Nissan Magnite

Mercado terá "nova" categoria de SUVs pequenos

Montadoras investem em projetos para um novo segmento: menores que os utilitários compactos, mas maiores que os hatches


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O mercado brasileiro passa por uma transformação. Devido à preferência mundial do consumidor por SUVs e picapes, uma nova categoria de automóveis está em desenvolvimento. Por já existirem os utilitários compactos - como por exemplo Jeep Renegade, Honda HR-V, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross -, nós do WM1 decidimos nominar este novo segmento como o de SUVs pequenos.

Explico: esses modelos são ainda menores que os tradicionais SUVs compactos, mas grandes o suficiente para serem posicionados acima dos hatches. Atualmente, três modelos vendidos no Brasil conseguem ser enquadrados nessa categoria: Volkswagen Nivus (abaixo do T-Cross), Honda WR-V (menor que HR-V) e Chery Tiggo 2. Neste comparativo, vamos dizer quais outros modelos vêm por aí.

Essa nova fatia do mercado vai disputar clientes que hoje encontram como opção o trio de carros de Volkswagen, Honda e Caoa Chery e algumas versões aventureiras de hatches conhecidos, como Fiat Argo Trekking, Hyundai HB20X e Toyota Yaris X-Way - três exemplos de modelos que podem deixar de existir para dar lugar a um novo player no mercado.

Os futuros SUVs pequenos

1. Fiat Argo SUV

A Fiat prepara um SUV pequeno feito sobre a plataforma do Argo, estimado para ser lançado no primeiro semestre do ano que vem. O modelo terá visual atualizado, com design frontal parecido com o da Fiat Strada, e será o responsável por estrear o motor 1.3 Firefly turbo - que também será o propulsor dos SUVs de entrada da Jeep, embora com outra denominação.

O SUV do Argo será feito em Betim (MG), ao lado do hatch, só que ainda não tem nome - só um código provisório, conhecido internamente como "projeto 363". Ele terá algo próximo de 4,10 metros de comprimento, 1,54 m de altura e 1,76 m de largura (10 cm mais comprido, 4 cm mais alto e 3,6 cm mais largo que o Argo), e seu entre-eixos será maior.

Quando chega: primeiro semestre de 2021.

Quanto pode custar: entre o preço máximo do Argo (versão HGT, de R$ 74.990) e preço mínimo comercial do Renegade (versão Sport, de R$ 94.890).

SUV do Fiat Argo
SUV do Argo será pequeno e visualmente deve ter inspiração no desenho frontal da picape Strada
Crédito: Rafael Schmidt/CarangosPB

2. Nissan Magnite

Outro rival de Nivus, Tiggo 2, WR-V e do futuro SUV do Argo será o Nissan Magnite, uma espécie de "mini-Kicks" que deve chegar ao nosso mercado, com fabricação local (em Resende, no RJ), em 2022. Sua estratégia será clara: ocupar o lugar do March (que não deverá ter nova geração por aqui enquanto o dólar estiver acima de R$ 5) e conquistar clientes que ainda não têm poder aquisitivo para assinar o cheque e levar um SUV compacto para a garagem.

Com projeto de origem indiana, o Magnite (de pronúncia "Maguinaite") é um crossover concebido pela Datsun (uma das marcas da Nissan). Seu nome vem da fusão das palavras "Magnetic" e "Ignite" - ou "magnético" e "aceso", na tradução literal. Serão duas opções de motor de três cilindros, ambas de 1,0 litro: o primeiro, aspirado, tem 72 cv; o segundo, com turbo, tem 95 cv. Câmbio CVT.

Quando chega: começo de 2022.

Quanto pode custar: entre R$ 70 mil e o preço mínimo comercial do Kicks (versão S, de R$ 85.990).

Nissan Magnite Flagra
Nissan Magnite foi visto quase sem camuflagem durante teste por ruas indianas
Crédito: Reprodução/MotorBeam

3. Hyundai Venue

Um SUV abaixo do Creta é uma das possibilidades que a Hyundai estuda para ocupar o lugar no mercado hoje preenchido pelo HB20X - eles poderiam até conviver com propostas diferentes, mas o provável é que o novo modelo chegue para aposentar a versão aventureira do hatch compacto.

