Salvem as peruas. Essa expressão tem ficado cada vez mais popular no mundo gearhead. As station wagons foram, praticamente, dizimadas pelos SUVs e praticamente desapareceram do mercado brasileiro. Alguns exemplares, contudo, são ótimas opções entr os seminovos. É o caso da Audi Allroad, nosso achado de hoje.
Lançado em 1999, a Audi Allroad é um genuíno crossover. Mistura a carroceria de station wagon com uma pegada mais off-road. O modelo foi baseado no A6. Ou seja, tinha a dirigibilidade de um sedã grande da marca com a versatilidade de andar em terrenos acidentados graças à suspensão mais elevada e à tração Quattro.
Devido ao seu alto preço na época, a Allroad é rara no Brasil. Na Webmotors, apenas dois exemplares estão disponíveis, ambos em São Paulo.
Equipado com motor V6 turbo de 250 cv e 35,7 kgf.m de torque, a Allroad usa câmbio automático de cinco marchas e tem tração integral Quattro.
Um dos seus atrativos na época era a suspensão pneumática ajustável. Era possível aumentar ou diminuir a altura em relação ao solo de acordo com a necessidade do terreno.
Se esse era o atrativo da época, atualmente ela pode ser a dor de cabeça. Então, caso considere a compra de uma Allroad, inspecione minuciosamente o sistema pneumático para evitar maiores despesas.
Dinamicamente, a Audi Allroad é infinitamente superior a um SUV com o mesmo espaço disponível. A suspensão tem o conforto e desempenho de um sedã e há bastante espaço para os passageiros. São 2,75 m de entre-eixos.
Com preços entre R$ 28 mil e R$ 32 mil, a Audi Allroad pode ser uma boa oportunidade para quem busca uma perua espaçosa. E não tem os R$ 179.990 cobrados pela versão mais básica do recém-lançado Q3.