Vw T Cross2

VW T-Cross 2021 topo de linha visa o desempenho

Apesar das novidades, preço do SUV compacto invade a faixa de atuação dos modelos médios

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 25,5/1500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 7,6 km/litro
      Estrada: 9,5 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 373 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.8

Overview


  • + Desempenho e consumo
  • - Porta-malas e preço
 
  • 4.3 Estrela icone
  • 4.3 de 5 estrelas
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Depois de liderar o mercado geral em julho e pouco antes de manter na liderança entre os SUVs em agosto, o Volkswagen T-Cross chegou à linha 2021. Você pode conferir os detalhes da nova linha, bem como seus valores em nossa matéria exclusiva sobre o lançamento 

Adiantamos que a versão avaliada é a topo de linha, Highline 250 TSI, a única equipada com o motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgf.m de torque - o mesmo conjunto de Jetta, Tiguan e da dupla Polo/Virtus GTS. É também a que mais se distancia do Nivus, que só usa o motor 1.0 TSI. O câmbio é automático de seis marchas.  

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Detalhes 

Não faz muito tempo que avaliamos essa mesma configuração, mas ainda na linha 2020. O último teste é de fevereiro. Naquela ocasião, elogiamos o desempenho, o consumo de combustível e a revenda e manutenção. Tudo isso segue válido.  

Vw T Cross6
O teto é pintado de preto e contrasta com a carroceria prata, o que empresta um visual interessante ao SUV
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O lado bom de avaliar um carro já conhecido é poder observar e entregar uma avaliação mais focada em detalhes. Afinal, se fizermos um único teste com todas as informações, o texto ficaria tão longo que nem mesmo o autor iria ler.  

De olho nisso, nos atentamos às mudanças na linha 2021 e no que pode ser melhor no T-Cross. O primeiro ponto que traremos é um dos mais criticados desde o seu lançamento, o acabamento. E lançarei uma polêmica: de maneira geral, ele é bom.  

Explico. Claro, o painel merecia um material macio ao toque. E esse é o principal ponto de crítica neste aspecto. O plástico rígido e principalmente de aparência simples influencia demais a opinião dos usuários e compradores. Afinal, é justamente a área que passamos mais tempo olhando.  

No entanto, se você se atentar, verá que na própria cabine do T-Cross há materiais que poderiam ser aplicados e atenuariam bem essa sensação. Para a parte superior do painel, por exemplo, seria possível usar o mesmo material que reveste a coluna dianteira. Apesar de também ser um plástico rígido, ele tem uma sensação melhor ao toque e um acabamento superior.  

Outro ponto é que a faixa branca no centro do painel possui acabamento áspero, que também não agrada tanto ao toque. Por outro lado, o mesmo plástico é usado com aspecto liso perto das maçanetas internas. Por fim, ainda há plásticos melhores em torno do câmbio e também na maçaneta do porta-luvas.  

Nova central  

A grande novidade na versão topo de linha fica por conta da central multimídia VW Play, que foi lançada pelo Nivus. E de cara garantimos: ela é boa, mas não é revolucionária e sua tecnologia não irá se valer por muito tempo.  

Como noticiamos recentemente, o Android Auto permitirá que mais aparelhos se conectem sem fio às centrais automotivas. A Apple já dispõe da funcionalidade em seus aparelhos. O que é mais prático? Conectar seu celular na central ou compartilhar sua internet para usar um número limitado de aplicativos? 

Vw T Cross16
Nova multimídia VW Play estreou no Nivus e chega ao T-Cross na linha 2021
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O teste da central poderia ser melhor se os aplicativos da loja estivessem funcionando - apenas o Waze funcionou como deveria. A central atende bem. Tem boa visibilidade, apesar de a tela ficar muito marcada com dedos, além de boa agilidade nos comandos. No entanto, poderia ter comandos físicos, especialmente para volume e para passar de música ou estação de rádio.  

Uma curiosidade a respeito do T-Cross é que ele não ganhou o ACC presente no Nivus e nem mesmo os símbolos novos da Volkswagen. Ao contrário do que a rival Fiat pretende fazer, de trocar a logotipia de seus carros o mais rápido possível - o que é o ideal em estratégias de rebranding - a Volkswagen parece não estar com tanta pressa. 

Completaço e caríssimo  

A unidade de testes estava com todos os equipamentos disponíveis. Teto solar panorâmico, sistema de som premium da marca Beats com subwoofer, faróis full-LED e park assist 3.0 - assistente de estacionamento que permite que o carro faça a baliza autônoma em vagas paralelas e transversais. 

Mas isso tem um preço: exatos R$ 134.555! Esse valor é cerca de R$ 10 mil menor que de um Tiguan de entrada. Saindo da marca, por R$ 5 mil a mais dá para comprar o Hyundai Tucson. Por uma diferença ainda menor, de apenas R$ 3 mil, o consumidor leva um Chevrolet Equinox. E por menos que o valor pedido, cabe um Jeep Compass no bolso. Em comum, todos oferecem mais espaço, apesar da menor oferta de itens. 

Ficha Técnica

VOLKSWAGEN - T-CROSS - 2021
1.4 250 TSI TOTAL FLEX HIGHLINE AUTOMÁTICO
R$ 139890

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.4
  • Cilindrada cm³
  • 1395
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 12V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Total Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • 200 TSI
  • Potência (cv/rpm)
  • 150/5000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 25,5/1500
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 150/5000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 25,5/1500
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 7,6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,5
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 11,0
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 13,5
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4199
  • Largura (mm)
  • 1760
  • Altura (mm)
  • 1570
  • Entre-eixos (mm)
  • 2651
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 52
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 373
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1335
  • Carga útil (kg)
  • 448

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • VW PLAY
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • SD-Card
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Comando de voz
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,1
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 6

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/55

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.7
  • Tecnologia9.3
  • Vida a bordo8.5
  • Desempenho9.0
  • Opinião do repórter9.0
  • + Desempenho e consumo
  • - Porta-malas e preço
 
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