O canal de notícias da Webmotors

Brasil terá Volkswagen híbrido, mas não em 2025

Primeiro modelo dessa leva de eletrificados será um híbrido convencional flex, produzido em São Bernardo do Campo (SP)

por Evandro Enoshita

A Volkswagen divulgou novas informações sobre o seu plano de eletrificação no Brasil: a partir de 2026, todo novo modelo da marca alemã desenvolvido na América do Sul terá pelo menos uma versão eletrificada. E o primeiro desses novos eletrificados da Volkswagen será um automóvel híbrido flex convencional, baseado na nova plataforma MQB37 e que será produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

A MQB37 é uma evolução da base A1 - usada em modelos como o SUV Taos - e tem como grande diferencial em relação à MQB A0 usada atualmente na gama brasileira da marca o fato de permitir a eletrificação do conjunto motriz.
E falando do conjunto motriz híbrido convencional, essa será uma novidade até mesmo para os padrões internacionais da marca. Na Europa, por exemplo, a gama da Volkswagen é composta apenas por automóveis híbridos leves ou plug-in.

Veja também

A única exceção será o recém-lançado T-Roc de segunda geração. SUV baseado no Golf de geração 8,5, o modelo estreou em agosto apenas nas versões híbridas leves.
Mas já foi confirmado que, em breve, o modelo terá versões com conjunto mecânico eletrificado pleno. Ou seja: combinando um motor 1.5 TSI com um propulsor elétrico motriz. Mas sem recarga na tomada. Como o futuro híbrido brasileiro da marca alemã.
Ainda segundo a Volkswagen, além do conjunto motriz híbrido convencional, a gama de modelos produzidos na região será composta também de automóveis híbridos leves e plug-in.
Até 2028, o plano da Volkswagen prevê 21 lançamentos - entre novos modelos e reestilizações - na América do Sul. Desse total, oito já chegaram ao mercado: os reestilizados Taos, T-Cross, Nivus, Amarok e Jetta, além do Golf GTI e do SUV Tera.

Volkswagen: eletrificação tímida

Entre as maiores marcas de automóveis do mercado brasileiro, a Volkswagen é uma das mais tímidas quando o assunto é eletrificação.
O único híbrido já oferecido pela marca no Brasil foi o Golf GTE, que em 2019 foi importado para o Brasil em uma série limitadíssima de apenas 99 unidades. Desde então, os únicos eletrificados presentes na gama atual da marca no Brasil são os elétricos ID.4 e ID.Buzz.
Mas não dá para dizer que são vendidos por aqui, já que ambos estão indisponíveis nas concessionárias: podem ser "adquiridos" pelo público apenas no serviço de carro por assinatura da marca.

Veja também

Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:ID.BUZZ
HEV, Omoda 5 pode rodar 1.000 km com um tanque só?


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas