A Webmotors acaba de dar mais um passo em sua jornada de uso de inteligência artificial ao apresentar um novo assistente de IA generativa para facilitar a experiência de compra de veículos no Brasil. A tecnologia auxilia os consumidores da plataforma ao integrar buscas, recomendações e precificação de veículos, simulações de financiamento e serviços, e notícias automotivas do WM1 - portal de notícias automotivas da companhia - diretamente no WhatsApp, reunindo as principais etapas da jornada de decisão para aquisição de um carro em uma única interface.
Em fase de testes, a nova ferramenta permite a interpretação de mensagens de texto, áudio e imagem e adapta as respostas conforme a intenção dos usuários, oferecendo listas de modelos compatíveis com fotos e especificações. O objetivo é ampliar a facilidade na experiência de compra, a fim de acompanhar a preferência crescente do público por interações rápidas e contínuas em um dos aplicativos de comunicação mais utilizados pelos brasileiros: o Whatsapp.
Segundo Daniel Polistchuck, CTO (Chief Technology Officer) da Webmotors, a novidade foi pensada para proporcionar conveniência e praticidade ao cliente. “Queremos levar ainda mais comodidade para quem está pesquisando um automóvel, viabilizando todo o processo dentro de um canal que já faz parte da rotina das pessoas”, afirma. “Chegamos aos 30 anos de existência como o maior marketplace automotivo do Brasil e da América Latina e seguimos avançando na jornada de inovação com o uso de IA”.
Para utilizar a nova funcionalidade, basta adicionar (11) 3299-6643 entre os contatos do celular e enviar uma mensagem para este número no WhatsApp. A partir de um simples “Olá”, o usuário será respondido com uma mensagem de apresentação da ferramenta e, a partir de então, poderá solicitar o que deseja, como “carro com bom custo-benefício”, “modelos ideais para viagem”, marca, modelo, ano ou outras características de um veículo por meio de uma conversa natural, com o envio até mesmo de áudio e fotos.
Veja também
Como parte de sua estratégia de oferecer um ecossistema completo para compra, venda e uso de automóveis e manter sua liderança no mercado brasileiro, a Webmotors vem investindo em inovações que ampliam a competitividade do seu negócio. Recentemente, a empresa lançou um buscador com IA generativa capaz de entender comandos em linguagem natural e disponibilizar resultados contextualizados presente no site da plataforma.
A companhia também anunciou o lançamento de uma solução baseada em IA que endereça respostas instantâneas e personalizadas aos clientes que entram em contato via WhatsApp com concessionárias e lojas para obter informações sobre veículos. A tecnologia, já integrada a cerca de 1,8 mil pontos de venda no Brasil, tem multiplicado por oito o engajamento nas negociações.
Outro avanço relevante ocorreu em 2023 com o lançamento do Webmotors Serviços, que utiliza a IA para facilitar e agilizar o processo de manutenção dos carros. O usuário pode, por exemplo, solicitar orçamentos para reparos em danos leves ou médios utilizando apenas uma foto tirada no local da ocorrência. O sistema reconhece o tipo de avaria em até sete segundos e, de forma imediata, fornece uma estimativa de custos e indica a oficina mais próxima.



Email enviado com sucesso!