Conheça as gerações do Toyota Corolla

Um dos sedãs mais desejados do Brasil, o modelo já está na sua décima segunda versão de produção

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Conheça as gerações do Toyota Corolla
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Automóvel mais vendido do mundo em 2019, o Toyota Corolla é desejado em todo o planeta. No Brasil, isso não é diferente. O modelo figura entre os carros mais vendidos do país, mesmo com preços a partir de R$ 100 mil.

Vendido no Brasil desde a década de 1990, o WM1 listou todas as gerações do sedã para saciar um pouco da curiosidade dos fãs. Confiraas gerações do Toyota Corolla!

1ª geração (1966-1970)

1967 Toyota Ke10 Corolla
icon photo
Legenda: Primeiro Corolla era pequenino e tinha motor 1.1

Muita gente não sabe, mas o Corolla foi lançado em 1966! Pequenino, o modelo tinha apenas 3,85 m de comprimento e apenas duas portas. O motor era 1.1 de 60 cv de potência. Simpático, não é?

2ª geração (1970-1974)

Toyota Corolla Sprinter
icon photo
Legenda: Segunda geração estava disponível em vários tipos de carroceria

Lançada em 1970, a segunda geração do Toyota Corolla precisava manter o bom desempenho nas vendas. Para isso, o modelo cresceu quase 10 centímetros, e chegou aos 3,94 m de um para-choque ao outro. Disponível em diversas carrocerias, como hatch e station wagon, teve até versão esportiva!

3ª geração (1974-1979)

1975 Toyota Ke30 Corolla
icon photo
Legenda: A terceira geração priorizou a carroceria sedã, que faria sucesso anos mais tarde

Primeira geração que fez sucesso em outro canto do mundo, que não fosse o Japão, a terceira encarnação do modelo começava a dar indícios da carroceria em que faria mais sucesso entre as gerações do Toyota Corolla: a sedã. Foi a primeira a ter opção de câmbio automático de três marchas.

4ª geração (1979-1983)

Toyota Corolla Sedan 850
icon photo
Legenda: Quarta geração mostrou para o mundo o potencial dos carros japoneses e fez sucesso

Em 1979, a quarta geração do Corolla chegava para romper a barreira dos quatro metros de comprimento. Mais de meio milhão de unidades foram exportadas para Europa e Estados Unidos, onde o carro fazia bastante sucesso pelo luxo e economia de combustível.

5ª geração (1983-1987)

icon photo
Legenda: Com design um pouco sem sal, quinta geração ficou marcada por começar a utilizar tração dianteira

Em comemoração aos 10 milhões de unidades produzidas, a quinta geração foi lançada em 1983. Com visual quadradinho, como a moda da época, o modelo foi o primeiro a ter tração dianteira entre as gerações do Toyota Corolla.

6ª geração (1987-1991)

icon photo
Legenda: Exportado para os EUA, o Corolla começou a prejudicar as vendas dos carros americanos pelo custo-benefício
Crédito: Divulgação

Última geração não vendida no Brasil, a sexta fase do Corolla tinha até uma versão com tração 4x4 e motor turbodiesel, dá pra acreditar?

7ª geração (1991-1995)

icon photo
Legenda: Primeiro Corolla a ser vendido no Brasil ficou conhecido pela robustez

Primeira geração lançada no Brasil, em 1991, o sétimo Corolla tinha linhas mais arredondadas e já chegava para concorrer com o seu eterno rival no Brasil e no mundo: o Honda Civic.

8ª geração (1995-2000)

icon photo
Legenda: Primeiro Corolla brasileiro começou a ser produzido em 1998
Crédito: Divulgação

Desejado pelo conforto e robustez, o oitavo Corolla deixou de chegar ao Brasil importado e foi o primeiro produzido em Indaiatuba, interior de São Paulo. Apenas na carroceria sedã, o modelo tinha visual diferenciado do modelo vendido no mercado japonês.

9ª geração (2000-2006)

icon photo
Legenda: Nona geração do Corolla tinha como chamariz o ator Brad Pitt

Uma das gerações mais adoradas no Brasil, a nona geração do Corolla chegou com muita moral. Tinha ninguém mais, ninguém menos, que Brad Pitt como garoto propaganda. Vendeu muito e até hoje é reconhecida pela sua robustez.

10ª geração (2006-2013)

icon photo
Legenda: Robustez e conforto continuaram a impulsionar o Corolla, mesmo quando seu rival era mais atraente

Produzido na mesma plataforma do Corolla "Brad Pitt", essa geração sofreu com a concorrência do modernoso Honda New Civic. Seu conforto e robustez, porém, continuaram fazendo com que ele vendesse bem.

11ª geração (2013-2019)

icon photo
Legenda: Vendas das 11ª geração eram maiores do que as de muitos carros compactos, bem mais baratos

Com um desempenho de vendas impressionante, a décima primeira geração do Corolla surpreendia pelos números mensais. O modelo figurava entre os dez carros mais vendidos do Brasil com frequência, apesar de custar o dobro que os outros representantes da lista.

12ª geração (2019 - atualmente)

icon photo
Legenda: Geração mais recente do Corolla tem versão híbrida e bastante economica

Lançada no fim de 2019, a nova geração do Corolla é revolucionadora. Tem até uma versão híbrida, que o WM1 comparou recentemente com a versão a combustão normal, para saber qual a que vale mais a pena.

Comentários