Zeekr 001 Flagship Ee (18)

Zeekr 001: um chinês para quebrar preconceitos

Esse crossover tem cara de premium, potência de premium e refinamento de premium. Mas há um ponto que incomoda...

    • Desempenho
    • Desempenho
    • N/A
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 539 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9

Overview

O Zeekr 001 oferece um belíssimo pacote de atributos, capaz de agradar quem busca um elétrico com combine bom desempenho e refinamento


  • + Visual e acabamento
  • + Desempenho
  • + Autonomia
  • - Pacote ADAS
  • - Disposição dos comandos
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Zeekr 001: um chinês para quebrar preconceitos
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Faz tempo que os carros chineses deixaram de ser baratos e com pouco refinamento. Essas máquinas projetadas e produzidas no gigante asiático estão aí enfrentando automóveis de marcas tradicionais em pé de igualdade. E essa mesma competência agora é vista também entre os produtos premium. Uma prova disso é o elétrico Zeekr 001.

A Zeekr é uma marca do grupo Geely, Foi criada em 2021 com o objetivo de oferecer produtos tecnológicos, de design arrojado e com bom custo-benefício, pensados para agradar o jovem chinês acostumado a comprar automóveis de marcas premium japonesas, europeias e estaduninenses.

No Brasil, a Zeekr estreou no final de 2024. Trouxe seu carro mais sofisticado, o 001, que estreou com preço para brigar, justamente, com os eletrificados de marcas tradicionais. Confira a seguir como foi a minha experiência com o modelo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

    O Zeekr 001 foi o primeiro modelo lançado pela marca premium do grupo Geely
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
    toggle button

    Teste: Zeekr 001 Flagship

    Um crossover em todos os sentidos

    O 001 foi lançado em 2021 como o primeiro produto da Zeekr. E, como todo bom cartão de visitas, o crossover parece que foi feito sob medida para comunicar com precisão todas as intenções dessa nova marca premium.

    Medindo 4,95 m de comprimento, 2 m de largura, 1,56 m de altura e com 3 m de entre-eixos, o 001 impressiona pelo porte e pela beleza das linhas, com elementos sofisticados - como as portas sem coluna. É quase como um Porsche Taycan Cross Turismo. Mas pela metade do preço.

    Aliás, é impressionante como o modelo da Zeekr chama a atenção. Muita gente jura que é um carro de luxo de uma marca tradicional e se impressiona ao saber que está diante de um legítimo automóvel chinês produzido numa fábrica na cidade costeira de Ningbo.

    Esse é um crossover no melhor sentido da palavra, já que briga com SUVs - mas sem ser um SUV. Tem cara de shooting brake, mas não chega a preencher todas as caixinhas desse estilo de carroceria.

    Com quase 5 metros de comprimento, o 001 impressiona pelo porte e pela beleza
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
    toggle button

    Interior refinado

    O Zeekr 001 tem aquele layout típico de praticamente todo carro chinês atual, com uma tela pequena para o quadro de instrumentos (8,8 polegadas) e uma tela gigante para a multimídia (15,4 polegadas). E, é claro, quase todos os comandos do veículo concentrados na tela central do veículo.

    Mas o 001 se diferencia dos conterrâneos mais proletários pelo refinamento. Há couro, metal e suede, além de iluminação decorativa em todos os cantos, enquanto o layout das telas é bem minimalista e muito agradável. É como entrar em um daqueles quartos de hotel caríssimos. O Zeekr tem cara - e cheiro - de automóvel premium.

      O 001 tem visual, materiais e cheiro de carro premium na cabine
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
      toggle button

      Com porte de SUV de sete lugares, mas com capacidade para cinco pessoas, o 001 oferece muito espaço na cabine.

      Os bancos dianteiros têm várias opções de ajuste, mas o acerto mais legal é aquele quase plantado no chão, que oferece uma posição de guiar mais próxima à dos esportivos que dos utilitários. Aliás, os assentos são climatizados e têm vários modos de massagem.

      Já no banco traseiro, além do amplo espaço para as pernas, há regulagem elétrica para o encosto, além de um controle remoto junto ao comando do vidro elétrico para afastar o banco dianteiro do passageiro.

      O acabamento interno impressiona pela qualidade
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
      toggle button

      E, se precisar, o passageiro pode ainda alterar as configurações de som e climatização numa tela de 5,7 polegadas instalada no console central. Mimos para agradar quem vai rodar a maior parte do tempo com um motorista ao volante.

      E não falta nem um sistema de som premium, já que o Zeekr 001 é equipado com um sistema de áudio assinado pela japonesa Yamaha, com 11 alto-falantes e um subwoofer.

