A Volkswagen encerrou definitivamente a produção da última geração do Fusca em julho deste ano. Parece pouco, mas a data é marcante, já que este foi o - provável - fim de um ciclo de 81 anos de fabricação do modelo.
A última unidade saiu da fábrica da Volks de Puebla, no México, de onde algumas unidades do modelo chegaram a vir para o Brasil, em meados desta década.
Como todo final de vida de um carro, a Volks lançou a série especial "Final Edition" - no México ela foi apresentada em setembro - que acaba de chegar ao Brasil pelas mãos da importadora Direct Imports.
O preço é salgado: R$ 329 mil, mas a versão especial é histórica. Ele foi importado na versão de topo, a SEL, com motor 2.0 turbo de 180 cv e 25,4 kgf.m de torque, câmbio automático de seis marchas e carroceria conversível. A unidade importada tem teto de lona marrom e cor cinza.
Mas adivinhem? Ele já tem dono. Quem? Um colecionador de Fuscas...