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Fiat Argo HGT x Chevrolet Onix RS: tem pimenta?

Versões de visual esportivado dos hatches das marcas italiana e estadunidense se enfrentam no nosso comparativo virtual

por Marcus Celestino

Ah, os hot hatches. Como não se lembrar de clássicos como 205 GTi e Gol GTI? Estes são apenas dois de muitos pimentinhas que agraciaram nossas humildes vidas de petrolheads. No entanto, de uns anos para cá (hoje, aliás, nem é novidade) as montadoras têm lançado compactos com plumas, paetês e pouco tempero. Fiat Argo HGT e Chevrolet Onix RS são dois bons exemplos, e ambos com visual bem legal.
Os hatches de visual esportivado, claro, têm seus predicados. Mas será que fazem jus aos apimentados de outrora? Colocamos os dois frente a frente em nosso comparativo virtual para  responder essa questão e dizer também quem leva a melhor.
Mas antes vamos aos preços dos dois modelos que estão no ringue. O Fiat Argo HGT tem preço sugerido de pouco mais de R$ 85 mil. Já o Chevrolet Onix RS é comercializado por quase R$ 83 mil.

Visual de Fiat Argo HGT e Chevrolet Onix RS

Tanto Argo HGT quanto Onix RS seguem à risca a receita dos hatches de visual esportivado. O que, vale destacar, no caso dos dois, é até legal.
O Onix RS toma como base a versão LT. A configuração, lançada em setembro, tem faróis e lanternas escurecidos, para-choques exclusivos e rodas aro 16" pintadas de preto - uma modinha automotiva que está em alta. Retrovisores e teto também têm pintura em preto.

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Já o Argo HGT nasceu com base no pacote Precision. Hoje, responde pela versão de topo da linha, conforme já falamos aqui no WM1 na reportagem sobre o teste que realizamos com o modelo. A versão tem como diferenciais as rodas de 17’’ pintadas de preto (claro!), molduras nas caixas de roda e faróis de neblina.
A capa dos retrovisores vem na cor cinza. Caso o cliente queira pintura bicolor, terá de gastar uma graninha - já que se trata de opcional.

Dinâmica

Como a gente disse no tópico anterior, Fiat Argo HGT e Chevrolet Onix RS seguem a receita dos hatches esportivados com primor. E o que isso significa? O trato é só no visual. Não há modificações mecânicas — à exceção do acerto diferenciado da suspensão do HGT.
O Onix RS vem com o conhecido motor 1.0 turbo de três cilindros de 116 cv, sempre acompanhado da transmissão automática de seis velocidades.
Não há sobra de potência, mas o conjunto, vale frisar, é eficiente. De acordo com os dados do Inmetro, o Onix 1.0 turbo tem médias de 14,4 km/l na estrada e 10,1 km/l na cidade quando abastecido com gasolina.

O Argo HGT é colocado em movimento com facilidade com esse motor 1.8 de 139 cv e 19,2 kgf.m de torque quando abastecido com etanol. O motor casa com câmbio automático de seis velocidades.
O consumo fica acima da média. Tanto que o carro recebeu nota E para o segmento no programa de etiquetagem veicular do Inmetro. As configurações do Argo com motor 1.0 e 1.3 são mais eficientes.

Itens de segurança e conforto

O Chevrolet Onix RS tem central multimídia com tela de 8’’ e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, seis airbags, controles de estabilidade e tração, entre outros.
O Argo HGT, por sua vez, dispõe de câmera de ré, ar-condicionado digital, sensor de chuva crepuscular, retrovisor eletrônico e piloto automático. Isso faz parte de pacote opcional, que pode custar quase R$ 5 mil. Side bags dianteiros também são opcionais, e saem por cerca de R$ 2,7 mil.

Conclusão

O Fiat Argo HGT leva ligeira vantagem na lista de equipamentos, já que o Chevrolet Onix RS, assim como toda a linha, passou por um corte de itens de série. No entanto, bom frisar, quase tudo de legal que o HGT pode ter é opcional. E custa caro.
Embora tenham a mesma proposta, o Onix RS tem preço mais em conta e melhor oferta de itens de segurança e conforto mais “fechada”.

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