O canal de notícias da Webmotors

Zeekr 001: um chinês para quebrar preconceitos

Esse crossover tem cara de premium, potência de premium e refinamento de premium. Mas há um ponto que incomoda...

por Evandro Enoshita

Faz tempo que os carros chineses deixaram de ser baratos e com pouco refinamento. Essas máquinas projetadas e produzidas no gigante asiático estão aí enfrentando automóveis de marcas tradicionais em pé de igualdade. E essa mesma competência agora é vista também entre os produtos premium. Uma prova disso é o elétrico Zeekr 001.
A Zeekr é uma marca do grupo Geely, Foi criada em 2021 com o objetivo de oferecer produtos tecnológicos, de design arrojado e com bom custo-benefício, pensados para agradar o jovem chinês acostumado a comprar automóveis de marcas premium japonesas, europeias e estaduninenses.
No Brasil, a Zeekr estreou no final de 2024. Trouxe seu carro mais sofisticado, o 001, que estreou com preço para brigar, justamente, com os eletrificados de marcas tradicionais. Confira a seguir como foi a minha experiência com o modelo.

Teste: Zeekr 001 Flagship

Um crossover em todos os sentidos

O 001 foi lançado em 2021 como o primeiro produto da Zeekr. E, como todo bom cartão de visitas, o crossover parece que foi feito sob medida para comunicar com precisão todas as intenções dessa nova marca premium.
Medindo 4,95 m de comprimento, 2 m de largura, 1,56 m de altura e com 3 m de entre-eixos, o 001 impressiona pelo porte e pela beleza das linhas, com elementos sofisticados - como as portas sem coluna. É quase como um Porsche Taycan Cross Turismo. Mas pela metade do preço.
Aliás, é impressionante como o modelo da Zeekr chama a atenção. Muita gente jura que é um carro de luxo de uma marca tradicional e se impressiona ao saber que está diante de um legítimo automóvel chinês produzido numa fábrica na cidade costeira de Ningbo.
Esse é um crossover no melhor sentido da palavra, já que briga com SUVs - mas sem ser um SUV. Tem cara de shooting brake, mas não chega a preencher todas as caixinhas desse estilo de carroceria.

Interior refinado

O Zeekr 001 tem aquele layout típico de praticamente todo carro chinês atual, com uma tela pequena para o quadro de instrumentos (8,8 polegadas) e uma tela gigante para a multimídia (15,4 polegadas). E, é claro, quase todos os comandos do veículo concentrados na tela central do veículo.
Mas o 001 se diferencia dos conterrâneos mais proletários pelo refinamento. Há couro, metal e suede, além de iluminação decorativa em todos os cantos, enquanto o layout das telas é bem minimalista e muito agradável. É como entrar em um daqueles quartos de hotel caríssimos. O Zeekr tem cara - e cheiro - de automóvel premium.

Com porte de SUV de sete lugares, mas com capacidade para cinco pessoas, o 001 oferece muito espaço na cabine.
Os bancos dianteiros têm várias opções de ajuste, mas o acerto mais legal é aquele quase plantado no chão, que oferece uma posição de guiar mais próxima à dos esportivos que dos utilitários. Aliás, os assentos são climatizados e têm vários modos de massagem.
Já no banco traseiro, além do amplo espaço para as pernas, há regulagem elétrica para o encosto, além de um controle remoto junto ao comando do vidro elétrico para afastar o banco dianteiro do passageiro.

E, se precisar, o passageiro pode ainda alterar as configurações de som e climatização numa tela de 5,7 polegadas instalada no console central. Mimos para agradar quem vai rodar a maior parte do tempo com um motorista ao volante.
E não falta nem um sistema de som premium, já que o Zeekr 001 é equipado com um sistema de áudio assinado pela japonesa Yamaha, com 11 alto-falantes e um subwoofer.
Apesar da Zeekr ter priorizado o espaço para os passageiros, o porta-malas do 001 é bem amplo. Tem capacidade para 539 litros. E a tampa, obviamente, tem acionamento elétrico.

