VW Gol completa 40 anos. Veja versões marcantes

Cada vez mais valorizadas, algumas dessas versões já ultrapassam a barreira dos R$ 100 mil quando vendidas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. VW Gol completa 40 anos. Veja versões marcantes
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Querido de muitos brasileiros, o Gol completa 40 anos ainda em linha e sendo vendido zero-quilômetro na concessionária. O modelo, contudo, não vive os tempos de glória, em que tinha versões desejadas pela maioria dos brasileiros. Pensando nisso, a equipe do WM1 selecionou as cinco versões mais marcantes do VW Gol. Confira!

Gol GT

Gol Gt
Na época do lançamento do VW Gol GT, as placas no Brasil ainda eram amarelas
Crédito: Reprodução
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Primeira versão esportiva do Gol, a GT foi lançada em 1984. Usava o famoso motor AP 1.8, comando de válvulas especial e uma carburação bem acertada: o modelo tinha o dobro da potência do primeiro VW Gol, equipado com motor boxer de Fusca. Foi com ele que nasceu a dinastia GT, que conquistou milhares de fãs e seguiu até a terceira geração do hatch.

GTS

Gol Gts 9
Evolução do VW Gol GT, o GTS veio junto com a primeira reestilização do modelo
Crédito: Divulgação
toggle button

Lançado pouco tempo depois, o Gol GTS apareceu em 1987 e já tinha o visual da então nova identidade do Gol. Também com apelo esportivo, usava praticamente o mesmo motor do GT e era o carro brasileiro mais rápido: fazia de 0 a 100 km/h em 10,8 s. Foi o modelo que abriu as portas para o lendário GTI, que veio logo a seguir.

GTI

VW Gol GTi foi o primeiro automóvel nacional com injeção eletrônica de combustível
Crédito: Divulgação
toggle button

Sem dúvidas as versão mais desejada do VW Gol. Esteve presente em três gerações do carro e tem fãs espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Não é raro ver um Gol GTi da primeira geração custando perto ou acima dos R$ 100 mil reais.

Além de toda mística em torno do modelo, o GTi foi o primeiro carro nacional a ter injeção eletrônica de combustível. Equipado com motor AP 2.0, tinha visual ainda mais esportivo que o do GTS. A versão GTi se manteve como sonho de consumo até a terceira geração do hatch. De lá pra cá, nenhum outro VW Gol GTi foi lançado.

Rallye

VW Gol Rallye foi a versão aventureira do hatch compacto da marca alemã
Crédito: Divulgação
toggle button

O Volkswagen Gol G4 trouxe uma versão até então inédita na linha, com uma pegada mais aventureira. O Gol Rallye tinha suspensão elevada para encarar estradas de terra, mas os pneus eram 100% urbanos. Tinha apliques plásticos na carroceria pra reforçar um espírito aventureiro e até mesmo faróis de milha em um quebra-mato fake embutido no para-choque dianteiro.

Vintage

VW Gol Vintage: a versão mais exclusiva do compacto, com apenas 20 unidades produzidas
Crédito: Divulgação
toggle button

Versão mais rara do VW Gol, a Vintage foi comemorativa aos 30 anos do modelo. Foram produzidas apenas 30 unidades do Gol G5, com pintura branca e preta. As rodas são de 17" e têm os mesmos tons da carroceria. Além disso, o modelo vinha com uma guitarra no porta-malas, com as mesma combinação de cores, e que podia ser ligada diretamente no rádio do carro para se tirar um som.

Comentários