Já passou por isso? Nós do WM1 preparamos um conteúdo especial com as principais informações sobre o escapamento do carro! Assim, você tira suas dúvidas e evita dor de cabeça enquanto estiver dirigindo.
Do que é feito o sistema de escapamento?
O escapamento é feito de coletor de escape, tubos de estepe, silenciador, catalisador e abafador. Dentro desse sistema, cada uma das peças tem uma função específica e essencial.- Coletor de escape: recolhe os gases e os encaminha para o tubo de descarga, que despacha as emissões para longe do motor. Cada veículo tem um tipo específico de coletor, adequado para o próprio conjunto mecânico
- Tubos de estepe: conecta todas as peças do sistema de escapamento
- Silenciador: dividido em intermediário e traseiro, diminui o barulho gerado pelo motor e auxilia na boa performance do carro
- Catalisador: reduz a toxicidade dos gases antes de liberá-los para o ar. Fica na saída do coletor de escape ou entre o coletor e o silenciador
- Abafador: peça auxiliar, absorve os ruídos mais agudos. Há dois tipos, os reativos e dissipativos. Normalmente, é um cano furado envolvido em lã de vidro e basalto
Para que serve o escapamento do carro?
Além de eliminar os gases gerados pela queima de combustível e de reduzir o nível de ruído e de emissão de poluentes na atmosfera, o sistema de escapamento aumenta a massa de ar aspirada para dentro do cilindro, o que eleva a potência do motor.O que é escapamento borla?
É o escapamento esportivo, que tem como principais diferenças – se comparado ao convencional – o coletor de escape maior e mais sofisticado, que permite um ronco do motor mais encorpado e grave, além de maior potência.E o que é ponteira de escapamento?
Ponteira de escapamento é um acessório normalmente decorativo que visa deixar a aparência do carro – principalmente de modelos esportivos – mais atraente.Costuma ser uma peça pequena e discreta que confere originalidade ao veículo. A ponteira não costuma alterar – nem para mais, nem para menos – o som do escapamento.
E se o escapamento falhar?
Além do barulho incômodo, os gases tóxicos se espalham por todo o carro, região do motor e interior do veículo. Um escapamento quebrado ainda provoca imensa poluição, devido à fumaça, o que pode gerar multa ao motorista.O que prejudica?
Um dos principais fatores é a baixa qualidade do combustível. E como o catalisador é uma peça fundamental, porque transforma os gases poluentes em uma substância menos tóxica, ele se deteriora mais rápido.Há 30 anos, um sistema de escapamento durava cerca de cinco anos. Hoje, a média é de três anos. Isso porque os combustíveis adulterados – como acontece hoje – prejudicam os componentes.
Desta forma, o escapamento precisa estar na lista da revisão do carro a cada seis meses ou a cada 20 mil quilômetros rodados.
Como cuidar do escapamento no dia a dia?
Você pode cuidar do escapamento do seu carro no dia a dia, sim, naquele domingo ou dia de folga ou feriado sem muitas coisas para fazer.E isso é simples: basta lavar a parte de baixo do carro com água e sabão neutro – do contrário, as borrachas da suspensão podem ressecar.
Caso qualquer peça do escapamento esteja oxidada, é preciso que seja substituída.
Informações sobre o sistema de escapamento é no WM1!
É isso! Um sistema de escapamento saudável preserva não só o carro, como também o meio ambiente. Agora, se você já está cansado de ter que pensar nisso e prefere um veículo sem problemas, confira agora mesmo o nosso catálogo 0km e escolha o modelo ideal para você!Afinal, nós da Webmotors estamos aqui para te ajudar a entender melhor do seu carro e também para te dar aquela forcinha quando o que você quer mesmo é trocar de veículo. Dê uma olhada em nossos modelos!
Comentários