Você sabia que Duster já foi rival do Mustang?

Antes de virar um SUV mundialmente conhecido e feito por Renault/Dacia, Duster foi o nome de um muscle car da Plymouth

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Você sabia que Duster já foi rival do Mustang?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você não leu errado: Duster já foi o nome de um muscle car, daqueles bem musculosos e esportivos, que disputava mercado com Ford Mustang, Chevrolet Camaro, Dodge Charger e cia.

Muscle Culture
icon photo
Legenda: Muscle Culture, coluna do jornalista André Deliberato no WM1, portal de notícias da Webmotors
Crédito: WM1

Hoje você vai conhecer a história do Plymouth Duster nesta nova coluna da Webmotors chamada Muscle Culture, que vai trazer mensalmente curiosidades sobre a tão famosa filosofia dos muscle cars norte-americana dos anos 1960 e 1970.

Plymouth Duster
icon photo
Legenda: Plymouth Duster foi um dos rivais norte-americanos do Dodge Dart, que foi vendido no Brasil
Crédito: Divulgação

Duster, o esportivo

Antes de ser o conhecido SUV da Renault/Dacia lançado em 2010 para todo o mundo (com chegada ao Brasil em 2011), Duster foi o nome de uma versão "semi-fastback" do Valiant, um cupê compacto fabricado pela Plymouth durante os anos 1960 e 1970.

Plymouth, vale lembrar, era uma das submarcas do grupo Chrysler (hoje unificado como Grupo Fiat e chamado FCA). E que também chegou a pertencer à Daimler (Mercedes). Foi descontinuada em 2001.

Na prática, o Duster "muscle car" era uma versão mais esportiva e com jeitão de "fastback" do Valiant. Ele foi produzido entre 1970 e 1976 e podia ter motores de seis cilindros em linha ou V8.

Plymouth Duster 1973
icon photo
Legenda: Plymouth Duster existiu entre 1970 e 1976. Este é um belo exemplar de 1973
Crédito: Reprodução

O motor era dianteiro, mas a tração era traseira, para diversão dos mais puristas. O Duster competia com Mustang, Camaro e Charger por ser um legítimo muscle car. Porém, era menor e concorrente mais direto do Dodge Dart, outro cupê compacto com perfil muscle e mais esportivo da época.

Após uma única geração, o carro foi aposentado e a nomenclatura "Duster" continuou em linha apenas como sobrenome de versões mais esportivas dos Plymouth Volare, Turismo e Sundance - os sucessores do Valiant -, isso já entre o final dos anos 1970 e começo dos anos 1990.

Depois disso o nome deixou de existir... Até voltar nas mãos da Renault, com o surgimento do utilitário esportivo compacto em 2010.

Hoje em dia, os poucos Plymouth Duster que existem viraram carros de colecionadores. Quer mais histórias curiosas e divertidas sobre muscle cars? Espere pelo próximo texto série aqui no WM1. Você também pode mandar sua sugestão nos comentários ou em nossos perfis sociais.

 Plymouth Duster, um belo cupê esportivo, foi criado em 1970
Legenda: Plymouth Duster, um belo cupê esportivo, foi criado em 1970
Crédito: Reprodução

Todos os meses a coluna Muscle Culture traz curiosidades e informações sobre a famosa filosofia norte-americana de muscle cars, com André Deliberato. Instragram/Twitter: @andredeliberato.

Comentários