Pulse X Renegade Abre

Pulse Impetus x Renegade Sport: qual escolher?

Fiat completo e Jeep de entrada custam por volta de R$ 123 mil, mas têm diferenças de motor e equipamentos


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Pulse Impetus x Renegade Sport: qual escolher?
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Um dos lançamentos mais importantes para a Stellantis no Brasil, o Jeep Renegade 2022 equipado com o novo motor GSE 1.3 turboflex, apresentado na semana passada, tem um papel importante na consolidação da empresa no topo das vendas de SUVs compactos – Renegade e Compass foram os utilitários mais vendidos no país em 2021.

Jeep Renegade Sport (2)
O novo Jeep Renegade foi apresentado na semana passada
Crédito: Divulgação
toggle button

No entanto, o reposicionamento de versões do Renegade o colocou na mesma faixa de preços do Fiat Pulse Impetus, outro importante produto da Stellantis no mercado brasileiro. Diante desse embate, qual deles é o melhor negócio: Jeep Renegade de entrada ou Fiat Pulse topo de linha?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Jeep Renegade x Fiat Pulse

Preços

Jeep Renegade Sport T270 parte de R$ 123.990, sem contar opcionais e pinturas metálicas ou perolizadas. São apenas R$ 500 a mais que o Fiat Pulse Impetus T200, que tem preço inicial de R$ 123.490.

Fiat Pulse topo de linha é pouco mais barato do que a versão de entrada do Jeep Renegade
Crédito: Divulgação
toggle button

Dimensões

Jeep Renegade mede 4,27 metros de comprimento, 1,70 m de altura, 1,80 m de largura e 2,57 m de distância entre-eixos. O porta-malas do Jeep acomoda 320 litros de bagagem.

Baseado na plataforma do Argo, o Fiat Pulse é menor que o Jeep: 4,10 m de comprimento, 1,58 m de altura, 1,77 m de largura e 2,53 m de entre-eixos. Mas o seu porta-malas tem 50 litros a mais que o do Renegade: são 370 litros.

Motorização

Na linha 2022, todas as versões do Renegade passaram a ser equipadas somente com o novo motor GSE 1.3 turboflex de quatro cilindros, que estreou no ano passado nos Jeep Compass e Commander e na picape Fiat Toro. O propulsor dotado de injeção direta entrega até 185 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque, sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas.

Jeep Renegade Sport é empurrado pelo motor GSE 1.3 turboflex e entrega 185 cv de potência
Crédito: Divulgação
toggle button

O Fiat Pulse Impetus T200, por sua vez, é movido pelo Firefly 1.0 turboflex de três cilindros de 130 cv e 20,4 kgf.m, também dotado de injeção direta. O câmbio é automático CVT com simulação de sete velocidades.

Desempenho e consumo

De acordo com os dados de fábrica, o Renegade 1.3 turboflex acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h.

consumo declarado pelo Inmetro é de 7,7 km/l com etanol e 11 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, o Jeep faz 9,1 km/l com etanol e 12,8 km/l quando abastecido com gasolina. De posse desses números, o seu tanque de 55 litros tem autonomia rodoviária de até 704 km com gasolina.

Já o Pulse Impetus precisa de 9,4 segundos para atingir os 100 km/h e alcança os 189 km/h de velocidade final.

No entanto, o Fiat leva vantagem no menor consumo de combustível:  8,5 km/l (etanol) ou 12 km/l (gasolina) na cidade e 10,2 km/l (etanol) e 14,6 km/l (gasolina) na estrada. O seu tanque de 47 litros permite rodar até 686 km, de acordo com as medições do Inmetro.

Fiat Pulse Impetus apresenta consumo de 12 km/l na cidade quando abastecido com gasolina
Crédito: Divulgação
toggle button

Equipamentos de série

Embora seja equipado com um pacote de assistências de condução, como frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa, o Fiat Pulse Impetus conta apenas com os airbags frontais e laterais. O Renegade sai de fábrica com seis airbags em todas as versões 4x2 (sete nas 4x4), com o acréscimo das duas bolsas infláveis de cortina.

O Fiat ainda tem comutação automática do farol alto e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. O Jeep, por sua vez, é dotado de freios a disco nas quatro rodas, enquanto o Pulse tem tambores nas rodas traseiras.

Fiat Pulse Impetus é equipado com central multimídia com tela de 10,1 polegadas
Crédito: Divulgação
toggle button

Em termos de conforto e conveniência, todas as versões do Pulse contam com ar-condicionado automático digital, mas no Renegade Sport o climatizador é manual. A configuração mais completa do Pulse ainda traz sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno antiofuscante, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, carregador de celular por indução e rebatimento elétrico dos retrovisores. Já o Renegade Sport conta com faróis full LED.

Fiat Pulse Impetus também é equipado com o painel digital de 7 polegadas presente nas versões mais caras do Renegade. Na versão Sport, o Jeep conta com velocímetro e conta-giros analógicos.

No Fiat, a central multimídia também é mais sofisticada, com tela de 10,1” (a mesma usada no Compass e no Commander). No Renegade Sport, o equipamento é de 7” (ou 8,4” a partir da versão Longitude 4x2). Entretanto, ambos contam com conexão sem fio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

A central multimídia do Jeep Renegade Sport tem tela de 7 polegadas
Crédito: Divulgação
toggle button

Fiat Pulse pode receber, como opcional de R$ 2.700, o Connect////Me, que acessa serviços por meio do smartphone, faz integração com a assistente virtual Alexa da Amazon e ainda fornece internet sem fio 4G aos dispositivos dos ocupantes do veículo.

Jeep Renegade chegou a ter serviço semelhante com a plataforma Adventure Intelligence, que ainda não está disponível na linha 2022.

Conclusão

Fiat Pulse Impetus é mais completo, traz uma multimídia mais moderna e assistentes de condução, mas não deixa de ser um carro derivado de um compacto de categoria inferior à do Jeep.

Já o Renegade Sport foi concebido de uma arquitetura de SUV, que proporciona uma cabine mais espaçosa e robusta. Além disso, já sai de fábrica com itens de segurança mais relevantes, sem falar no motor mais potente.

Comentários
Wid badge