      Apesar da Zeekr ter priorizado o espaço para os passageiros, o porta-malas do 001 é bem amplo. Tem capacidade para 539 litros. E a tampa, obviamente, tem acionamento elétrico.

      Com espaço de sobra e regulagem elétrica, o banco traseiro é pensado para o dono que anda no banco traseiro
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
      toggle button

      Equipamentos do Zeekr 001 Flagship

      Essa versão Flagship é a topo de linha do Zeekr 001, e vem carregada de equipamentos.

      A relação de itens de conforto inclui volante aquecido e com regulagem elétrica, bancos climatizados com ajustes elétricos, massagem e memória de posição, teto panorâmico, som Premium Yamaha, ar-condicionado de duas zonas, bancos traseiros reclináveis, multimidia com Android Auto e Apple CarPlay e carregador de celular por indução.

      Já o pacote tecnológico e de segurança tem sete airbags, ADAS, head-up display, faróis de LED com luz alta automática e luzes de conversão, monitor de pontos cegos e seletor de modos de condução com sete opções de ajustes e suspensão pneumática adaptativa.

      A multimídia, com tela de 15,4 polegadas, tem espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
      toggle button

      Mecânica do Zeekr 001 Flagship

      O Zeekr 001 é equipado com dois motores e tração integral. Desenvolve 544 cv de potência e 70 kgfm de torque, acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge os 200 km/h de velocidade máxima.

      Com uma bateria de 100 kWh, roda até 426 quilômetros com uma carga. É um alcance maior que os de outros modelos elétricos na mesma faixa de preço. É possível rodar a semana toda tranquilamente, sem precisar pensar em recarregar a bateria.

      Mas mesmo que você precise parar em um eletroposto, não vai perder tanto tempo. Plugado a um carregador rápido, o tempo de recarga de 10% a 80% é cerca de 30 minutos. 

      Já o sistema de suspensão é adaptativo, com molas pneumáticas, que permite variar a firmeza do conjunto e também alterar a altura de rodagem em até cinco posições.

      Com 426 quilômetros de autonomia, o 001 é um dos elétricos com maior alcance no mercado brasileiro
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
      toggle button

      Como é dirigir o Zeekr 001?

      O Zeekr 001 não é apenas parecido com um carro premium: também se comporta como um na rodagem. Na maior parte do tempo, é silencioso e entrega bom desempenho mesmo sem ser um esportivo.

      E uma coisa que eu gostei nesse carro é como é possível ter vários automóveis diferentes em um, apenas alterando as configurações dos modos de condução.

      No modo Conforto, o 001 se comporta como uma típica banheira: suspensão extremamente macia e até uma certa demora nas respostas do acelerador, que fazem você esquecer que está ao volante de uma máquina de mais de 500 cv. Diria que é a configuração perfeita para rodar nas "maravilhosas" ruas das cidades brasileiras.

      A posição de dirigir é mais próxima à dos esportivos que dos SUVs
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
      toggle button

      Já no modo Esporte, o temperamento do 001 muda completamente. A suspensão baixa de altura e fica bem mais firme. A direção fica menos assistida e as respostas ao acelerador ficam bem mais ágeis. O carro fica uma delícia de guiar em estrada, embora o conforto seja bem sacrificado e a suspensão trabalhe de maneira mais ruidosa.

      E apesar daquela lógica chinesa de concentrar praticamente todas as funções do carro no volante multifuncional e na tela da multimídia, o Zeekr 001 consegue ser bastante intuitivo. Levei menos tempo para dominar as funções desse carro do que em outros modelos feitos no país asiático.

      Os bancos são confortáveis e têm ajustes elétricos, massagem e climatização
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
      toggle button

      No final das contas, nem foi isso que me incomodou no 001 -  foi o funcionamento do pacote ADAS. Apesar da presença de recursos como o assistente de tráfego cruzado na dianteira e na traseira - que funcionam com eficiência esperada para um carro premium -, o crossover da Zeekr fica devendo um sistema de direção semiautônomo.

      Explico melhor: esse carro até tem o controle automático de velocidade (ACC) e a frenagem autônoma, e consegue acompanhar o trânsito em um congestionamento. Mas a ausência de um assistente de centralização faz com que o carro fique dançando de um lado para o outro dentro da faixa em velocidades mais altas. Esse sim, um comportamento inesperado para um carro desse nível.

      O Zeekr 001 é um chinês com qualidades dignas de qualquer produto premium de uma marca tradicional
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
      toggle button

      Vale a pena levar um Zeekr 001?

      O Zeekr 001 é vendido no Brasil em duas versões: a Premium e a Flagship. Ambas equipadas com o mesmo conjunto motriz, mas com diferenças na lista de equipamentos. A garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para a bateria motriz.

      A Premium sai por R$ 495 mil, enquanto a Flagship tem valor de tabela de R$ 542 mil. Esse valor do 001 Flagship coloca o modelo da Zeekr em briga direta com carros como o Audi Q6 e-tron, BMW iX3 e BYD Tan. 

      O Zeekr 001 leva a melhor sobre os concorrentes em preço por metro quadrado, autonomia e desempenho. Além de ser um carro bonito, refinado e com características impressionantes. 

      Mas será que esse pacote de qualidades é o suficiente para convencer o consumidor brasileiro a trocar os premium tradicionais por esse cara aqui?

      Uma coisa esse Zeekr 001 já fez: mostrar que os chineses realmente chegaram lá quando o assunto é automóvel.

      Ancora: Conclusão Score

      Veja também

        Ficha Técnica

        ZEEKR - 001 - 2025
        100 KW ELÉTRICO FLAGSHIP AWD
        R$ 542000

        Motor / Desempenho / Consumo +

        • Combustível (comercial)
        • Elétrico
        • Potência Motor Elétrico (cv)
        • 544
        • Torque Motor Elétrico (kgfm)
        • 70
        • Velocidade máxima (km/hora)
        • 200
        • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
        • 3,8
        • Fonte consumo
        • INMETRO
        • Autonomia (km)
        • 426

        Transmissão +

        • Transmissão
        • Automática
        • Número de marchas
        • 1
        • Localização do câmbio
        • Console
        • Tração
        • Integral permanente

        Freios / Suspensão / Direção +

        • Freios dianteiros
        • Disco ventilado
        • Freios traseiros
        • Disco ventilado
        • Freio de estacionamento
        • Eletrônico
        • Freios regenerativos
        • Sim
        • Suspensão - Dianteira
        • Double Wishbone
        • Suspensão - Molas dianteiras
        • Pneumática
        • Suspensão - Traseira
        • Multilink
        • Suspensão - Molas traseiras
        • Pneumática
        • Suspensão - Regulagem de altura
        • Sim
        • Direção - Assistência
        • Elétrica
        • Direção - Ajustes
        • Alt. e profund. elétricos

        Dimensões e Capacidades +

        • Comprimento (mm)
        • 4955
        • Largura (mm)
        • 1999
        • Altura (mm)
        • 1548
        • Entre-eixos (mm)
        • 2999
        • Altura em relação ao solo (mm)
        • 162
        • Diâmetro de giro (mm)
        • 11.8
        • Ângulo de ataque (graus)
        • 16
        • Ângulo de saída (graus)
        • 22
        • Capacidade da bateria (KWh)
        • 100
        • Capacidade do porta-malas (litros)
        • 539
        • Peso bruto (kg)
        • 2855
        • Carga útil (kg)
        • 502

        Tecnologia / Conectividade +

        • Sistema de áudio - Tipo
        • Multifunções
        • Bluetooth
        • Função Streaming
        • Comando de voz
        • Sim
        • Wi-Fi
        • Sim
        • Carregador de smartphone por indução
        • Sim
        • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
        • 15,4
        • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
        • Sim
        • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
        • Apple CarPlay + Google Android Auto
        • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
        • Integrado
        • Tipo de espelhamento
        • Sem cabo
        • Carregador 12V
        • USB-C
        • Controle de áudio
        • No volante
        • Alto-falantes - Quantidade
        • 12

        Rodas e Pneus +

        • Tipo de roda - Tipo de roda
        • Liga leve
        • Tipo de roda - Design/cor
        • Dois tons
        • Dianteira - Aro (pol.)
        • 22
        • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
        • 265/40
        • Traseira - Aro (pol.)
        • 22
        • Traseira - Pneus (largura/perfil)
        • 265/40
        • Estepe
        • Kit de reparos

        Garantia +

        • Garantia total do veículo - Duração (meses)
        • 96
        • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
        • 96
        • Garantia da bateria - Garantia da bateria - Duração (meses)
        • 96
        • No Bolso9.0
        • Tecnologia8.6
        • Vida a bordo8.8
        • Desempenho9.3
        • Opinião do repórter9.5
        • + Visual e acabamento
        • + Desempenho
        • + Autonomia
        • - Pacote ADAS
        • - Disposição dos comandos
         
        9

        • Evandro Enoshita
        • Com 38 anos e apaixonado por carros desde sempre, atuo há mais de dez anos no segmento automotivo. Além da Webmotors, já passei por publicações como a revista Motor Show e o portal iG.
        Compartilhar
        Tags:Zeekr
        Comentários
        Wid badge