The New Volkswagen Taigo

O que o Nivus europeu terá de diferente do nosso?

Crossover compacto da Volkswagen será vendido com outro nome e equipamentos exclusivos no Velho Mundo


  1. Home
  2. Comparativos
  3. O que o Nivus europeu terá de diferente do nosso?
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Apesar dos projetos de carros cada vez mais globais, ainda existe um abismo entre os modelos vendidos na América do Sul e na Europa. Seja em equipamentos, plataforma, tipos de aço usados e principalmente equipamentos, os pares vendidos no Velho Mundo geralmente estão à frente dos nossos. O mesmo ocorrerá com o Nivus europeu.

O crossover compacto se chamará Taigo no continente e será produzido na fábrica espanhola de Pamplona a partir de julho. A expectativa é que o modelo comece a ser vendido no mercado europeu no último trimestre do ano com algumas diferenças visíveis em relação ao Nivus projetado e produzido no Brasil.

Motor

The New Volkswagen Taigo
Volkswagen Taigo, o Nivus europeu, tem detalhes visuais diferentes
Crédito: Divulgação

Se no Brasil o Nivus é oferecido apenas com o 1.0 turbo, na Europa o Taigo terá duas opções da linha TSI - uma desconhecida de nós. Além do mesmo tricilíndrico de 999 cm³ do nosso SUV compacto, o modelo europeu terá opções 1.5, uma variante da linha TSI que não existe aqui.

A potência é a mesma de 150 cv do 1.4 adotado no Brasil em modelos como T-Cross, Jetta e Polo e Virtus GTS (porém, não é mais usado na Europa). O conjunto 1.5, todavia, tem avanços. É equipado com sistema de desativação de cilindros para economizar combustível e turbo de geometria variável.

Versões

The New Volkswagen Taigo
Lanternas traseiras do Nivus europeu terão grafismos exclusivos para o continente
Crédito: Divulgação

Esse propulsor vai equipar a configuração R-Line do Nivus europeu reveladas nestes esboços - essa variante com apelo mais esportivo é inexistente aqui. A propósito, o SUV compacto por lá deve ter cerca de cinco opções de acabamento, enquanto aqui é vendido em apenas duas variantes.

Design

The New Volkswagen Taigo
O Taigo tem ponteira dupla de escapamento embutida neste esboço da versão R-Line
Crédito: Divulgação

Sim, o Nivus europeu terá detalhes bem distintos no design em relação ao modelo produzido e vendido no Brasil. O Taigo será apresentado com aquele filete de LEDs na grade dianteira que promete ser a nova assinatura de design da VW - e estará presente no futuro Taos.

Pelos sketches da R-Line mostrados pela marca alemã, o crossover gringo ainda virá com para-choques com apliques de plásticos escurecidos, lanternas com seções diferentes e ponteira dupla de escapamento embutida. Também terá teto-solar, pelo menos nesta versão, item indisponível no Brasil.

Transmissão

O câmbio do Nivus europeu será o ágil DSG, automatizado de dupla embreagem, com seis ou sete marchas. No Brasil, o modelo só é vendido com a conhecida  transmissão automática Tiptronic de seis velocidades.

Assista ao nosso teste com o VW Nivus

 

Comentários