Os clássicos carros de Peaky Blinders

Modelos do início do Século 20 compõem o cenário histórico da série que retrata a Grã-Bretanha do pós-Primeira Guerra

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Os clássicos carros de Peaky Blinders
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em nossa sequência sobre automóveis que estrelam séries de TV, vamos voltar ainda mais no tempo. Mais precisamente para os anos 1920. O cenário é a Grã-Bretanha do pós-Guerra. É neste ambiente onde desfilam os clássicos carros de Peaky Blinders.

Depois de modelos emblemáticos de Breaking Bad e This is Us, é hora de conferir os principais veículos do seriado televisivo da BBC - disponível na Netflix. São modelos que ajudam na reconstituição histórica da produção, que acaba de estrear sua quarta temporada.

Confira os carros de Peaky Blinders e volte no tempo com o WM1.

Ford Model T

Ford Model T Peaky Blinders
icon photo
Legenda: Ford Model T é um dos carros de Peaky Blinders que mais aparecem na série. Modelo serve aos irmãos Shelby
Crédito: Reprodução

Não podíamos deixar de começar pelo veículo que inaugurou o jeito de fazer automóvel como conhecemos hoje. E o Model T é figurinha fácil entre os carros de Peaky Blinders - inclusive na abertura do programa. Produzido entre 1908 e 1927, foi o primeiro "popular" do mundo, devido à fabricação em escala.

Na série, os irmãos Tommy (Cillian Murphy), Arthur (Paul Anderson) e John Shelby (Joe Cole) usam, em diferentes episódios, um Model T ano 2021. Tinha design cônico com teto em curva e motor dianteiro de quatro cilindros em linha e 2.9 litros. Chegava à máxima de 72 km/h.

Bentley "6 1/2" Litre

Bentley 45 Litre 1929 Peaky Blinders
icon photo
Legenda: Modelo foi primeiro Bentley de alta cilindrada para encarar os rivais de luxo
Crédito: Reprodução

A Bentley já era uma marca de luxo no início do século passado e se destacava pelo requinte. Um dos carros de Peaky Blinders é justamente um "Seis e meio", uma referência ao motor seis cilindros de 6.597 cm³. Foi o primeiro Bentley de alta cilindrada, para fazer frente aos Rolls-Royce e Mercedes-Benz.

O modelo foi produzido entre 1926 e 1928 e se destacava pelos freios a tambor mais eficientes e um câmbio manual de quatro marchas - com trocas ágeis para a época. O carro de Peaky Blinders é do ano de 1927.

Cadillac Type V-63

Cadillac V 63 1924 Peaky Blinders
icon photo
Legenda: Cadillac V-63 da quarta temporada de Peaky Blinders é do ano 1924
Crédito: Reprodução

Esse Cadillac Type V-63 aparece como um dos carros de Peaky Blinders na quarta temporada. O modelo usava motor V8 e foi lançado em 1923 como linha 1924 - tal qual o modelo da série. Uma curiosidade é que um exemplar da mesma cor e ano - mas com placas diferentes - aparece também na primeira temporada do seriado Downton Abbey.

Fiat Tipo 1

icon photo
Legenda: Enquanto o senhor passa mal depois de uns gorós, um dos primeiros carros de Peaky Blinders é este táxi Fiat Tipo 1
Crédito: Reprodução

Um táxi Fiat Tipo 1 chama a atenção logo no primeiro episódio de Peaky Blinders. O modelo foi lançado em 1908 para ser o carro mais acessível da marca italiana na época, e se tornou popular como táxi no início do século em diferentes cidades europeias. É outro que pode ser visto "na praça" em várias séries britânicas de época. O modelo da cena é do ano de 1912.

Austin 12/4

icon photo
Legenda: Austin Clifton Tourer em cena de Peaky Blinders. Modelos é usado pela polícia na série
Crédito: Reprodução

É um dos carros de Peaky Blinders que mais aparecem. Até porque é o carro de polícia. Isso tem razão na potência. O número desse Austin da década de 1920 era uma referência à potência nominal - embora em cavalos-vapor, ela superasse os 21 cv. E o carro ainda se destaca pelo bom torque em baixas rotações. O exemplar da foto é da versão Clifton Tourer ano 1928.

 

Comentários