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SUVs turbinados: Renegade 2022 x T-Cross Highline

Modelo da Jeep pretende dominar de vez o segmento com nova motorização 1.3 turboflex de 185 cv

por Guilherme Silva

O Jeep Renegade equipado com o motor 1.3 turboflex - que estreou este ano nos SUVs Compass e Commander e na picape Fiat Toro - é um dos lançamentos mais aguardados de 2022. Além do novo propulsor, o SUV compacto terá mudanças visuais e ganhará equipamentos para continuar na liderança do seu segmento no mercado brasileiro.

A Jeep ainda não divulgou todas as informações (e muito menos os preços) do Renegade 2022, mas já sabemos que o modelo deixará de oferecer a motorização 2.0 turbodiesel nas versões equipadas com tração 4x4 e câmbio automático de nove marchas.
O WM1andou no Renegade 2022 ainda camuflado e aprovou a adoção do novo motor turboflex, como você pode ver no vídeo acima.
Embora a maioria dos detalhes de conteúdo do Renegade 2022 ainda estejam guardados a sete chaves, comparamos o Jeep com o Volkswagen T-Cross Highline, outro SUV compacto muito bem aceito pelo mercado e com características parecidas com as do Renegade. Confira logo abaixo:

Renegade 2022 x T-Cross Highline

Dimensões


O Jeep Renegade 2022 não sofreu alterações estruturais e manteve os 4,23 metros de comprimento, 1,68 m de altura, 1,80 m de largura e 2,57 m de distância entre-eixos. O porta-malas, por sua vez, ainda acomoda 320 litros de bagagem.
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O Volkswagen T-Cross leva uma pequena desvantagem no comprimento (4,20), na altura (1,57 m) e na largura (1,76 m). No entanto, o seu entre-eixos de 2,65 m e o porta-malas de 373 litros são maiores que os do Renegade.

Motorização

O novo motor 1.3 turboflex T270, que substituirá o veterano e.TorQ 1.8 flex aspirado de 139 cv e 19 kgf.m de torque, terá a mesma configuração utilizada no Compass, no Commander e na Fiat Toro para entregar até 185 cv e 27,5 kgf.m. A transmissão automática de seis marchas será padrão nas versões de tração dianteira, enquanto as variantes 4x4 terão a caixa automática de nove velocidades. A Jeep ainda não revelou os números de desempenho e consumo do Renegade com a nova motorização.

Na versão topo de linha Highline, o Volkswagen T-Cross leva sob o capô o bom motor 1.4 turboflex identificado pela sigla 250 TSI. O propulsor gera 150 cv e 25,5 kgf.m, sempre combinado ao câmbio automático Tiptronic de seis marchas e tração dianteira.
De acordo com os dados de fábrica, o T-Cross Highline 250 TSI precisa de 8,7 segundos para empurrar os seus 1.298 kg de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 198 km/h.

Equipamentos de série


Com preço inicial de R$ 155.490 (dezembro de 2021), o T-Cross Highline 250 TSI é equipado de série com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); controles eletrônicos de estabilidade e tração; repetidores de seta nos retrovisores; lanternas em LED; frenagem automática pós-colisão; central multimídia VW Play de 10,1”; ar-condicionado digital com saídas para os bancos traseiros; câmera de ré; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; painel Active Info Display de 10,25”; faróis full LED com ajuste automático do facho alto; chave presencial e rodas de liga leve de 17”.

O T-Cross Highline pode receber os seguintes opcionais: pacote Bicolor I (teto e retrovisores pintados de preto) ou Bicolor II (teto e retrovisores cinza) por R$ 2.540 cada, teto solar panorâmico (R$ 6.350) e o pacote Tech & Beats (R$ 8.010), que adiciona o sistema de som premium Beats com subwoofer, assistente de estacionamento (Park Assist) e regulagem automática do facho alto dos faróis full LED. Completo, o SUV sai por R$ 172.390.

A Jeep ainda não divulgou as listas de equipamentos e os preços das versões do Renegade 2022, mas podemos esperar que a configuração Limited flex (atualmente vendida a partir de R$ 135.990) terá nível de conteúdo parecido com o do T-Cross Highline.

Conclusão


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A adoção do novo motor turboflex dará literalmente um novo fôlego ao Renegade, tanto no desempenho quanto nas vendas. Para saber se o modelo da Jeep será, de fato, uma compra mais vantajosa que o Volkswagen T-Cross, dependerá do nível de equipamentos e dos preços que serão aplicados ao produto.

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