Montagem

Audi RS Q3 Sportback x Q3: atento às diferenças

O que a opção mais invocada do modelo tem de diferente da mais civilizada? Mostramos para você


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Audi RS Q3 Sportback x Q3: atento às diferenças
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A gente costuma elaborar nossos comparativos, virtuais ou não, com o objetivo de destacar a melhor opção de compra tendo como base as vantagens e desvantagens de cada modelo. No entanto, recentemente fizemos algo um pouco diferente. Colocamos frente a frente o recém-lançado Caoa Chery Tiggo 3X e o Tiggo 2. Os dois são construídos sobre a mesmíssima plataforma e, por isso, nem cabe um duelo. Todavia, há distinções entre os modelos - e as mostramos no texto.

Aqui faremos exercício similar. O Audi RS Q3 Sportback é uma versão com pegada mais esportiva, invocada mesmo, do Q3. Por isso, aqui somente traremos as diferenças entre os dois produtos. Elencamos aqui todas as virtudes e os galhos que cada um dos carros têm. Mas, antes disso, vamos aos preços: O Q3 na configuração Prestige Plus sai por R$ 243.990. O RS Q3, claro, tem preço bem mais salgado: R$ 539.990.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Dimensões

Vamos começar pelo Audi RS Q3 Sportback? O esportivo mede 4,5 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,55 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. O porta-malas do modelo, com abertura elétrica, tem capacidade para 530 litros.

O Q3, por sua vez, tem 4,48 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,61 m de altura. A diferença mais acentuada nesta última medida se dá por causa da carroceria do RS Q3 Sportback, que é mais acupezada para dar ao carro uma cara de esportivo. Entre-eixos e capacidade do porta-malas, contudo, são exatamente os mesmos: 2,68 m e 530 litros.

Conjunto mecânico de Audi RS Q3 Sportback e Audi Q3

Aqui é que nós temos a diferença mais gritante entre os dois modelos. O Audi Q3 civilizado, na configuração intermediária Prestige Plus, vem com motor 1.4 turbo de 150 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque a 1.500 rpm. A transmissão S-Tronic de dupla embreagem e seis velocidades casa com o propulsor.

O conjunto é competente e impulsiona com alguma tranquilidade o modelo de 1.580 kg. No entanto, está longe de empolgar. Segundo a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 9,3 segundos.

O Audi RS Q3 Sportback, por sua vez, é outro animal. É empurrado pelo glorioso motor 2.5 TFSI de cinco cilindros. O propulsor entrega 400 cv de potência e 48,9 kgf.m de torque. Esse ímpeto já é liberado ali na casa dos 1.950 giros e vai até 5.850 rotações, onde cruza justinho com a entrega de potência máxima.

Casa com o motor, o câmbio automatizado de dupla embreagem S-Tronic de sete velocidades e sistema de tração Quattro, capaz de jogar 100% de tração no eixo traseiro. O conjunto trabalha com perfeição, com desempenho que se traduz nos números. O carro cumpre o 0 a 100 km/h em 4.5 segundos.

Itens de segurança e conforto

O Audi Q3 Prestige Plus vem com faróis de LED, câmera-de-ré com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, central multimídia, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, assistente de partida em rampa e controle de descida, modos de condução, rodas de liga leve aro 17, controles de estabilidade e tração e bancos de couro.

Inclua ainda no pacote ar-condicionado de duas zonas, chave presencial com partida por botão, luzes de ambiência (sem customização de cores), frisos cromados e o Audi Virtual Cockpit, quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas.

Já o RS Q3 Sportback dispõe de tapetes em preto com logo RS bordado, soleiras de porta RS e pacotes de luzes customizáveis com 30 opções de cores. Também tem ar-condicionado de duas zonas com saída para o banco traseiro e excepcional sistema de som Bang&Olufsen de 680 watts de potência, 16 canais e 15 alto-falantes – incluindo subwoofer.

Mas a lista não para por aí. Há ainda o Audi Virtual Cockpit Plus e a já conhecida central multimídia MMI Plus, com tela de 10,1 polegadas de alta resolução e interface bem amigável. O sistema dispõe de conectividade com Android Auto e Apple CarPlay e dispensa o glorioso fio. Os passageiros da frente dispõem ainda de entradas USB dos tipos A, mais comum, e C, tomada 12V e carregador de celular por indução.

A lista de equipamentos do RS Q3 Sportback agrega ainda piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, controle automático de distância, sensores de estacionamento, câmera de ré, sistema de airbags para cabeça, entre outros.

Comentários