O canal de notícias da Webmotors

Bronco Sport vs Discovery Sport: na mesma pegada?

Novo SUV da Ford deverá ser mais barato, mas tem proposta praticamente igual à do carro da Land Rover, além do sobrenome

por André Deliberato

Um comparativo que muita gente pode considerar improvável, mas que faz sentido: Ford Bronco Sport vs Discovery Sport. Afinal, o novo SUV da marca norte-americana tem "pedigree" para disputar cliente com o modelo mais barato da marca premium britânica? Isso é o que discutiremos a partir de agora.
Vale lembrar que Bronco Sport vs. Discovery Sport não é um comparativo para eleger um vencedor, até porque ainda sequer foram divulgados os preços e equipamentos do modelo da Ford. Abaixo, vamos apenas levantar tudo que sabemos sobre o novo SUV e comparar com o que conhecemos do outro. O espaço de comentários no pé da página existe para debate, críticas e sua opinião.
Quer um SUV? Visite sempre a Webmotors!

Bronco Sport vs. Discovery Sport


"Mas um SUV da Ford não pode disputar mercado contra um modelo da Land Rover", poderão dizer os fãs mais tradicionais da marca britânica. Mas a resposta está no mercado: se um carro tem o mesmo tamanho, preço parecido e, digamos, a mesma lista de equipamentos (ou até mais completa, como já vimos em muitos casos), por que ele não pode ser considerado?
O Bronco Sport promete oferecer uma série de recursos que as versões mais completas do Discovery Sport não têm - justamente por ser um projeto mais novo e moderno. Em relação aos preços, espere por algo entre R$ 240 mil e R$ 250 mil para o carro da Ford - o Discovery começa em R$ 290 mil - na versão S, de entrada, com motor flex - e chega a R$ 370 mil na mais cara com motor a diesel.
Só que o modelo da Land Rover tem como diferencial a opção de oferecer sete lugares, algo que não existe no Bronco. Mas é só isso. Então é possível, sim, imaginar que o cliente que olha hoje para o Discovery Sport mais barato, com motor flexível, pode considerar o Bronco Sport em um futuro próximo - o carro chega oficialmente ao mercado no próximo dia 20 de maio.

Veja ofertas de Discovery Sport 0 km, seminovos e usados na Webmotors!

Motor 2.0 turbo, câmbio A/T e tração 4x4

Ambos são equipados com motor 2.0 turbo - o Bronco vai beber somente gasolina para entregar 240 cv e 38 kgf.m de torque; o Discovery, por sua vez, consome etanol e gasolina e pode render até 249 cv e 37,2 kgf.m com ambos os combustíveis. No Ford, o câmbio automático tem oito marchas. No Land Rover, são nove.
A dupla também tem ótimo desempenho no quesito fora-de-estrada (o Discovery já comprovamos que tem, enquanto o Ford, por ora, ainda só promete oferecê-lo) graças ao sistema de tração nas quatro rodas com recurso de bloqueio do diferencial traseiro e modos de terrenos diferentes - o carro da Ford terá um sistema que chama Goat Modes, enquanto o Land Rover traz o tradicional Terrain Response.
Suspensões independentes na frente e atrás também fazem parte do catálogo dos dois, assim como bons ângulos de ataque, altura em relação ao solo e saída para uso mais extremo - o Bronco tem 30º de entrada, 22,3 cm de vão livre e 33º de saída, enquanto o Discovery vem com 25º, 21,1 cm e 30,2º, respectivamente.
Em termos de desempenho on-road, números também são próximos. O Bronco acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos cravados, de acordo com a Ford, e chega a 180 km/h. O Discovery Sport, por sua vez, faz a mesma arrancada em 7,6 segundos e pode chegar a 225 km/h. Até no consumo divulgado pelo Inmetro eles se parecem:

Semi-autônomos e conectados

Outro destaque oferecido pela dupla será a capacidade de condução semi-autônoma ofertada ao motorista graças a equipamentos de auxílio ativo. Tanto o Ford como o Land Rover terão assistente de permanência em faixa, sistema de frenagem autônoma de emergência, detectores de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro, entre outras funcionalidades.
Em termos de conectividade, o Ford ainda fica um passo à frente por oferecer central com softwares mais modernos e atualizados, bem como toda a tecnologia de interação realizada por aplicativo - que no caso da marca americana, chama-se FordPass Connect. Internet à bordo também poderá ser oferecida. O Discovery, uma geração "atrás", ainda não dispõe de algo parecido.

O Bronco vem aí

Em resumo, o Bronco terá proposta muito mais próxima à do Discovery Sport do que a do Volkswagen Tiguan R-Line, por exemplo, que tem perfil muito mais esportivo (apesar de também ser equipado com motor 2.0 turbo, câmbio automatizado e tração 4x4).
É, portanto, um novo player de mercado que pode criar uma bela dúvida na cabeça de clientes com esse perfil. Obviamente, pelo preço, o Bronco também vai filar compradores de SUVs compactos de marcas premium, como Audi Q3, BMW X1, Mercedes-Benz GLA, Jaguar E-Pace e Volvo XC40, entre outros.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas