Um dos lançamentos mais importantes para a Stellantis no Brasil, o Jeep Renegade 2022 equipado com o novo motor GSE 1.3 turboflex, apresentado na semana passada, tem um papel importante na consolidação da empresa no topo das vendas de SUVs compactos – Renegade e Compass foram os utilitários mais vendidos no país em 2021.

No entanto, o reposicionamento de versões do Renegade o colocou na mesma faixa de preços do Fiat Pulse Impetus, outro importante produto da Stellantis no mercado brasileiro. Diante desse embate, qual deles é o melhor negócio: Jeep Renegade de entrada ou Fiat Pulse topo de linha?
O Jeep Renegade Sport T270 parte de R$ 123.990, sem contar opcionais e pinturas metálicas ou perolizadas. São apenas R$ 500 a mais que o Fiat Pulse Impetus T200, que tem preço inicial de R$ 123.490.
O Jeep Renegade mede 4,27 metros de comprimento, 1,70 m de altura, 1,80 m de largura e 2,57 m de distância entre-eixos. O porta-malas do Jeep acomoda 320 litros de bagagem.
Baseado na plataforma do Argo, o Fiat Pulse é menor que o Jeep: 4,10 m de comprimento, 1,58 m de altura, 1,77 m de largura e 2,53 m de entre-eixos. Mas o seu porta-malas tem 50 litros a mais que o do Renegade: são 370 litros.
Na linha 2022, todas as versões do Renegade passaram a ser equipadas somente com o novo motor GSE 1.3 turboflex de quatro cilindros, que estreou no ano passado nos Jeep Compass e Commander e na picape Fiat Toro. O propulsor dotado de injeção direta entrega até 185 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque, sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas.
O Fiat Pulse Impetus T200, por sua vez, é movido pelo Firefly 1.0 turboflex de três cilindros de 130 cv e 20,4 kgf.m, também dotado de injeção direta. O câmbio é automático CVT com simulação de sete velocidades.
De acordo com os dados de fábrica, o Renegade 1.3 turboflex acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h.
O consumo declarado pelo Inmetro é de 7,7 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, o Jeep faz 9,1 km/l com etanol e 12,8 km/l quando abastecido com gasolina. De posse desses números, o seu tanque de 55 litros tem autonomia rodoviária de até 704 km com gasolina.
Já o Pulse Impetus precisa de 9,4 segundos para atingir os 100 km/h e alcança os 189 km/h de velocidade final.
No entanto, o Fiat leva vantagem no menor consumo de combustível: 8,5 km/l (etanol) ou 12 km/l (gasolina) na cidade e 10,2 km/l (etanol) e 14,6 km/l (gasolina) na estrada. O seu tanque de 47 litros permite rodar até 686 km, de acordo com as medições do Inmetro.
Embora seja equipado com um pacote de assistências de condução, como frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa, o Fiat Pulse Impetus conta apenas com os airbags frontais e laterais. O Renegade sai de fábrica com seis airbags em todas as versões 4x2 (sete nas 4x4), com o acréscimo das duas bolsas infláveis de cortina.
O Fiat ainda tem comutação automática do farol alto e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. O Jeep, por sua vez, é dotado de freios a disco nas quatro rodas, enquanto o Pulse tem tambores nas rodas traseiras.
Em termos de conforto e conveniência, todas as versões do Pulse contam com ar-condicionado automático digital, mas no Renegade Sport o climatizador é manual. A configuração mais completa do Pulse ainda traz sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno antiofuscante, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, carregador de celular por indução e rebatimento elétrico dos retrovisores. Já o Renegade Sport conta com faróis full LED.
O Fiat Pulse Impetus também é equipado com o painel digital de 7 polegadas presente nas versões mais caras do Renegade. Na versão Sport, o Jeep conta com velocímetro e conta-giros analógicos.
No Fiat, a central multimídia também é mais sofisticada, com tela de 10,1” (a mesma usada no Compass e no Commander). No Renegade Sport, o equipamento é de 7” (ou 8,4” a partir da versão Longitude 4x2). Entretanto, ambos contam com conexão sem fio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.
O Fiat Pulse pode receber, como opcional de R$ 2.700, o Connect////Me, que acessa serviços por meio do smartphone, faz integração com a assistente virtual Alexa da Amazon e ainda fornece internet sem fio 4G aos dispositivos dos ocupantes do veículo.
O Jeep Renegade chegou a ter serviço semelhante com a plataforma Adventure Intelligence, que ainda não está disponível na linha 2022.
O Fiat Pulse Impetus é mais completo, traz uma multimídia mais moderna e assistentes de condução, mas não deixa de ser um carro derivado de um compacto de categoria inferior à do Jeep.
Já o Renegade Sport foi concebido de uma arquitetura de SUV, que proporciona uma cabine mais espaçosa e robusta. Além disso, já sai de fábrica com itens de segurança mais relevantes, sem falar no motor mais potente.



Email enviado com sucesso!