O Fiat Argo HGT nasceu tomando como base o pacote Precision. À configuração, acrescentava plumas e paetês que davam ao hatchback estética mais nervosa. Hoje, no entanto, a HGT responde pela versão de topo do modelo.
Na linha 2021, a configuração com visual esportivado incorporou algumas pequenas mudanças aos seus já notórios predicados em termos de design. Mas já te adianto: se você espera um motor turbo, pode ir esquecer.
O Fiat Argo HGT 2021 tem preço sugerido de mais de R$ 83 mil, mas pode passar dos R$ 93 mil com os opcionais. Essa versão, como citado, representa o topo da linha, que ainda tem mais cinco configurações.
O Argo HGT tem como diferenciais as rodas esportivas de 17’’ pintadas de preto, molduras nas caixas de roda e faróis de neblina. O hatch, assim como toda a linha, ganhou ainda o Logo Script e a Fiat Flag na grade frontal.
O Argo HGT tem ainda capa dos retrovisores na cor cinza e pintura bicolor. Vale ressaltar que essa pintura faz parte de kit opcional, que custa R$ 1.037.
A versão dispõe também de spoiler traseiro e tem escapamento que faz jus à pegada esportiva. O visual, como um todo, é muito harmonioso e, de fato, dá ao carro uma pegada mais nervosa.
Importante também destacar que o hatch tem sensores de presença instalados nas maçanetas dianteiras externas. Cortesia do Keyless entry’n’go, ou, para não gastar o inglês, chave presencial.
O interior do Argo HGT tem tons mais escuros – com teto e outros elementos que evidenciam a proposta de visual esportivado que a Fiat propõe.
O acabamento é interessante. Os bancos têm bom revestimento em couro (que também faz parte de pacote opcional). As peças têm bom encaixe e há certo esmero. A Fiat trabalhou bem com texturas diferentes, agradáveis ao toque, tanto no painel quanto nas portas.
O grande destaque do pacote do hatch é a central multimídia Uconnect de sete polegadas, que tem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
É uma das melhores do mercado, responsiva e fácil de usar. Só que, importante frisar, essa central está disponível desde a versão Drive 1.0.
Além da central Uconnect, o modelo tem câmera de ré, ar-condicionado digital, sensor de chuva crepuscular, retrovisor eletrônico e piloto automático.
O hatch dispõe ainda de sobretapetes em carpete, aletas para trocas manuais, retrovisores externos com rebatimento elétrico e side bags dianteiros. Mas tudo isso faz parte de pacote opcional nada democrático que custa quase R$ 5 mil. Os side bags, por sua vez, saem por quase R$ 2,7 mil.
O Argo é um hatchback que deveria oferecer mais espaço aos passageiros do banco traseiro. É até adequado, mas fica devendo.
Três adultos atrás vão apertados, mas isso é praticamente um padrão para o segmento. Além disso, o banco traseiro do Argo, embora dê encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, poderia ser um pouco mais alto.
O porta-malas também não é lá essas coisas. São apenas 300 litros, o que o deixa ali junto de Volkswagen Polo e Hyundai HB20.
O Argo é colocado em movimento com facilidade com esse motor 1.8 de 139 cv e 19,2 kgf.m de torque quando abastecido com etanol. Bom frisar que o propulsor usa corrente ao invés de correia.
O motor casa com câmbio automático de seis velocidades. As trocas podem ser feitas nas borboletas que ficam atrás do volante. O problema é que, embora capaz, o conjunto não é lá muito empolgante. Vale dizer que o Argo deve abandonar esse motor 1.8 para adotar o 1.0 turbo a partir de 2022.
O volante tem boa pega, os pedais são bem posicionados e a suspensão é bem calibrada e filtra bem as imperfeições do solo. O Argo HGT é firme em curvas, com inclinação mínima da carroceria.
Já o consumo fica abaixo da média. Tanto que o carro recebeu nota E para o segmento no programa de etiquetagem veicular do Inmetro. As configurações com motor 1.0 e 1.3 são mais eficientes.
No seguro, pela simulação no AutoCompara, a menor cotação para o Fiat Argo HGT 2021 ficou em R$ 2.461,19, com franquia de R$ 3.206,50. O perfil é masculino, 35 anos e morador da Zona Sul da cidade de São Paulo.
FIAT - ARGO - 2020 |
1.8 E.TORQ FLEX HGT AT6 |
R$ 72490 |
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