VW Gol completa 40 anos. Veja versões marcantes

Cada vez mais valorizadas, algumas dessas versões já ultrapassam a barreira dos R$ 100 mil quando vendidas

  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. VW Gol completa 40 anos. Veja versões marcantes
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Querido de muitos brasileiros, o Gol completa 40 anos ainda em linha e sendo vendido zero-quilômetro na concessionária. O modelo, contudo, não vive os tempos de glória, em que tinha versões desejadas pela maioria dos brasileiros. Pensando nisso, a equipe do WM1 selecionou as cinco versões mais marcantes do VW Gol. Confira!

Gol GT

Gol Gt
icon photo
Legenda: Na época do lançamento do VW Gol GT, as placas no Brasil ainda eram amarelas
Crédito: Reprodução

Primeira versão esportiva do Gol, a GT foi lançada em 1984. Usava o famoso motor AP 1.8, comando de válvulas especial e uma carburação bem acertada: o modelo tinha o dobro da potência do primeiro VW Gol, equipado com motor boxer de Fusca. Foi com ele que nasceu a dinastia GT, que conquistou milhares de fãs e seguiu até a terceira geração do hatch.

GTS

Gol Gts 9
icon photo
Legenda: Evolução do VW Gol GT, o GTS veio junto com a primeira reestilização do modelo
Crédito: Divulgação

Lançado pouco tempo depois, o Gol GTS apareceu em 1987 e já tinha o visual da então nova identidade do Gol. Também com apelo esportivo, usava praticamente o mesmo motor do GT e era o carro brasileiro mais rápido: fazia de 0 a 100 km/h em 10,8 s. Foi o modelo que abriu as portas para o lendário GTI, que veio logo a seguir.

GTI

icon photo
Legenda: VW Gol GTi foi o primeiro automóvel nacional com injeção eletrônica de combustível
Crédito: Divulgação

Sem dúvidas as versão mais desejada do VW Gol. Esteve presente em três gerações do carro e tem fãs espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Não é raro ver um Gol GTi da primeira geração custando perto ou acima dos R$ 100 mil reais.

Além de toda mística em torno do modelo, o GTi foi o primeiro carro nacional a ter injeção eletrônica de combustível. Equipado com motor AP 2.0, tinha visual ainda mais esportivo que o do GTS. A versão GTi se manteve como sonho de consumo até a terceira geração do hatch. De lá pra cá, nenhum outro VW Gol GTi foi lançado.

Rallye

icon photo
Legenda: VW Gol Rallye foi a versão aventureira do hatch compacto da marca alemã
Crédito: Divulgação

O Volkswagen Gol G4 trouxe uma versão até então inédita na linha, com uma pegada mais aventureira. O Gol Rallye tinha suspensão elevada para encarar estradas de terra, mas os pneus eram 100% urbanos. Tinha apliques plásticos na carroceria pra reforçar um espírito aventureiro e até mesmo faróis de milha em um quebra-mato fake embutido no para-choque dianteiro.

Vintage

icon photo
Legenda: VW Gol Vintage: a versão mais exclusiva do compacto, com apenas 20 unidades produzidas
Crédito: Divulgação

Versão mais rara do VW Gol, a Vintage foi comemorativa aos 30 anos do modelo. Foram produzidas apenas 30 unidades do Gol G5, com pintura branca e preta. As rodas são de 17" e têm os mesmos tons da carroceria. Além disso, o modelo vinha com uma guitarra no porta-malas, com as mesma combinação de cores, e que podia ser ligada diretamente no rádio do carro para se tirar um som.

Comentários