850i xDrive Night Sky: um BMW extraterrestre

Único no mundo, modelo usa meteorito em partes internas e externas. Valor não foi divulgado pela marca alemã

  1. Home
  2. Notícias
  3. 850i xDrive Night Sky: um BMW extraterrestre
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BMW levou o processo de customização de um automóvel a outro patamar. Por meio da Individual Manufaktur, divisão especial baseada em Garching, nos arredores de Munique (Alemanha), a marca criou uma variação digamos, extraterrestre, do novíssimo Série 8. Isso porque o 850i xDrive Night Sky traz fragmentos de meteoritos em sua composição.

icon photo
Legenda: Partes que levam meteorito foram tratadas em separado
Crédito: Divulgação

É isso mesmo. Durante a chamada chuva de meteoros, algumas partículas entram na atmosfera e se queimam. Em raras ocasiões, rochas menores no espaço penetram na atmosfera e caem na Terra como meteoritos. Alguns destes foram agora incorporados na cabine e no exterior do modelo único no mundo.

O material escolhido pela BMW possui o padrão de superfície chamado Widmanstätten. A estrutura estritamente geométrica, com suas linhas retas, tem a aparência de cristais de gelo e se torna visível quando certos tipos de meteorito de ferro são polidos ou colocados em contato com compostos ácidos.

icon photo
Legenda: A capa dos retrovisores externos é um dos itens que tem o acabamento com meteorito
Crédito: Divulgação

A estrutura é o resultado do resfriamento da liga de metal em um processo extremamente lento que não pode ser reproduzido na Terra, tornando-a uma assinatura singular de material extraterrestre. Esse formato foi visto pela primeira do século XIX por um número de pessoas, incluindo o cientista austríaco Alois von Beckh Widmanstätten, quem, inclusive, dá nome ao material.

O meteorito adorna várias partes do Série 8, seja no teto costurado a mão, no console central com luzes LED que visam reproduzir um céu estrelado, no botão de partida, no joystick da transmissão, no controlador de toque do sistema iDrive da tração integral inteligente e também nos acabamentos das soleiras das portas. Os compostos ainda aparece nos discos de freios, capa dos retrovisores e tomadas de ar. Todo o processo de fabricação dessas peças tem ajuda de uma impressora 3D.

icon photo
Legenda: O gigantescos discos de freio do Série 8 trazem o composto em sua composição
Crédito: Divulgação

A BMW, no entanto, não divulgou o quanto vai custar o Individual 850i xDrive Coupé Night Sky. Só é sabido que o cupê tem motor V8, mais de 530 cv, tração integral e câmbio automático de oito marchas.

icon photo
Legenda: O "céu estrelado" está presente no console central
Crédito: Divulgação

 

icon photo
Legenda: A soleira iluminada traz a inscrição alusiva à versão
Crédito: Divulgação
Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors