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Essa ambição já havia sido confirmada em movimentos prévios da Volks, em "spoilers" dados antes do lançamento. No vidro traseiro do modelo, isso é explicado por um easter egg com as silhuetas do Fusca, do Gol e do próprio Tera. Um gesto simbólico, mas que revela a estratégia industrial e comercial de longo prazo.
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O grande plano chamado Tera
Hoje, vale lembrar, o Polo disputa o topo do ranking de emplacamentos com a Fiat Strada.Mas isso é por um tempo.
Dentro da Volks, o Tera é visto como o verdadeiro sucessor dessa coroa. A plataforma MQB-A0, que já é usada em Polo, Virtus e Nivus, permite ao Tera uma escalabilidade interessante: o carro pode ser feito em versões extremamente acessíveis - que poderiam encostar nos R$ 80 mil, na faixa de preços atual - e também em variantes mais sofisticadas, com acabamento premium e preço acima dos R$ 140 mil.
Tudo depende da demanda do mercado e de políticas públicas que eventualmente incentivem - ou voltem a incentivar - carros populares. É o que garante uma fonte que conversou com a reportagem do WM1. "Acredite, dá para fazer o Tera 'descer' degraus e custar até menos que o Polo Track."
Tera: um SUV para todos os públicos
Pensando dessa maneira, faz sentido: a Volks sempre deixou claro que não queria que o Tera fosse só mais um SUV compacto - afinal, a marca deseja que ele se torne "o" SUV compacto. Carro de volume, de massa e de presença nacional.A fonte nos confidenciou que o projeto do carro sempre previu versões adaptáveis a diferentes faixas de renda, com foco em escala e capilaridade.
"Se o mercado pedisse, a Volks poderia entregar um Tera por R$ 80 mil. Mas hoje em dia também é tranquilo subir o nível e competir com SUVs mais caros. O carro foi desenvolvido para isso", afirmou.
É justamente essa versatilidade que torna o Tera um candidato real ao posto de carro mais vendido do país. O modelo pode ser o carro de entrada para quem busca motorização simples e preço baixo, ou o carro urbano para quem procura conectividade, estilo e desempenho. Tudo com a mesma base técnica e o mesmo projeto industrial.
Tem dado certo: segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entre os dias 1º e 21 de setembro, o SUV emplacou 4.092 unidades - o rival direto, Fiat Pulse, teve 2.460 unidades vendidas no mesmo período.
Esse desempenho fez o Tera subir para 6º lugar geral de vendas, só atrás de Volkswagen Polo, Hyundai HB20, Fiat Argo, Toyota Corolla Cross e Chevrolet Onix entre carros de passeio (sem contar comerciais leves).
Acredite: para muitos de dentro da Volks, a liderança do novo SUV é só questão de tempo.
Versões e preços do Volkswagen Tera
O Tera chegou ao mercado no início de junho com quatro versões (cinco se você considerar como uma extra o pacote Outfit, opcional da configuração High, a mais cara).Ele é produzido sobre a plataforma MQB-A0 e, como dito, tem foco em eficiência, segurança e conectividade. Abaixo, os detalhes técnicos e posicionamento de cada uma delas:
1. Volkswagen Tera MPI manual: R$ 105.890
Versão de entrada com motor 1.0 MPI aspirado de até 84 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas. É a mais acessível da linha e tem de série seis airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, direção elétrica, painel digital de oito polegadas, central multimídia VW Play de 10,1 polegadas, rodas de 15 polegadas cobertas por calotas e sensor de ré.Imagine o mesmo carro com painel analógico, sem sistema multimídia e recursos de conforto como o sensor de ré, por exemplo...
Importante: essa configuração não tem opcionais.
2. Volkswagen Tera 170 TSI manual: R$ 118.890
Essa versão troca o motor aspirado pelo 1.0 TSI turbo de até 116 cv de potência e torque de 16,8 kgfm, mas mantém o câmbio manual de seis marchas. Tem volante multifuncional em couro e acabamento interno de melhor qualidade.É a "porta de entrada" da Volkswagen atualmente para quem curte SUV com motor turbo sem abrir mão do câmbio manual. Para os fãs, vem sendo considerado o substituto do antigo Up! TSI.
Essa versão tem um pacote opcional chamado "Roda de liga leve", por R$ 1.750, que adiciona rodas de liga leve de 16 polegadas; e um outro chamado "VW Play Connect", de R$ 1.620, que incorpora ao conteúdo a central VW Play Connect com 10,1 polegadas - que oferece serviços remotos e internet para o sistema.
3. Volkswagen Tera Comfort TSI automático: R$ 128.890
Versão intermediária com motor TSI e câmbio automático de seis marchas, o Tera Comfort tem painel digital de 10,25 polegadas (maior), central multimídia com função Connect, rodas de liga leve, interior ainda mais aprimorado e câmera de ré. É a primeira versão sem pedal de embreagem.Um pacote opcional - chamado "Conforto", de R$ 1.420 -, agrega ar-condicionado digital "Climatronic" com filtro de poeira e pólen, e carregador de celular por indução.
4. Volkswagen Tera High TSI automático: R$ 141.890
Topo de linha com todos os itens das versões anteriores, além de bancos em couro sintético, faróis full-LED, assistente de estacionamento, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico e acabamento premium. É voltada para o público que busca um SUV compacto com pacote completo de tecnologia e sofisticação.O pacote Outfit, de R$ 2.330, é o recurso de apelo estético, com foco no público jovem. Tem o mesmo conjunto mecânico, mas com rodas escurecidas, teto pintado em preto, detalhes em grafite, bancos com costura contrastante e badge "Outfit". É a versão mais estilizada da linha.
Vale destacar que o Tera High ainda oferece um outro pacote - chamado "ADAS", de R$ 2.879 -, que adiciona assistente de permanência na faixa, câmera multifuncional e sensor de ponto cego com assistente de saída de vaga.
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