Corolla Hybrid x Kia Stonic

Corolla Hybrid x Kia Stonic: híbridos mais baratos

Comparamos os dois modelos híbridos mais baratos de nosso mercado e apontamos virtudes e vacilos de cada um deles


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Não, nós não ficamos loucos por comparar um sedã a um crossover. Veja bem: esse duelo tem total sentido, afinal falamos dos dois carros híbridos zero km mais baratos do nosso mercado. O Corolla Hybrid, hoje em dia, custa a partir de R$ 171.590; o Kia Stonic, por sua vez, chega ao Brasil por R$ 149.990. Mas qual deles se encaixa melhor no que você procura?

Vale lembrar que, assim como todo comparativo aqui no WM1, nosso objetivo não é eleger vencedor, mas apontar características de cada um para que você decida com qual deles mais se identifica. Quer mais duelos como este? Deixe sua opinião e sugestão no campo de comentários, no "pé" desta página.

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Como são os carros híbridos mais baratos do Brasil

Quando falamos em híbridos, pensamos em economia de combustível e conforto, certo? Portanto nós vamos considerar alguns quesitos nesse duelo, como conjunto mecânico (desempenho e consumo); espaço interno e porta-malas. segurança e nível de tecnologia/equipamentos.

 Toyota Corolla Hybrid e Kia Stonic são, hoje, os carros híbridos mais baratos do nosso mercado
Corolla Hybrid x Kia Stonic
Legenda: Toyota Corolla Hybrid e Kia Stonic são, hoje, os carros híbridos mais baratos do nosso mercado
Crédito: Divulgação
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Motor, câmbio e consumo

Vamos começar com os dados técnicos. O Toyota Corolla Hybrid é movido por um conjunto que une um motor 1.8 flex a combustão a outros dois propulsores elétricos, que juntos conseguem render 122 cv e 16,6 kgf.m de torque - o motor a combustão, sozinho, tem 101 cv e 14,5 kgf.m de torque com etanol. Quem comanda esse conjunto é um câmbio automático do tipo CVT.

Desempenho não é seu ponto forte (0-100 km/h em 12 segundos e velocidade máxima de 170 km/h), mas o consumo é: 10,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol e 16,3 km/l e 14,5 km/l, respectivamente, com gasolina - sim, os números são melhores na cidade, afinal é no ciclo urbano onde o motor elétrico mais entra em ação.

O Stonic por sua vez é equipado com um motor 1.0 turbo GDi da família Kappa, 3 cilindros, diretamente ligado a um elétrico, capazes de entregar 120 cv e 20,4 kgf.m de torque - sempre com gasolina, único combustível que consome. Tem câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, que faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e atingir 185 km/h de velocidade máxima.

Dados oficiais de consumo mostram também que o modelo da Kia consegue ter números bastante atraentes, de 13,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada - que, apesar de bons, não são melhores que os do Corolla quando movido pelo mesmo combustível. Resumo da ópera: o Stonic é mais esperto e tem mais torque, mas o Corolla é menos gastão.

Espaço interno e porta-malas

Se esse quesito for prioridade para você, saiba que quase não há comparação, afinal o Corolla é um sedã médio com 2,70 m de entre-eixos e 470 litros de capacidade no porta-malas, enquanto o Stonic é um crossover compacto com 2,58 m de entre-eixos e 325 litros de volume.

O modelo da Toyota tem muito mais espaço tanto na parte traseira como no bagageiro. São 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,46 m de altura. Já o modelo da Kia é um pouco menor que um Volkswagen Nivus - ele tem 4,14 m de comprimento, 1,76 m de largura e 1,52 m de altura. Até agora, portanto, se você quer um carro econômico e espaçoso, o Corolla é mais negócio. Mas é mais caro...

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Kia Stonic chegou ao Brasil no final de 2021 como único SUV compacto híbrido do país. Custa R$ 149.990
Crédito: Divulgação
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Equipamentos

Ambos têm farta lista de equipamentos. O Corolla Hybrid, por exemplo, é oferecido somente na configuração de acabamento Altis, a mais "completaça" de sua linha.

O carro da Toyota vem de série com sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista) - em todas as versões, diga-se -, controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema Isofix para fixação da cadeirinha infantis; quatro modos de condução e o pacote Toyota Safety Sense (TSS), formado pelos sistemas de pré-colisão frontal, alerta de mudança de faixa, faróis altos automáticos e o ACC.

Fora isso, como um sedã médio de mais de R$ 170 mil, obviamente vem equipado com direção elétrica; ar-condicionado; faróis e lanternas em LED; câmera de ré; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; vidros e travas elétricos; chave presencial; botão de partida; bancos de couro e central multimídia com conexão via CarPlay e Android Auto.

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Crédito: Divulgação
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O Stonic vem com lista de equipamentos bem completa, como de praxe em carros da Kia. Por dentro, vem com tela multimídia flutuante de oito polegadas com CarPlay e Android Auto por cabo; quadro de instrumentos analógico com tela colorida no centro do cluster, onde fica o computador de bordo; e sistema com três modos de condução (Eco, Normal e Sport).

O crossover também tem, claro, uma série de itens que um carro de R$ 150 mil precisa ter - como direção elétrica; ar-condicionado; vidros e travas elétricos; coluna de direção e banco do motorista com ajuste de altura, entre outros.

Na parte de segurança, vem com seis airbags; piloto automático; freios a disco nas quatro rodas; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; assistente de partida em rampa; sistema de vetorização de torque; controles eletrônicos de tração e estabilidade; rodas de liga leve de 17 polegadas e ganchos Isofix para cadeiras infantis.

E qual é o melhor dos dois carros híbridos?

Resumo: há evidentemente um certo nivelamento na lista de equipamentos dos carros híbridos mais baratos do Brasil. Mas o Corolla se mostra mais espaçoso e econômico para quem almeja prioritariamente esses dois requisitos na busca por um carro híbrido zero km. E isso pode ser o grande diferencial desse comparativo. Mas no preço o Stonic leva a melhor.

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