Sandero Rs E Polo Gts

Polo GTS x Sandero RS: o duelo dos 150 cv

Hatches esportivos têm a mesma potência, mas utilizam métodos diferentes para atingir tal número


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Hot hatches. Difícil achar outra denominação para definir a dupla Polo GTS e Sandero RS. Nascidos como hatches normais, ambos têm versões realmente esportivas. Motor mais potente, visual diferenciado e acerto especial.

Sandero Rs
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Legenda: Rodas grandes e pneus de perfil baixo entregam que o Sandero RS é bom de curva
Crédito: Divulgação

Com a mesma potência específica, mas com formas diferentes para chegar em tal número, colocamos um de frente com o outro para um pequeno duelo virtual. Confira os itens abaixo e escolha o seu favorito!

Conjunto mecânico

Volkswagen Polo Gts
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Legenda: Filete vermelho na grade indica que o Polo é da versão GTS
Crédito: Renan Miragaya/WM1

Como dito anteriormente, ambos têm a mesma potência. São 150 cv para cada um. Enquanto o Polo GTS aposta no downsizing, o Sandero RS ainda abusa das polegadas cúbicas. No VW, o motor 1.4 turbinado entrega o pico de potência nas 4.500 rpm. No Sandero, seu 2.0 aspirado precisa girar mais alto: o pico de potência vem nas 5.750 rpm.

Enquanto o Polo tem uma transmissão automática de seis velocidades, mais confortável para quem pega trânsito, o Sandero usa uma caixa manual, também de seis marchas. Mesmo com cursos de engates um pouco longos, a relação curta das marchas deixa o Sandero bastante esperto e divertido de se guiar em trânsito urbano - apesar de mais cansativo.

Desempenho

Potências iguais, mas câmbios e construções diferentes. Polo e Sandero são quase idênticos nos números, mas o Sandero RS tem uma pequena vantagem. De 0 a 100 km/h, o hatch da Renault leva 8 segundos cravados. O Polo GTS, levemente mais pesado (1.214 kg x 1.181 kg) e com câmbio automático, precisa de 8,4 s para concluir a mesma prova.

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Legenda: Na traseira do Polo GTS, a saída dupla de escapamento dá indícios da versão esportiva
Crédito: Renan Miragaya/WM1

Se o câmbio curto do Sandero dá vantagem na aceleração inicial, ele perde na máxima. O RS tem como velocidade final declarada pela Renault a marca de 202 km/h. Enquanto o Polo, com uma caixa um pouco mais longa, consegue alcançar os 207 km/h. No quesito curvas, ambos agradam.

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Legenda: Para-choque traseiro do Sandero RS tem uma espécie de difusor de ar para reforçar a esportividade

Com acertos diferenciados em relação às versões originais, o Sandero leva vantagem. A possibilidade de utilizar o freio-motor por conta do câmbio manual ajuda na sensação e no desempenho ao contornar um trecho mais sinuoso.

Aparência

Além do desempenho, Polo GTS e Sandero RS são esportivos no design. Os dois usam rodas de 17 polegadas, mas o Renault tem pneus com perfil mais fino (205/45 contra 205/50, do Polo). Com isso, o RS tem uma postura um pouco mais invocada que o GTS. Os dois são equipados com spoiler na tampa do porta-malas e o RS traz ainda adesivos alusivos à versão espalhados pela carroceria.

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Legenda: Por dentro, o GTS tem detalhes vermelhos e bancos esportivos
Crédito: Divulgação

Preço

Eis aqui a maior discrepância entre os modelos. Esse quesito, sem dúvida, será o principal diferencial para quem busca um modelo esportivo. São mais de R$ 25 mil de diferença nos preços zero-quilômetro. O Sandero RS custa R$ 74.190, enquanto o Polo GTS custa R$ 99.470. Praticamente equivalentes no desempenho, os carros diferenciam-se em mimos e construção.

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Legenda: O Sandero RS também abusa do vermelho para reforçar a esportividade na cabine
Crédito: Divulgação

Em segurança, Polo GTS e Sandero RS têm quatro airbags para segurança de seus ocupantes, além de controles de tração e estabilidade. O VW se destaca pelo painel de instrumento configurável e uma central multimídia bastante moderna.

No Renault, ambos os equipamentos são mais "normais". Os instrumentos têm ponteiros físicos, enquanto a central multimídia ainda não é da mais atual, lançada recentemente no SUV Duster.

Diferença mesmo fica para o acabamento. Ambos são recheados de plásticos, mas os do Polo aparentam ter mais qualidade. E você? Ficaria com a pegada esportiva aliada ao conforto do Polo GTS ou iria de Sandero RS e a sua vocação mais raiz?

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