Bronco Sport Vs. Discovery Sport

Bronco Sport vs Discovery Sport: na mesma pegada?

Novo SUV da Ford deverá ser mais barato, mas tem proposta praticamente igual à do carro da Land Rover, além do sobrenome


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Bronco Sport vs Discovery Sport: na mesma pegada?
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Um comparativo que muita gente pode considerar improvável, mas que faz sentido: Ford Bronco Sport vs Discovery Sport. Afinal, o novo SUV da marca norte-americana tem "pedigree" para disputar cliente com o modelo mais barato da marca premium britânica? Isso é o que discutiremos a partir de agora.

Vale lembrar que Bronco Sport vs. Discovery Sport não é um comparativo para eleger um vencedor, até porque ainda sequer foram divulgados os preços e equipamentos do modelo da Ford. Abaixo, vamos apenas levantar tudo que sabemos sobre o novo SUV e comparar com o que conhecemos do outro. O espaço de comentários no pé da página existe para debate, críticas e sua opinião.

Bronco Sport vs. Discovery Sport

 Bronco Sport vs. Discovery Sport: SUV da Ford será rival do modelo da Land Rover
Legenda: Bronco Sport vs. Discovery Sport: SUV da Ford será rival do modelo da Land Rover
Crédito: Divulgação

"Mas um SUV da Ford não pode disputar mercado contra um modelo da Land Rover", poderão dizer os fãs mais tradicionais da marca britânica. Mas a resposta está no mercado: se um carro tem o mesmo tamanho, preço parecido e, digamos, a mesma lista de equipamentos (ou até mais completa, como já vimos em muitos casos), por que ele não pode ser considerado?

O Bronco Sport promete oferecer uma série de recursos que as versões mais completas do Discovery Sport não têm - justamente por ser um projeto mais novo e moderno. Em relação aos preços, espere por algo entre R$ 240 mil e R$ 250 mil para o carro da Ford - o Discovery começa em R$ 290 mil - na versão S, de entrada, com motor flex - e chega a R$ 370 mil na mais cara com motor a diesel.

Só que o modelo da Land Rover tem como diferencial a opção de oferecer sete lugares, algo que não existe no Bronco. Mas é só isso. Então é possível, sim, imaginar que o cliente que olha hoje para o Discovery Sport mais barato, com motor flexível, pode considerar o Bronco Sport em um futuro próximo - o carro chega oficialmente ao mercado no próximo dia 20 de maio.

Thumbnail Broncosport 4
Ford Bronco Sport quer ser opção "lameira" mais interessante financeiramente que o Discovery Sport
Crédito: Divulgação

Motor 2.0 turbo, câmbio A/T e tração 4x4

Ambos são equipados com motor 2.0 turbo - o Bronco vai beber somente gasolina para entregar 240 cv e 38 kgf.m de torque; o Discovery, por sua vez, consome etanol e gasolina e pode render até 249 cv e 37,2 kgf.m com ambos os combustíveis. No Ford, o câmbio automático tem oito marchas. No Land Rover, são nove.

A dupla também tem ótimo desempenho no quesito fora-de-estrada (o Discovery já comprovamos que tem, enquanto o Ford, por ora, ainda só promete oferecê-lo) graças ao sistema de tração nas quatro rodas com recurso de bloqueio do diferencial traseiro e modos de terrenos diferentes - o carro da Ford terá um sistema que chama Goat Modes, enquanto o Land Rover traz o tradicional Terrain Response.

Suspensões independentes na frente e atrás também fazem parte do catálogo dos dois, assim como bons ângulos de ataque, altura em relação ao solo e saída para uso mais extremo - o Bronco tem 30º de entrada, 22,3 cm de vão livre e 33º de saída, enquanto o Discovery vem com 25º, 21,1 cm e 30,2º, respectivamente.

Em termos de desempenho on-road, números também são próximos. O Bronco acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos cravados, de acordo com a Ford, e chega a 180 km/h. O Discovery Sport, por sua vez, faz a mesma arrancada em 7,6 segundos e pode chegar a 225 km/h. Até no consumo divulgado pelo Inmetro eles se parecem:

  • Bronco: 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com gasolina
  • Discovery: 7 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada com gasolina (4,1 km/l e 5,8 km/l com etanol)
  • Thumbnail Land Rover Discovery Sport 2020 1280 85
    Discovery Sport tem extrema capacidade off-road, como todo bom Land Rover. Mas pede quase R$ 300 mil
    Crédito: Divulgação

    Semi-autônomos e conectados

    Outro destaque oferecido pela dupla será a capacidade de condução semi-autônoma ofertada ao motorista graças a equipamentos de auxílio ativo. Tanto o Ford como o Land Rover terão assistente de permanência em faixa, sistema de frenagem autônoma de emergência, detectores de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro, entre outras funcionalidades.

    Em termos de conectividade, o Ford ainda fica um passo à frente por oferecer central com softwares mais modernos e atualizados, bem como toda a tecnologia de interação realizada por aplicativo - que no caso da marca americana, chama-se FordPass Connect. Internet à bordo também poderá ser oferecida. O Discovery, uma geração "atrás", ainda não dispõe de algo parecido.

    Thumbnail Ford Bronco Sport 2021 1280 17
    Ford Bronco Sport, mais moderno, terá recursos tecnológicos que ainda não existem no Discovery. Diferencial?
    Crédito: Divulgação

    O Bronco vem aí

    Em resumo, o Bronco terá proposta muito mais próxima à do Discovery Sport do que a do Volkswagen Tiguan R-Line, por exemplo, que tem perfil muito mais esportivo (apesar de também ser equipado com motor 2.0 turbo, câmbio automatizado e tração 4x4).

    É, portanto, um novo player de mercado que pode criar uma bela dúvida na cabeça de clientes com esse perfil. Obviamente, pelo preço, o Bronco também vai filar compradores de SUVs compactos de marcas premium, como Audi Q3, BMW X1, Mercedes-Benz GLA, Jaguar E-Pace e Volvo XC40, entre outros.

    Discovery Sport ainda deve demorar alguns anos para trocar de geração, mas é feito no Brasil
    Crédito: Divulgação
    Comentários