Equipamentos do Zeekr 001 Flagship

Essa versão Flagship é a topo de linha do Zeekr 001, e vem carregada de equipamentos.
A relação de itens de conforto inclui volante aquecido e com regulagem elétrica, bancos climatizados com ajustes elétricos, massagem e memória de posição, teto panorâmico, som Premium Yamaha, ar-condicionado de duas zonas, bancos traseiros reclináveis, multimidia com Android Auto e Apple CarPlay e carregador de celular por indução.
Já o pacote tecnológico e de segurança tem sete airbags, ADAS, head-up display, faróis de LED com luz alta automática e luzes de conversão, monitor de pontos cegos e seletor de modos de condução com sete opções de ajustes e suspensão pneumática adaptativa.

Mecânica do Zeekr 001 Flagship

O Zeekr 001 é equipado com dois motores e tração integral. Desenvolve 544 cv de potência e 70 kgfm de torque, acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge os 200 km/h de velocidade máxima.
Com uma bateria de 100 kWh, roda até 426 quilômetros com uma carga. É um alcance maior que os de outros modelos elétricos na mesma faixa de preço. É possível rodar a semana toda tranquilamente, sem precisar pensar em recarregar a bateria.
Mas mesmo que você precise parar em um eletroposto, não vai perder tanto tempo. Plugado a um carregador rápido, o tempo de recarga de 10% a 80% é cerca de 30 minutos. 
Já o sistema de suspensão é adaptativo, com molas pneumáticas, que permite variar a firmeza do conjunto e também alterar a altura de rodagem em até cinco posições.

Como é dirigir o Zeekr 001?

O Zeekr 001 não é apenas parecido com um carro premium: também se comporta como um na rodagem. Na maior parte do tempo, é silencioso e entrega bom desempenho mesmo sem ser um esportivo.
E uma coisa que eu gostei nesse carro é como é possível ter vários automóveis diferentes em um, apenas alterando as configurações dos modos de condução.
No modo Conforto, o 001 se comporta como uma típica banheira: suspensão extremamente macia e até uma certa demora nas respostas do acelerador, que fazem você esquecer que está ao volante de uma máquina de mais de 500 cv. Diria que é a configuração perfeita para rodar nas "maravilhosas" ruas das cidades brasileiras.

Já no modo Esporte, o temperamento do 001 muda completamente. A suspensão baixa de altura e fica bem mais firme. A direção fica menos assistida e as respostas ao acelerador ficam bem mais ágeis. O carro fica uma delícia de guiar em estrada, embora o conforto seja bem sacrificado e a suspensão trabalhe de maneira mais ruidosa.
E apesar daquela lógica chinesa de concentrar praticamente todas as funções do carro no volante multifuncional e na tela da multimídia, o Zeekr 001 consegue ser bastante intuitivo. Levei menos tempo para dominar as funções desse carro do que em outros modelos feitos no país asiático.

No final das contas, nem foi isso que me incomodou no 001 -  foi o funcionamento do pacote ADAS. Apesar da presença de recursos como o assistente de tráfego cruzado na dianteira e na traseira - que funcionam com eficiência esperada para um carro premium -, o crossover da Zeekr fica devendo um sistema de direção semiautônomo.
Explico melhor: esse carro até tem o controle automático de velocidade (ACC) e a frenagem autônoma, e consegue acompanhar o trânsito em um congestionamento. Mas a ausência de um assistente de centralização faz com que o carro fique dançando de um lado para o outro dentro da faixa em velocidades mais altas. Esse sim, um comportamento inesperado para um carro desse nível.

Vale a pena levar um Zeekr 001?

O Zeekr 001 é vendido no Brasil em duas versões: a Premium e a Flagship. Ambas equipadas com o mesmo conjunto motriz, mas com diferenças na lista de equipamentos. A garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para a bateria motriz.
A Premium sai por R$ 495 mil, enquanto a Flagship tem valor de tabela de R$ 542 mil. Esse valor do 001 Flagship coloca o modelo da Zeekr em briga direta com carros como o Audi Q6 e-tron, BMW iX3 e BYD Tan. 
O Zeekr 001 leva a melhor sobre os concorrentes em preço por metro quadrado, autonomia e desempenho. Além de ser um carro bonito, refinado e com características impressionantes. 
Mas será que esse pacote de qualidades é o suficiente para convencer o consumidor brasileiro a trocar os premium tradicionais por esse cara aqui?
Uma coisa esse Zeekr 001 já fez: mostrar que os chineses realmente chegaram lá quando o assunto é automóvel.

Veja também

Oferta Relacionada: Marca:ZEEKR Modelo:001

Comentários

Carregar mais