Nissan Magnite: "mini-Kicks" chega ao país em 2022

Marca japonesa deve lançar crossover de porte parecido com o de Nivus e WR-V para captar clientes aventureiros urbanos

  1. Home
  2. Segredos
  3. Nissan Magnite: "mini-Kicks" chega ao país em 2022
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Nissan Magnite. Este deve ser o nome do utilitário menor que o Kicks que a marca pretende lançar em nosso país até 2022. Sua estratégia será clara: ocupar o lugar do March (que não deverá ter nova geração por aqui) e conquistar clientes que ainda não têm poder aquisitivo para assinar o cheque e levar o SUV compacto para a garagem.

Nissan Magnite
Nissan Magnite é o SUV da marca para competir no segmento de utilitários subcompactos
Crédito: Divulgação
toggle button

Seu projeto, de origem indiana assim como o Renault Kwid, aos poucos começa a dar as caras - fotos do site MotorBeam reveladas pelo Twitter mostram como é o desenho do crossover que tem chance de ser feito em Resende (RJ) ao lado do V-Drive (o antigo Versa) e do próprio Kicks.

Nissan Magnite: porte de aventureiro

Embora tenha aspecto de SUV compacto, o Magnite será uma espécie de crossover, quase um hatch bombado, na pegada que conhecemos dos atuais Caoa Chery Tiggo 2, Fiat Argo Trekking e Hyundai HB20X, dos já estabelecidos Honda WR-V e Volkswagen Nivus e dos futuros modelos que Chevrolet, Ford e Fiat preparam.

O flagra dos parceiros indianos confirma que o design adiantado pelo protótipo revelado em julho será preservado em boa parte da carroceria. Note que as lanternas divididas pela tampa do porta-malas e a placa de identificação no para-choque, por exemplo, foram mantidas.

Além disso, pela foto, é possível ver que o nome "Magnite" virá destacado na tampa e que o teto será bicolor e poderá ter diferentes opções de combinação. O flagrante, por fim, ainda confirma que o suvinho terá revestimento de plástico nas caixas de roda e que o formato dos vidros é o mesmo já visto no conceito.

Nissan Magnite Flagra
Nissan Magnite foi visto quase sem camuflagem durante teste por ruas indianas
Crédito: Reprodução/MotorBeam
toggle button

Magnite: "Magnetic" e "Ignite"

O nome do carro vem da combinação das palavras "Magnetic" e "Ignite" - ou melhor, "magnético" e "aceso", na tradução literal. Apesar de ter sido concebido como Datsun, ele ganhou algumas aplicações estéticas e recortes da Nissan para receber a insígnia mais conhecida pelo público brasileiro.

A Nissan já confirmou que o carro terá tela sensível ao toque de oito polegadas e câmeras panorâmicas - assim como o Kicks -, enquanto que nas versões mais caras  poderá até oferecer controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

O Nissan Magnite promete estrear no mercado indiano em 2021 e se espalhar pelo Brasil e outros mercados emergentes em 2022. Serão duas opções de motor de três cilindros, ambas de 1,0 litro: o primeiro deles naturalmente aspirado, com 72 cv; e o segundo com turbocompressor, com 95 cv.

Ambos poderão ser associados a caixas de câmbio manual ou automática, sendo esta última do tipo CVT, com simulação de cinco marchas.

Veja o vídeo oficial de apresentação do carro

Comentários