Amarok V6 Hilux GR-S

Amarok V6 x Hilux GR-S V6: pimenta da pesada

Comparamos as duas picapes mais potentes do Brasil; veja o que cada uma tem a oferecer


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Amarok V6 x Hilux GR-S V6: pimenta da pesada
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A nova Amarok V6 chegou para tirar da Hilux GR-S V6 a coroa de picape mais potente do mercado brasileiro. No entanto, vale frisar, o modelo da Volkswagen também é o mais caro do segmento. Também é o de maior valor entre os vendidos pela Volkswagen no Brasil. Já a variante apimentada da Toyota ganha no preço, mas, evidente, deve na cavalaria.

Decidimos então colocar as duas picapes frente à frente num duelo virtual de superlativos. Recém-lançada, a Amarok V6 tem preço sugerido de R$ 243.290 para a versão de entrada, a Highline, e de R$ 256.390 para a de topo, Extreme. A Hilux GR-S V6 sai, como já mencionamos, por um pouquinho menos: R$ 225.290.

Quer ver o que Volkswagen Amarok V6 e Toyota Hilux GR-S têm a oferecer para você que procura por aquela picape com um bom toque de pimenta? Vamos dar uma conferida juntos:

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Desempenho

A Amarok ainda tem o mesmo motor 3.0 V6 turbodiesel. Todavia, agora o propulsor entrega 258 cv de potência e 59,1 kgf.m de torque. O fabricante fez um trabalho no sistema de gerenciamento do motor, que lhe deu 33 cv a mais.

Por meio do overboost, o motor pode entregar 14 cv adicionais - o que totaliza 272 cv. Segundo a Volkswagen, a função está disponível quando a picape roda entre 50 km/h e 120 km/h. Ainda de acordo com o fabricante, o overboost pode ser utilizado novamente após cinco segundos de intervalo.

Amarok V6 2021
Com motor retrabalhado, Amarok V6 se tornou a picape mais potente do Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

A transmissão da Amarok é automática de oito velocidades. Além disso, a picape também manteve, claro, a tração integral 4Motion.

A Hilux GR-S tenta chegar perto da Amarok, mas, nesse quesito, é complicado. Seu motor 4.0 V6, com duplo VVTi, movido a gasolina gera "apenas" 234 cv de potência e 38,3 kgf.m de torque. O câmbio da picape da Toyota, por sua vez, é automático de seis velocidades. Já a tração tem opção 4×4 com acionamento eletrônico da reduzida e bloqueio do diferencial traseiro.

Toyota Hilux GR-S V6
Motor 4.0 V6 da Toyota Hilux GR-S é valente, mas não chega perto do 3.0 V6 turbodiesel da Amarok
Crédito: Divulgação
toggle button

Equipamentos

De série, a Hilux GR-S V6 dispõe de ar-condicionado digital com saída de ar central para os bancos traseiros, direção hidráulica, acendimento automático dos faróis com temporizador, banco do motorista com ajuste elétrico de distância, inclinação e altura, oito airbags, computador de bordo com tela de 4,2" de TFT, modo de condução Eco e Power, controle de velocidade de cruzeiro, sistema multimídia de 8" e câmera de ré.

A picape da Toyota tem ainda controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistentes de reboque, de subida em rampa e de descida, suspensão recalibrada, entre outros.

Toyota Hilux GR-S
Volante revestido em couro da Hilux tem costura em vermelho; painel tem detalhes na mesma cor
Crédito: Divulgação
toggle button

Quanto à Amarok V6, especialmente por conta do preço, decepção. O modelo não tem assistente de permanência em faixa e tampouco piloto automático adaptativo. Além disso, a picape tem "apenas" seis airbags, enquanto a Hilux tem oito.

A Amarok dispõe de recursos eletrônicos como controle automático de descida, assistente para partida em subida, bloqueio do diferencial e controles de tração e estabilidade. Também tem freios com discos ventilados nas rodas traseiras, airbags frontais e laterais para motorista e passageiro, Post Collision Brake (que para o veículo após batida frontal) e sistema de frenagem na chuva.

A picape ainda tem ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, câmera de ré, controle automático de velocidade, display multifuncional com computador de bordo, faróis bixênon com luz de condução diurna em LED e regulagem de altura, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, entre outros.

As configurações Highline e Extreme, por fim, têm, de série, central multimídia com AppConnect, conexão Bluetooth, entradas USB, SD-card e auxiliar e sistema de navegação nativo. A Discover Media também possibilita espelhamento do smartphone via Android Auto ou Apple CarPlay.

Interior da Volkswagen Amarok V6 Extreme com o pacote Black Style
Crédito: Divulgação
toggle button

Visual

Ambas as picapes têm visual parrudo, porém elegante - sendo a Amarok mais sóbria que a Hilux. Caso o cliente queira, contudo, a bruta da Volkswagen tem o pacote Black Style (para a versão de topo). Por mais R$ 1.880, o comprador leva para casa a picape com visual escurecido. A grade dianteira tem frisos em black glossy e cromado.

Rodas aro 20", estribo lateral, frisos dos faróis de neblina, spoiler dianteiro, capa dos retrovisores e para-choque traseiro têm a cor preta como predominante. O veículo tem ainda apliques na mesma cor no interior. Para completar, o proprietário da Amarok V6 leva para casa capota marítima por R$ 1.170.

Se o cliente quiser capota marítima para a Amarok V6 topo de linha, terá que desembolsar R$ 1.1170
Crédito: Divulgação
toggle button

A Hilux GR-S, por sua vez, tem rodas aro 17" com acabamento na cor preta, ornamento no farol de neblina, protetor de caçamba, capota marítima, santantônio, estribos laterais tubulares e retrovisores externos na cor preta, lanternas traseiras escurecidas, adesivos da Gazoo Racing - divisão de desempenho da Toyota - nas portas e emblema GR nas portas dianteiras e na grade dianteira.

O logotipo da Gazoo também se faz presente no interior, nos encostos de cabeça dianteiros, nos tapetes e no volante, revestido em couro. O painel de instrumentos tem detalhes pretos e vermelhos e as costuras são na cor vermelha.

Toyota Hilux GR-S dispõe de santantônio e capota marítima
toggle button

Conclusão

A Amarok V6 é, de fato, mais potente. Também tem mais torque que a rival. É mais braba. E a Volkswagen cobra por toda essa pimenta. Além disso, a picape alemã deixa a desejar no quesito equipamentos.

A Hilux GR-S V6 pode até não ser tão apimentada quanto a adversária, mas leva ligeira nos itens de segurança e conforto e no visual, que evidencia sua "pseudo-esportividade".

Comentários