual por R$ 116.990 (mais uma filinha de espera) ou um Nivus Sense 1.0 TSI automático por R$ 119.990 (pronta entrega)?
Dados obtidos com exclusividade pelo WM1 confirmam este cenário. Nas concessionárias, a versão do Nivus que mais cresceu em vendas foi exatamente a Sense, com impressionante alta de 45,6% em comparação a maio. A Comfortline também teve alta de quase 8% e a Highline, cerca de 2,5%. Apenas a GTS teve queda de maio para junho, com quase 20%.
Nos próximos meses, com bônus e reposicionamento de preços, a Volkswagen deverá ajustar o escalonamento dos preços dos dois modelos.
Aproveite também: