Se você for em uma concessionária da Volkswagen e pedir um Jetta, levará para casa o sedã médio da marca. No entanto, na China, o nome do modelo se tornou uma marca de baixo custo, com direito a um três volumes e um SUV. Mas isso não é inédito e nem exclusivo da marca alemã.
Durante a história automotiva, diversas marcas surgiram após serem lançadas como um modelo de uma outra marca. Nós do WM1 separamos 8 marcas que surgiram como um carro apenas. Confira.
Se hoje é uma das marcas mais lucrativas da FCA, antes o nome pertencia a um carro da Willys-Overland, lançado em 1941 para uso militar e apenas quatro anos depois para os civis. Tempos depois teve Rural Jeepster, Gladuator e Wagoneer e outros e naturalmente passou a usar apenas o nome Jeep para a marca. Por aqui chegamos a ter o Jeep da Ford, quando a empresa comprou a Willys e se aproveitou de planos para lançar o Corcel, como já contamos.
Se hoje há uma gama inteira da Mini, a história não começou assim. Em 1959, o Mini era fabricado pela British Motor Corporation (BMC) e deu origem a outros modelos. No entanto, só virou marca em 1969, ano da criação da internet, ao substituir os logos dos Austin Mini e Morris Mini. Somente em 1994 a BME comprou a Mini e iniciou uma nova linha em 2001.
Muitos devem se lembrar da Dodge Ram, picape que fez certo sucesso quando chegou ao Brasil em 2004. No entanto, o nome Ram é utilizado pela Chrysler em utilitários desde 1981. Porém, a atual marca de picapes só ganhou esses status em 2009. Curiosamente, isso abriu caminho para levar picapes menores da Fiat para outros mercados, como a Ram 700, que é a nossa Strada, e a Ram 1000, conhecida como Fiat Toro.
O nome DS é usado desde 1955 pela Citroën. Como homenagem ao modelo original, que fez sucesso em sua época, a marca francesa lançou o DS3 em 2009. Com o sucesso do primeiro modelo, foram lançados DS4, DS5, DS6, até a independência em 2014, quando surgiu a DS Automobile.
Se hoje a marca é tida como uma das mais luxuosas, tudo começou com o SS Jaguar 100, lançado em 1936. Até então, o fabricante era chamado de SS Cars. Porém, por conta da Segunda Guerra Mundial, usar a sigla SS se tornou inadequado. Assim, em 1945, nasceu a Jaguar Cars.
Em 2008, o Genesis nasceu como sedã de luxo da Hyundai. No entanto, para acompanhar rivais como Toyota-Lexus, Nissan-Infiniti, a marca resolveu dar autonomia para, em 2016, o modelo virar um símbolo próprio. Hoje a linha tem os sedãs G70 e G90, além do SUV GV80.
O Cupra, na verdade, era uma versão do Ibiza GTI. Portanto, pertencente à Seat, marca espanhola da Volkswagen. Depois apareceu nos modelos Cordoba e Leon. Desde 2018 é uma marca própria e para carros de alto desempenho. Seu primeiro modelo foi o Formentor.
O caso mais recente citado no começo da matéria, o Jetta virou uma marca em 2019 na China, ao menos por enquanto. Acontece que o sedã chegou por lá em 1991, em sua segunda geração, lançada em 1984, mas seguiu em produção até 2013. Isso fez dele muito popular e obrigou a Volkswagen a adotar nomes como Bora e Sagitar, para diferenciar as novas gerações do Jetta que vieram.