Vamos mostrar onde cada configuração se sai melhor. Desde desempenho e consumo, até custo/benefício e valores de manutenção, você vai ver as principais diferenças entre os Renegade flex e a diesel. O que está por trás dos R$ 28 mil que os separam?
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Desempenho
Aqui, a vantagem é do conjunto turbodiesel. Além do motor 2.0 e seus 170 cv oferecerem um desempenho mais bem disposto e interessante, o câmbio automático de nove marchas deixa o Renegade ágil e esperto. As retomadas também são beneficiadas pelo escalonamento da transmissão, aliado ao bom torque de 35,7 kgf.m disponível já em 1.750 rpm.Além disso, o Renegade Longitude a diesel vem com sistema de tração integral, o que otimiza as arrancadas e reforça o já bom comportamento dinâmico do SUV compacto em curvas. O modelo ainda tem opção de reduzida, para dar aquela brincada em um fora de estrada leve. Fora o fato que a versão 2.0 tem melhores ângulos de ataque e saída do que o irmão flex.
Em contrapartida, o Renegade flex parece outro carro. O cansado 1.8 E.torQ de até 139 cv tem força nas arrancadas, mas tem rodar áspero, ruidoso e com fama de beberrão (veja os dados de consumo mais abaixo). O câmbio automático de seis marchas pouco ajuda, e tem imprecisões em médias rotações. É um conjunto competente para o uso urbano.
0 a 100 km/h
- Renegade flex: 11,8 segundos
- Renegade a diesel: 9,9 segundos
Ângulo de ataque
- Renegade flex: 27 graus
- Renegade a diesel: 30 graus
Ângulo de saída
- Renegade flex: 31 graus
- Renegade a diesel: 35 graus
Vão livre do solo
- Renegade flex: 21,1 cm
- Renegade a diesel: 22,4 cm
Equipamentos e custo/benefício
A versão Limited flex é a mais cara com motor bicombustível e tem itens de série a mais. Destaque para os seis airbags, enquanto a Longitude turbodiesel só vem com as duas bolsas obrigatórias frontais.Monitoramento da pressão dos pneus, retrovisor eletrocrômico, sistema start/stop do motor, sensores de luminosidade e de chuva e chave presencial também só existem no Renegade flex mais completo. O modelo a diesel oferece o controle de descida como único "diferencial" em relação ao irmão.
Em comum, ambos os modelos são vendidos com ar automático bizona, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas, Isofix, controles de estabilidade, de tração e de subidas, rodas de liga leve, bancos de couro e volante com regulagens de altura e de profundidade. A central multimídia é igual, com tela de 8,4”, conectividade Apple CarPlay e Android Auto, seis alto-falantes e comandos de voz.
Consumo
Motores a diesel costumam ser mais eficientes e aqui não é diferente. Principalmente com o ótimo casamento entre o propulsor Multijet II de 170 cv e a transmissão de nove velocidades. Os dados são do Inmetro.Ciclo urbano
- Renegade flex: 6,4 km/l (etanol) e 9,4 km/l (gasolina)
- Renegade a diesel: 10,2 km/l
Ciclo rodoviário
- Renegade flex: 8,0 km/l (etanol) e 11,0 km/l (gasolina)
- Renegade a diesel: 12,9 km/l
Pós-venda
Os Renegade flex e a diesel têm planos de revisões diferentes. Nos prazos e na conta total até os 60 mil km, o modelo 2.0 tende a ser mais atraente. Os intervalos do Longitude são a cada 20 mil km, contra a cada 12 mil km do flex. Confira os preços fixos de manutenção informados pela Jeep - também temos o guia de revisões de todos os SUVs compactos do mercado.Revisões - Renegade 1.8 flex
- 12.000km: R$ 469
- 24.000km: R$ 813
- 36.000km: R$ 897
- 48.000km: R$ 813
- 60.000km: R$ 1.472
- Total: R$ 4.464
Revisões - Renegade 2.0 turbodiesel
- 20.000km: R$ 906
- 40.000km: R$ 1.250
- 60.000km: R$ 1.696
- Total: R$ 3.852
Conclusão
Se você roda bem com o carro (coisa de 50 km/dia) e viaja com frequência, o Jeep Renegade Longitude turbodiesel pode valer a pena. Afinal, esses R$ 28 mil vão retornar a médio prazo com manutenção mais barata e consumo mais eficiente. Além de se ter mais conforto no rodar e robustez para encarar um fora de estrada.Agora, se você vai usar o SUV para ir ao shopping, pegar os filhos na escola e ficar preso no engarrafamento, a pedida é o Renegade Limited flex. Para início de conversa, ele é mais equipado que seu par a diesel. E para quem roda pouco, o retorno dessa diferença de quase R$ 30 mil pode levar cinco anos.
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