Volkswagen Nivus vs. Honda WR-V

VW Nivus vs. Honda WR-V: os aventureiros urbanos

Comparamos as duas versões topo de linha dos modelos das marcas alemã e japonesa - duas ótimas opções


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Mais um duelo de tirar o fôlego para quem tem R$ 100 mil no bolso: Volkswagen Nivus vs. Honda WR-V. Com essa grana, você praticamente consegue levar para casa as versões topo de linha dos dois modelos, que custam respectivamente R$ 102.050 e R$ 96.200.

Como em todos os meus comparativos aqui no WM1, vou elencar quesitos e pontuar os adversários, para que assim o duelo tenha um placar final e eu não seja injusto com os competidores – mesmo que em algumas das comparações a dupla possa pontuar igual se o que entregarem for parecido.

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Nesse embate entre Nivus e WR-V, serão dez sub-comparações: preço, design, conjunto mecânico, prazer ao dirigir, consumo de combustível, lista de equipamentos, nível de acabamento, itens de segurança, espaço interno e porta-malas.

 Volkswagen Nivus vs. Honda WR-V: qual dos dois comprar por mais ou menos R$ 100 mil? Descubra!
Volkswagen Nivus vs. Honda WR-V
Legenda: Volkswagen Nivus vs. Honda WR-V: qual dos dois comprar por mais ou menos R$ 100 mil? Descubra!
Crédito: WM1
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Volkswagen Nivus vs. Honda WR-V

1. Preço

Bom, pelos valores citados no início deste duelo, o Honda WR-V já sai na frente da disputa por custar quase R$ 5 mil a menos (R$ 96.200 contra R$ 102.050 do carro da marca alemã). Portanto, 1x0 no placar para o carro da empresa japonesa.

2. Design

Aqui no WM1 sempre defendemos que desenho seja algo subjetivo e do gosto de cada um, por isso nos testes individuais que publicamos costumamos evitar falar a respeito – na prática a gente só aponta quais são as mudanças, mas sem emitir opinião.

Só que, mais uma vez em um duelo, a categoria design entra na disputa e por isso o ponto vai para o Nivus, que tem desenho mais moderno, justamente por ser de um projeto mais novo. Com aspecto mais esportivo na dianteira e caimento de cupê estiloso na traseira, chama muito mais a atenção do que o WR-V - que desde que foi lançado jamais encantou pelo desenho. Com isso, o placar vai a 1x1.

3. Conjunto mecânico

O Nivus é equipado com um conjunto 1.0 turbo (200 TSI), que tem até 128 cv e 20,4 kgf.m de torque (dados com etanol) e câmbio automático de seis marchas. O WR-V, por sua vez, usa um 1.5 aspirado de até 116 cv e 15,3 kgf.m, com câmbio CVT (sem simulação de marchas). No desempenho, a presença de uma turbina no motor do carro da Volks conta a favor.

Na aceleração de 0 a 100 km/h, o Nivus precisa de 10 segundos - e consegue chegar a 189 km/h de velocidade final. O modelo da Honda, por sua vez, necessita de 12,3 segundos para chegar a 100 km/h ao sair da inércia e pode alcançar 168 km/h de máxima. Ponto, portanto, para o modelo da marca alemã, que vira o jogo para 2x1.

4. Prazer ao dirigir

Aqui o ponto vai mais uma vez para o Nivus devido ao projeto mais recente. Com plataforma mais moderna e leve, oferece mais conforto ao dirigir pela pegada mais esportiva ao volante, até pela linha de cintura mais elevada e pela posição de guiar mais próxima ao assoalho.

O Honda WR-V não é um carro que não oferece prazer ao dirigir, mas a idade dessa atual geração do Fit - carro no qual se baseia - é um fator que já começa a pesar contra ele, principalmente contra um adversário tão novo e recém-lançado, extremamente moderno. Portanto, 3x1 para o Nivus.

5. Consumo de combustível

Hora de colocar na prancheta os números de economia de combustível. Vamos considerar todos os valores divulgados pelo programa de etiquetagem do Inmetro.

  • Nivus: 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol; 10,7 km/l e 13,2 km/l com gasolina.
  • WR-V: 8,1 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol; 11,7 km/l e 12,4 km/l com gasolina.
  • Como se vê, o WR-V tem números melhores na cidade, enquanto o Nivus se dá melhor na estrada. Justo, portanto, os dois pontuarem nesse quesito. Com isso, 4x2 para o carro da Volks no total.

    6. Lista de equipamentos

    Esse quesito é um dos mais difíceis de ser comparado porque na maioria das vezes um carro tem coisas que o outro não tem e vice-versa. Por isso decidimos fazer assim: dizer tudo que eles trazem no catálogo e depois listar os diferenciais – para, aí sim, ver qual deles se destaca.

    Volkswagen Nivus Highline e Honda WR-V EXL têm, juntos e por igual, itens como ar-condicionado com display digital (no Honda é touch); direção com assistência elétrica, vidros e travas elétricas, alarme; chave com comandos; equipamentos de segurança como freios com ABS; seis airbags; os controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis full-LED e sistema Isofix pra fixar cadeirinha de criança, além de uma série de outros itens de conveniência que um carro de R$ 100 mil precisa oferecer.

    Os diferenciais do WR-V são os assentos traseiros rebatíveis para frente e para trás (chamados de Magic Seats) e o sistema de navegação por GPS integrado (sem necessidade de conexão com o celular). O Nivus responde com equipamentos exclusivos até para o segmento, como o controle de cruzeiro adaptativo (ACC); alerta de colisão frontal; sistema de frenagem de emergência e central multimídia inteligente com serviços de concierge e conexão com celulares sem cabo.

    Com isso, mais um ponto para o carro da Volks, que abre 5x2 nessa disputa.

    7. Nível de acabamento

    Outro quesito difícil de ser comparado porque o WR-V melhorou bastante na linha 2021. O Nivus tem materiais de qualidade, muito próximos ao de um T-Cross, mas o acabamento não é seu ponto mais forte - como o de nenhum carro "de entrada" da Volks, é verdade.

    O carro da Honda, por outro lado, não tem muitos mimos e itens de conforto, mas o painel que é relativamente simples tem algumas peças em preto brilhante e alumínio escovado que reforçam a sensação de luxo. Como os dois têm banco de couro, resolvemos empatar esse quesito. Placar: 6x3 para o Nivus.

    8. Segurança

    Outro quesito bem complicado de comparar porque ambos tem os equipamentos de segurança obrigatórios no Brasil e porque nenhum deles foi testado pelo Latin NCAP, entidade que faz crash test em modelos nacionais, e ambos têm seis airbags.

    Mesmo assim, o Nivus leva o ponto nessa categoria por ter mais equipamentos de segurança passiva, já que tem itens na lista para oferecer condução semi-autônoma. Resultado: 7x3 para o carro da Volks.

    9. Espaço interno

    O WR-V responde com maior espaço interno que o Nivus, justamente por ser um crossover montado sobre uma plataforma espaçosa como a do Fit que é um monovolume - enquanto o Nivus é uma espécie de SUV-cupê feito sobre a base do Polo (com a mesma distância entre-eixos, inclusive).

    O Nivus tem 4,27 m de comprimento e 2,57 m de entre-eixos; o WR-V responde com 2,56 m de entre-eixos em 4 m de comprimento, ou seja, proporcionalmente é mais espaçoso. E, internamente, pela formatação dos bancos, o WR-V fica mais espaçoso - no Nivus, os assentos ocupam mais espaço por serem mais robustos. Além disso, a versatilidade do carro da Honda é um diferencial que não existe no modelo da marca alemã. Isso significa ponto para o WR-V: 7x4.

    10. Porta-malas

    Outro quesito importante na hora da compra é o porta-malas. E nesse aspecto o Nivus mais uma vez leva a melhor, com 415 litros de volume - contra 363 litros do WR-V. Com o resultado, o placar vai a 8x4 para o crossover aventureiro da Volkswagen, que leva a disputa.

    Volkswagen Nivus x T-Cross: embate familiar
    VW Nivus, vencedor desse comparativo, é boa opção até mesmo ao "irmão maior" Volkswagen T-Cross
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    Conclusão

    Vamos encerrar o comparativo com uma ponderação. Assim como o Duster, que venceu o WR-V, na semana passada, o Nivus é o vencedor dessa disputa por ser mais novo, moderno, equipado, ligeiro e ter mais porta-malas que o WR-V, mas isso não significa que o carro da Honda fica tão para trás, apesar do placar elástico no final.

    Depois que recebeu novos equipamentos de segurança, o WR-V se equiparou bastante aos concorrentes. O carro da Honda ficou atrás na disputa por ter mais idade e menos equipamentos que o rival da vez. Isso não significa que seja uma compra ruim.