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Peugeot 208 ou Volkswagen Golf seminovo?

Versão topo de linha do hatch da marca francesa esbarra nos R$ 100 mil, faixa de preço em que há várias opções do VW

por Fabio Perrotta Junior

Lançado há poucas semanas, o Peugeot 208 chegou chegando. Visual premiado na Europa, equipamentos inéditos no segmento e também com o título de mais caro entre os concorrentes. Com preço tabelado de R$ 94.990, a versão topo de linha do hatch da Peugeot, está em uma faixa de valor interessante.. Há, por exemplo, diversos bons modelos seminovos à disposição, como o Volkswagen Golf 2017.

Neste comparativo, não iremos colocar os modelos frente à  frente diretamente. Não seria justo, afinal, trata-se de um hatch compacto contra um médio. O objetivo aqui é apenas mostrar os prós e contras de cada carro.
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A escolha, como sempre, fica com o cliente. Com preços semelhantes, os modelos se diferenciam em diversos pontos, como você pode conferir a seguir.

Espaço


Começaremos pelo maior diferença entre os dois modelos. O tamanho. Como dito anteriormente, o 208 é um compacto, enquanto o Golf é um hatch médio. Dito isto, cada um atende melhor um tipo de público. O Peugeot é ideal para famílias pequenas, de duas a três pessoas. São 2,53 metros de entre-eixos e apenas 265 litros de espaço no porta-malas.
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No Golf, o espaço é mais farto. O hatch da Volkswagen já atende bem uma família maior, de quatro até cinco integrantes. Na fita métrica, são 2,63 m de distância entre os eixos - e 313 litros de espaço para bagagens.

Equipamentos


Chamada de Griffe, a versão topo de linha do Peugeot 208 é bastante recheada e tem itens até então inéditos no segmento de hatches compactos. O modelo vem de série com faróis de LEDs, câmera de 180º, sistema de manutenção de faixa de rodagem - que esterça o volante caso o motorista esteja distraído e invada outra pista -, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, leitor de placas, farol alto automático e carregador de celular por indução.

O Golf que ilustra esse comparativo é da versão Highline, que na época ficava abaixo apenas da esportiva GTI. O modelo tem bancos de couro, teto-solar, faróis de xênon, controle de velocidade automático, ar-condicionado digital, bancos com aquecimento, central multimídia, entre outros.

Motorização

Debaixo do capô, o 208 chegou ao Brasil com motor 1.6 aspirado. Ele rende até 118 cv e 15,5 kgf.m de torque. A única opção de câmbio é automática de seis velocidades. Com esse conjunto, de acordo com a Peugeot, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 12 segundos e tem velocidade máxima de 190 km/h. O consumo informado é de 11 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, com gasolina.

No Golf, o trem de força é mais moderno - e esperto. O modelo usa o 1.4 TSI turbinado, de até 150 cv e 25,5 kgf.m de torque. O câmbio também é automático de seis marchas. Com números consideravelmente maiores, o VW é mais esperto. Vai de 0 a 100 km/h em 8,7 s e tem máxima de 203 km/h. No quesito consumo, médias de 11,4 km/l e 13,8 km/l, em ciclo urbano/estrada, com gasolina.

Conclusão


Com praticamente o mesmo valor, o 208 zero-quilômetro e o Golf seminovo farão seus novos donos bastante felizes. A principal diferença entre os dois está no tamanho. Um atende famílias maiores, enquanto o outro é indicado para aquelas mais compactas.
Além disso, o valor da manutenção, claro, também é diferente. Por se tratar de um carro de segmento superior, o Golf tem revisões mais caras que o 208. O seguro é outro item que também costuma ser maior no modelo da VW. Esse pontos devem ser considerados na hora de fechar a compra.

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