Vamos começar pelos valores. Um Chevrolet Onix zero km na versão de entrada custa, atualmente, a partir de R$ 58.590. Já um Joy básico sai por R$ 56.890. São menos de R$ 2 mil de diferença, mas uma distância financeira que pode pesar a favor da geração mais antiga, já que quem busca carro de entrada se preocupa com todo tipo de economia.
Quer um Onix? Venha ver nossas ofertas de seminovos!
Chevrolet Onix ou Joy: qual levar?
Agora que sabemos que o Joy é mais barato, vamos falar sobre os motores. Nessas configurações comparadas (1.0 MT no Onix de nova geração e no Joy), o motor é sempre 1.0, mesmo que diferentes de carro para carro. O Onix usa motor de três cilindros de até 82 cv e 10,6 kgf.m de torque; enquanto o Joy carrega o antigo SPE/4 de quatro cilindros, que rende até 80 cv e 10,6 kgf.m.Já as caixas de câmbio são as mesmas nas duas opções, manual de seis marchas. Essa diferença de idade dos motores quase não oferece alterações de comportamento e desempenho, mas tem reflexo direto no consumo de combustível, mesmo que o carro mais antigo tenha tanque com 10 litros a mais de capacidade (54 l no Joy contra 44 l no Onix). Vamos aos dados:
- Novo Onix: 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com etanol; 13,9 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada com gasolina.
- Joy: 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol; 12,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina.
Equipamentos
Agora vamos pôr na prancheta tudo que os carros conseguem oferecer em termos de equipamentos. O novo Onix, na parte de segurança, vem com seis airbags (frontais, laterais e dois de cortina); controle eletrônico de estabilidade e tração; regulagem de altura dos faróis; Isofix para fixação de cadeirinhas infantis; freios ABS e sistema de imobilização do motor.O Joy, por sua vez, tem oferta parecida de equipamentos, mas perde os controles eletrônicos de tração e estabilidade e só oferece os airbags duplos frontais.
Agora sobre os itens de conforto e conveniência, o novo Onix vem de série nessa versão de entrada com ar-condicionado; assistente de partida em rampa; chave canivete; computador de bordo; controlador de limite de velocidade; volante multifuncional; direção elétrica; painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas; vidros e travas elétricas com acionamento por "um toque", sistema anti-esmagamento e fechamento/abertura automáticos pela chave.
O Joy é menos equipado. Vem com chave canivete com abertura do porta-malas, ar-condicionado e direção elétrica, mas perde uma série de itens vistos no modelo mais caro. O painel de instrumentos, por exemplo, tem apenas o velocímetro com display digital - e não mais a tela de 3,5 polegadas. Há, pelo menos, travas e vidros elétricos, mas só nas portas dianteiras.
Por fim, em relação ao sistema de entretenimento, o novo Onix nessa versão vem com rádio AM/FM com reprodutor de MP3/WMA, conexão via Bluetooth e duas entradas USB, embora ambas sejam apenas para carregamento. Além disso, vem com um conjunto com quatro alto falantes, sendo dois dianteiros e dois tweeters traseiros.
O Joy, nessa versão, vem somente com preparação/fiação para instalação de rádio, portanto qualquer rádio ou sistema multimídia deve ser adquirido como opcional/acessório.
Espaço interno
Por fim, vamos destacar o espaço interno e o volume do porta-malas de cada um deles. O novo Onix é maior e mais espaçoso que o Joy, já que tem 4,16 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos contra 3,93 m e 2,53 m, respectivamente, do modelo de geração antiga.Isso significa também maior bagageiro? Não necessariamente. O novo Onix tem 275 l de capacidade, contra 289 litros do Joy - diferença mínima, mas que pode decidir uma compra.
Conclusão
Em resumo, o novo Onix é um carro de projeto mais novo, maior, mais moderno, mais econômico e também mais bem equipado que o Joy, que só "venceu" um quesito nesse duelo, o de "porta-malas", ainda que por diferença mínima. São duas ótimas alternativas, mas para públicos diferentes.O público do Joy é mais orientado pelo mercado de frotistas e de vendas diretas, empresas e locadoras, enquanto o do novo Onix é diretamente o de consumidores comuns e as tradicionais pessoas físicas. Se você tinha alguma dúvida entre qual comprar, esse comparativo pode ter resolvido seus problemas.
Comentários