O Venue já roda em testes na América do Sul, por ruas argentinas. Robusto e mais alto que o HB20X, embora pequeno para um SUV, ele tem 3,99 metros de comprimento e desenho alinhado ao atual DNA estético global da empresa sul-coreana. Os motores, por aqui, poderiam ser os mesmos da linha HB20: 1.6 aspirado, de 130 cv, ou 1.0 turbo de 120 cv. Câmbio manual ou automático de seis marchas.

Quando chega: segundo semestre de 2021.

Quanto pode custar: os mesmos valores do HB20X, entre R$ 65.590 e R$ 79.590.

Hyundai Venue de frente na cor preta em um deserto com faróis bem finos e luzes de neblina quadradas e grandes e grade com nichos retangulares
Hyundai Venue foi o carro escolhido pela empresa para estrear o câmbio iMT, na Índia
Crédito: Divulgação

4. Chevrolet Groove

Outra marca que estuda o projeto de um SUV pequeno para essa "nova categoria" é a Chevrolet, que hoje tem o Tracker como primeiro utilitário em seu line-up no Brasil. O Groove é o favorito a ocupar esse posto. Ele é feito sobre a plataforma do Sail 3, na China, e chegaria ao nosso país para assumir a posição deixada pelo falecido Onix Activ.

Na China, aliás, o Groove é feito em parceria com uma marca local chamada Baojun, por isso manteve diversos componentes do SUV chinês de baixo custo. Ele tem 4,22 m de comprimento, 1,74 m de largura e 1,62 m de altura (portanto menor que os 4,27 m, 1,79 m e 1,62 m do Tracker nacional). O entre-eixos é de 2,55 m e o motor é 1.5 aspirado de 105 cv e 13,8 kgf.m de torque.

Quando chega: 2022.

Quanto pode custar: entre os valores do Onix mais caro (R$ 78.690) e do Tracker intermediário (R$ 97.290).

Chevrolet Groove pode chegar ao Brasil nos próximos anos para assumir a vaga do Onix Activ
Crédito: Reprodução

5. Ford BX755

A Ford tem um projeto de "mini-EcoSport" conhecido como "BX755". Em sua concepção, o modelo será desenvolvido para disputar mercado contra o Nivus - enquanto o EcoSport existe para concorrer com o T-Cross. Com base na plataforma B (a mesma do Ka), deve ser feito em Camaçari (BA) e pode chegar ao nosso mercado em 2022, um ano depois da estreia do novo Eco (previsto para 2021).

Ainda sem nome, o projeto BX755 será global. Ele deve ganhar corpo no Brasil, mas ser vendido também na China, Índia e até na Europa. Por aqui, deverá ter motor 1.5 turbo da família Dragon e ocupar a lacuna do mercado hoje ocupada pelo Ka Freestyle.

Quando chega: 2022.

Quanto pode custar: o mesmo que o do Ka Freestyle mais caro (a partir de R$ 68.490).

Projeto de mini-Ecosport chegaria ao Brasil só em 2022, depois da atualização do Eco
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

6. Renault Kiger

Até a Renault, que já tem um modelo abaixo de seu SUV compacto (o Duster, que é posicionado sob o Captur), pode ter um novo carro para essa faixa de mercado. Considerado o "SUV do Kwid" - que no Brasil também é classificado como utilitário -, o Kiger chegaria para custar ainda menos que o Duster, portanto disputaria clientes com as versões intermediárias de hatches compactos.

O Kiger, inclusive, deveria ser apresentado neste mês, mas atrasos motivados pela pandemia do novo coronavírus empurraram seu lançamento para as próximas semanas. Ele vai utilizar um motor 1.0 turbo de 95 cv e terá menos de quatro metros de comprimento para receber vantagens tributárias em alguns mercados asiáticos. Por aqui, se vier, custaria ainda menos do que o Duster atual.

Quando chega: 2022.

Quanto pode custar: menos que o Duster (que tem valores a partir de R$ 71.790).

Renault Kiger pode ser opção de SUV pequeno entre o hatch Kwid e o Duster em 2022
Crédito: Reprodução/SprintWheelz
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