Leaf Bolt

Nissan Leaf x Chevrolet Bolt: luta dos elétricos

Comparativo virtual traz os principais veículos 100% eletrificados à venda no mercado brasileiro; veja o que cada um tem


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Nissan Leaf x Chevrolet Bolt: luta dos elétricos
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Hoje, em nosso comparativo virtual, trazemos dois dos principais veículos 100% eletrificados vendidos no Brasil. Colocamos frente a frente Nissan Leaf e Chevrolet Bolt para te contar o que cada um desses carros têm.

O primeiro dos nossos desafiantes, o Leaf, é vendido por R$ 239.900. O Bolt Premier, por sua vez, é comercializado a partir de R$ 262.100. No entanto, segundo o fabricante, o preço do modelo pode variar conforme o estado.

Nesse texto, vamos responder às seguintes dúvidas sobre Nissan Leaf e Chevrolet Bolt:

  • Dimensões de Leaf e Bolt;
  • A autonomia de cada um dos modelos;
  • Como fazer para recarregar a bateria dos dois carros;
  • Como é a dinâmica dos dois veículos elétricos;
  • Quais são seus principais itens de segurança e conforto.
  • Quais são as dimensões de Nissan Leaf e Chevrolet Bolt?

    O Nissan Leaf e o Chevrolet Bolt têm dimensões até que similares, mas, nesse caso, o primeiro leva a melhor. O Leaf tem as seguintes medidas: 4,48 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,56 m de altura. O entre-eixos é de 2,70 m. Seu porta-malas dispõe de volume de carga de 435 litros.

    O Bolt, por sua vez, tem essas medidas: 4,16 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,60 m de entre-eixos - 10 cm a menos que o Leaf. O porta-malas, no entanto, tem maior capacidade. São 478 litros.

    Autonomia de Nissan Leaf e Chevrolet Bolt

    A autonomia do Nissan Leaf, com baterias de lítio de 40 kWh, é de até 241 km no ciclo EPA (americano) ou 389 km no NEDC (europeu). Ele oferece sistema de recarga rápida capaz de entregar 80% da carga em apenas 40 minutos.

    Já o Chevrolet Bolt tem baterias de 66 kWh. A autonomia do pacote é mais interessante que a do Leaf: 416 km, também no ciclo EPA (americano). O modelo da GM dispõe de sistema de recarga rápida que consegue entregar 80% da carga, assim como o rival, em menos de uma hora.

    Como recarregar a bateria do Nissan Leaf e do Chevrolet Bolt?

    O comprador recebe, com o Nissan Leaf, de série, instalação de carregador de parede (Wallbox). Este permite com que o veículo seja recarregado na residência a uma potência de 6,6 kW. Por meio de plugue do Tipo 1, o processo faz com que a bateria chegue aos 100% em até oito horas.

    Em eletropostos, 80% da energia pode ser recuperada em 40 minutos. A recarga rápida, com potência de 50 kW, é feita pela conexão CHAdeMO. O carro também vem com cabo de emergência para recarga em tomadas comuns, que regenera 100% da energia em 20 horas.

    O Bolt também pode ser recarregado em eletropostos, carregadores domésticos ou na tomada 220V. O carro elétrico da Chevrolet tem plugue do Tipo 2. Em tomadas normais, 10 km de autonomia são recuperados em cerca de uma hora. Já no Wallbox são 40 km em até 60 minutos e, por fim, num eletroposto, o veículo regenera 80% da carga no mesmo período.

    Dinâmica

    O Bolt tem motor com 203 cv e 36,7 kgf.m. No caso do elétrico, esse torque é entregue de forma instantânea. O câmbio é automático, com uma só marcha à frente, e a tração é dianteira. O carro da Chevrolet vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge velocidade máxima de 146 km/h.

    O elétrico tem ainda opção one pedal, em que o motorista pode ativar e conduzir o veículo apenas com o pedal do acelerador. Ao tirar o pé, ele desacelera ou até mesmo freia por completo.

    O Nissan Leaf tem sistema bem parecido com o do Chevrolet Bolt. No caso do Leaf, a opção é chamado de e-pedal e, quando ativada, permite que o motorista utilize apenas o pedal da direita para acelerar, desacelerar e frear. Basta soltar o acelerador para uma frenagem.

    O Leaf é menos potente que o rival: são 149 cv. O torque, no entanto, de 32,6 kgf.m (assim como o Bolt, entregue instantaneamente) faz com que o carro da Nissan seja bom de arrancada. O 0 a 100 km/h, inclusive, é feito em 7,9 segundos. A transmissão é automática, com uma só marcha à frente. A tração é dianteira.

    Itens de segurança e conforto

    Entre os itens de segurança, o Leaf dispõe de seis airbags, alertas de colisão com assistente de frenagem, sensor de ponto-cego, e alertas de mudança de faixa e de tráfego cruzado. Também é vendido com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sinal de frenagem de emergência, entre outros.

    Nos itens de conforto, o modelo é equipado com ar-condicionado automático, sensor de luminosidade, bancos dianteiros com aquecimento, piloto automático, modo de condução ECO e câmera 360º.

    A lista de equipamentos do Bolt inclui 10 airbags, alerta de colisão frontal e frenagem automática, sensor de estacionamento, assistente de permanência na faixa, câmera de ré e de 360 graus e retrovisor interno com câmera.

    O modelo da GM tem ainda ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas e multimídia com tela de 10,2' (que tem conectividade com smartphones, câmera 360 e também exibe o funcionamento do sistema motriz).

    Comentários