Chevrolet Onix ou Joy? Qual a melhor compra atualmente?

Chevrolet Onix ou Joy: duas ótimas alternativas

Por valores próximos, versões de entrada do mesmo carro em gerações diferentes podem gerar dúvida. Qual é mais atraente?


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Chevrolet Onix ou Joy: duas ótimas alternativas
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Chevrolet Onix ou Joy? Muita gente que busca comprar o primeiro carro zero quilômetro olha para o modelo mais vendido do Brasil e se depara com essa dúvida: assinar o cheque e levar para casa a versão de entrada da novíssima geração do veículo, lançada em 2019, ou pagar um pouco menos pela geração antiga, agora chamada de Joy. Vem comigo que vamos te mostrar o que cada um tem de atraente.

Vamos começar pelos valores. Um Chevrolet Onix zero km na versão de entrada custa, atualmente, a partir de R$ 58.590. Já um Joy básico sai por R$ 56.890. São menos de R$ 2 mil de diferença, mas uma distância financeira que pode pesar a favor da geração mais antiga, já que quem busca carro de entrada se preocupa com todo tipo de economia.

Chevrolet Onix ou Joy: qual levar?

Agora que sabemos que o Joy é mais barato, vamos falar sobre os motores. Nessas configurações comparadas (1.0 MT no Onix de nova geração e no Joy), o motor é sempre 1.0, mesmo que diferentes de carro para carro. O Onix usa motor de três cilindros de até 82 cv e 10,6 kgf.m de torque; enquanto o Joy carrega o antigo SPE/4 de quatro cilindros, que rende até 80 cv e 10,6 kgf.m.

Já as caixas de câmbio são as mesmas nas duas opções, manual de seis marchas. Essa diferença de idade dos motores quase não oferece alterações de comportamento e desempenho, mas tem reflexo direto no consumo de combustível, mesmo que o carro mais antigo tenha tanque com 10 litros a  mais de capacidade (54 l no Joy contra 44 l no Onix). Vamos aos dados:

  • Novo Onix: 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com etanol; 13,9 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada com gasolina.
  • Joy: 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol; 12,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina.
  • Novo Onix 2020
    Novo Onix é mais econômico que o Joy, que tem motor mais antigo
    Crédito: Divulgação

    Equipamentos

    Agora vamos pôr na prancheta tudo que os carros conseguem oferecer em termos de equipamentos. O novo Onix, na parte de segurança, vem com seis airbags (frontais, laterais e dois de cortina); controle eletrônico de estabilidade e tração; regulagem de altura dos faróis; Isofix para fixação de cadeirinhas infantis; freios ABS e sistema de imobilização do motor.

    O Joy, por sua vez, tem oferta parecida de equipamentos, mas perde os controles eletrônicos de tração e estabilidade e só oferece os airbags duplos frontais.

    Agora sobre os itens de conforto e conveniência, o novo Onix vem de série nessa versão de entrada com ar-condicionado; assistente de partida em rampa; chave canivete; computador de bordo; controlador de limite de velocidade; volante multifuncional; direção elétrica; painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas; vidros e travas elétricas com acionamento por "um toque", sistema anti-esmagamento e fechamento/abertura automáticos pela chave.

    Chevrolet Joy
    Chevrolet Joy é o novo nome do antigo Onix, que segue à venda, mas tem mais cara de frotista
    Crédito: Divulgação

    O Joy é menos equipado. Vem com chave canivete com abertura do porta-malas, ar-condicionado e direção elétrica, mas perde uma série de itens vistos no modelo mais caro. O painel de instrumentos, por exemplo, tem apenas o velocímetro com display digital - e não mais a tela de 3,5 polegadas. Há, pelo menos, travas e vidros elétricos, mas só nas portas dianteiras.

    Por fim, em relação ao sistema de entretenimento, o novo Onix nessa versão vem com rádio AM/FM com reprodutor de MP3/WMA, conexão via Bluetooth e duas entradas USB, embora ambas sejam apenas para carregamento. Além disso, vem com um conjunto com quatro alto falantes, sendo dois dianteiros e dois tweeters traseiros.

    O Joy, nessa versão, vem somente com preparação/fiação para instalação de rádio, portanto qualquer rádio ou sistema multimídia deve ser adquirido como opcional/acessório.

    Espaço interno

    Por fim, vamos destacar o espaço interno e o volume do porta-malas de cada um deles. O novo Onix é maior e mais espaçoso que o Joy, já que tem 4,16 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos contra 3,93 m e 2,53 m, respectivamente, do modelo de geração antiga.

    Isso significa também maior bagageiro? Não necessariamente. O novo Onix tem 275 l de capacidade, contra 289 litros do Joy - diferença mínima, mas que pode decidir uma compra.

     Chevrolet Onix ou Joy? Qual a melhor compra atualmente? Encontre a resposta no texto!
    Legenda: Chevrolet Onix ou Joy? Qual a melhor compra atualmente? Encontre a resposta no texto!
    Crédito: Divulgação

    Conclusão

    Em resumo, o novo Onix é um carro de projeto mais novo, maior, mais moderno, mais econômico e também mais bem equipado que o Joy, que só "venceu" um quesito nesse duelo, o de "porta-malas", ainda que por diferença mínima. São duas ótimas alternativas, mas para públicos diferentes.

    O público do Joy é mais orientado pelo mercado de frotistas e de vendas diretas, empresas e locadoras, enquanto o do novo Onix é diretamente o de consumidores comuns e as tradicionais pessoas físicas. Se você tinha alguma dúvida entre qual comprar, esse comparativo pode ter resolvido seus problemas.

    Comentários