Chevrolet Onix Plus x Honda City

Chevrolet Onix Plus x Honda City: duelo de sedãs

Comparamos o três-volumes mais vendido do Brasil com a nova geração do modelo japonês que chegou cheio de tecnologia


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Neste duelo teremos: Chevrolet Onix Plus x Honda City. De um lado, o sedã mais vendido do Brasil e uma das referências do segmento, com muita tecnologia embarcada e conectividade. Do outro, o mais recente lançamento da categoria, que chegou no final do ano passado com pacote de equipamentos recheado e itens de assistência à condução.

Vale lembrar que, assim como todo comparativo aqui no WM1, nosso objetivo não é eleger vencedor, mas apontar características de cada um para que você decida com qual deles mais se identifica em uma eventual compra. Quer mais duelos como este? Deixe sua opinião e sugestão no campo de comentários, que fica no "pé" desta página.

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Chevrolet Onix Plus x Honda City

Quando falamos em sedãs desse porte, pensamos em alguns pontos principais: conforto/espaço interno, porta-malas e economia de combustível, certo? Só depois consideramos conjunto mecânico (em termos de desempenho), equipamentos, conectividade e acabamento, além de (infelizmente só aqui no fim) segurança. Pois vamos comparar um a um desses quesitos a partir de agora.

Para este duelo, escolhemos e rodamos com as duas versões topo de linha de cada modelo, que também são as mais equipadas e "preparadas": o Chevrolet Onix Plus Premier e o Honda City Touring.

 Chevrolet Onix Plus x Honda City: veja neste duelo qual é mais negócio para você
Chevrolet Onix Plus x Honda City
Legenda: Chevrolet Onix Plus x Honda City: veja neste duelo qual é mais negócio para você
Crédito: Webmotors
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Conforto, acabamento e espaço interno

Vamos começar pelo espaço e conforto para os ocupantes. O Onix Plus é muito bom nesse quesito, pelo bom espaço oferecido a cinco ocupantes (quatro com folga) e pelo acabamento bem acertado, embora já "datado" - o projeto já tem dois anos. O sedã da Chevrolet tem 4,47 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,60 m de entre-eixos.

O Honda responde com 4,55 m, 1,75 m, 1,48 m e os mesmos 2,60 m de entre-eixos, o que significa que o espaço interno do modelo de origem japonesa, pelo menos para quem senta atrás, é praticamente igual ao do Onix Plus - e isso é um ponto extremamente positivo. O acabamento é mais sóbrio e novo em termos de projeto, um dos pontos fortes para quem gosta.

Em termos de conforto, apesar de um belo "empate" por aqui, vale dizer que a posição  dos bancos do modelo da Chevrolet é mais inclinada ("deitada"), enquanto a do Honda é mais vertical, o que pode fazer com que os passageiros se cansem mais rápido.

Porta-malas

O fato de ter mais postura, como dito no parágrafo anterior, resulta em uma vantagem: o bagageiro maior. O Honda City de nova geração, feito no Brasil na fábrica da marca em Sumaré (SP), tem 519 litros de volume anunciado, enquanto o carro da Chevrolet produzido em Gravataí (RS) pode carregar 469 litros - exatos 50 l de diferença.

Consumo

Antes de falarmos sobre consumo, precisamos pontuar que o Honda City não tem motor turbo como seu rival. E isso pode ser fator determinante. O Onix usa um 1.0 turboflex de três cilindros em linha que rende 116 cv e 16,8 kgf.m de torque máximos (com etanol) aliado a uma caixa de câmbio automática de seis marchas.

O Honda, por sua vez, vem equipado com um novo motor 1.5 flex, aspirado, de quatro cilindros, que é capaz de entregar 126 cv e 15,8 kgf.m de torque - só que mais tardiamente, a 4.600 rpm, contra 2.000 giros do modelo da GM, o que pode influenciar diretamente no consumo, como veremos a seguir, assim como o câmbio, que no City é automático CVT com emulação de sete marchas.

Números oficiais: o Chevrolet faz 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol e 12 km/l e 15 km/l, respectivamente, com gasolina. Se o tanque (de 44 litros máximos) estiver cheio do combustível fóssil, o Onix consegue rodar até 660 quilômetros (autonomia máxima).

O Honda, de acordo com dados do Inmetro, faz 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol e 13,1 km/l e 15,2 km/l, respectivamente, com gasolina. Com os mesmos 44 litros de capacidade no tanque, a autonomia máxima é de 669 quilômetros. Com exceção do número de consumo na estrada com etanol, o City é mais econômico que o Onix Plus em todas as outras medições.

Equipamentos e conectividade

Neste quesito, vale sempre lembrar que o Onix Plus Premier vem com couro nos bancos e volante, ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento dianteiro e com chave presencial.

Mas seus grandes destaques, exclusivos, são o carregador de celular por indução no console, sistema de internet wi-fi para até sete pessoas, o OnStar com serviços de concierge, alerta de ponto cego e também o assistente de estacionamento automático, entre outros.

Mas além do aviso de presença no ponto cego, não há itens de segurança passiva como frenagem autônoma de emergência ou corretor de faixa em caso de escapadas, por exemplo.

O Honda City agora vem de série, em todas as versões, com central multimídia com tela de 8 polegadas que tem conexão sem fio com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay; câmera de ré; rodas de liga leve de 16" com sensor de pressão de cada pneu; faróis de neblina; e borboletas para trocas de marchas no volante.

Nessa configuração mais cara agrega os bancos de couro; painel com tela digital configurável de 7 polegadas; sensor de estacionamento traseiro; o LaneWatch, que aciona a câmera do retrovisor direito e mostra na tela da multimídia a imagem do ponto cego ao acionar a seta; faróis e lanternas em LED e sensor de estacionamento dianteiro, além do pacote de assistências de segurança chamado Honda Sensing.

O Honda Sensing transforma o City em um veículo praticamente semi-autônomo, pois é a junção do sistema de frenagem autônoma de emergência, do leitor de saída de faixa com centralização e correção no volante e do controle de cruzeiro adaptativo (ACC), além de também incluir o ajuste automático do farol alto.

Segurança

Por fim, vale lembrar que em termos de segurança o Onix Plus levou 5 estrelas para adultos e crianças no Latin NCAP e que esta nova geração do City ainda não foi testada, mas passou a contar com os (agora obrigatórios) controles eletrônicos de tração e estabilidade.

O Onix tem seis airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina) e engates padrões Isofix e Top Tether. O City a mesma coisa: desde a versão EX, de entrada, o modelo da marca japonesa vem com as mesmas seis bolsas, Isofix e Top Tether.

E aí, qual deles combina mais com você? Vale lembrar que aqui no WM1 nós decidimos parar de considerar o design como elemento de comparação, até porque gosto não se discute.

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